X

EM BREVE TODOS OS PRODUTOS DISPONÍVEIS EM NOSSO E-COMMERCE

Atendimento Emergencial
Prevenção de Acidentes
Licenciamento e Documentos Técnicos
Terceirizações Especializadas
Treinamentos
ambipar > adequação ao sistema ghs

Adequação ao Sistema GHS

O sistema Globally Harmonized System (GHS) é uma abordagem técnica desenvolvida para definir os perigos específicos de cada produto químico, para criar critérios de classificação utilizando dados disponíveis sobre os produtos químicos e seus perigos já definidos e para organizar e facilitar a comunicação da informação de perigo em rótulos e Fichas de Informação de Segurança para Produtos Químicos (FISPQs).

A utilização do GHS tem por objetivo harmonizar em todo o mundo os critérios de classificação e rotulagem dos produtos químicos como perigosos, promovendo assim sua manipulação responsável. Isto facilita o comércio mundial de produtos químicos, ao mesmo tempo em que protege a saúde humana e o meio ambiente.

O GHS integra o trabalho técnico de três organizações: Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD) e United Nations Committee of Experts on the Transport of Dangerous Goods (UNCETDG), com informações explicativas. O documento fornece blocos para construção ou módulos de implantação para os órgãos reguladores desenvolverem ou modificarem programas nacionais existentes que garantam o uso seguro de produtos químicos ao longo de todo seu ciclo de vida.

Em si, o GHS não é uma regulamentação, já que cada país é estimulado a adotá-lo em sua própria legislação. As instruções apresentadas fornecem um mecanismo para atender as exigências básicas para um bom sistema de comunicação de riscos. Como foco principal, o GHS facilita tecnicamente a decisão se o produto químico fabricado ou fornecido é perigoso ou não e, além disso, expõe regras para preparar rótulos e FISPQ`s apropriados. O documento é conhecido como Purple Book, e está em sua 7 ª edição (publicada em 2017).

Com a publicação em 2009 da norma ABNT NBR 14725:2009 partes 1,2,3 e 4, a partir de fevereiro de 2011 os produtos constituídos de substâncias puras já devem ser obrigatoriamente classificados, rotulados e providos de FISPQ de acordo com o GHS. Os produtos constituídos por misturas (a maioria), podem voluntariamente adotar o GHS, que será obrigatório a partir de junho de 2015. Desta forma, faz-se necessária a contratação deste serviço, prestado através dos nossos especialistas.