A Ambipar, líder em gestão ambiental, acaba de adquirir 100% do capital da Verde Ghaia. Em julho deste ano, a companhia adquiriu a Âmbito Negócios Sustentáveis. As duas empresas são especializadas em sistemas de monitoramento legal, riscos e compliance com foco em sustentabilidade e rastreabilidade.

A iniciativa faz parte dos esforços da Ambipar para oferecer soluções completas ESG (Meio Ambiente, Social e Governança, na sigla em inglês) aos clientes. A partir das aquisições, a empresa assume a liderança em softwares e sistemas de gestão ambiental.

“Vamos juntar a expertise das duas empresas e oferecer um suporte robusto de serviços aos nossos clientes, utilizando inteligência artificial aplicada aos processos ambientais”, afirma Thiago Silva, CFO e diretor de Relações com Investidores da Ambipar.

Utilizando os sistemas de compliance legal e ambiental das empresas adquiridas, a Ambipar poderá mapear os requisitos da legislação por segmento de mercado e fazer toda a gestão de prazos regulatórios de licenças, controle da parte de saúde e segurança dos colaboradores, garantindo a rastreabilidade, entre outras possibilidades. Dessa forma, a Ambipar dá segurança ao cliente para controlar prazos e realizar a leitura das leis, com interpretações jurídicas de como agir para atender requisitos específicos.

Âmbito

A Âmbito foi fundada por Marcelo Eduardo de Souza, em 1994, com a finalidade de apoiar líderes empresarias na formação de negócios que visam a ética, os valores humanos, econômicos, sociais e ambientais. Há 10 anos, a Âmbito passou a trabalhar com softwares de gestão legal e ambiental, com um portfólio de sistemas relacionados aos requisitos legais, transporte e gerenciamento de resíduos, tratamento de não conformidades, controle de documentos, gestão de fornecedores e colaboradores terceiros. Além dos softwares já disponíveis, também atua de forma personalizada, entendendo a necessidade do cliente para criar um sistema de gestão legal e ambiental específico.

Verde Ghaia

A VG foi fundada em 1999 por Deivison Pedroza. Desde então, a empresa assumiu o papel protagonista, trazendo inovação e tecnologia às estratégias de sustentabilidade em todas as operações, políticas e processos. Hoje, a empresa é líder em seu ramo de atuação. Entre as soluções baseadas, em inteligência artificial, destacam-se: o software de Gestão e Desempenho em Sustentabilidade, desenvolvido através de metodologia própria. Para agilizar os processos de captação e interpretação de legislações em tempo real, a empresa desenvolveu também a LIA, a plataforma de Inteligência Artificial da VG. Juntos, são capazes de identificar toda a legislação aplicável a qualquer ramo de atividade, oferecendo respostas seguras sobre Compliance ambiental.