[email protected] Escolha seu país:

Saiba o que é, como funciona e como aplicar esse serviço em seu negócio

Equipe redação

Por Equipo de Redacción
Publicado em 17 de fevereiro de 2021

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) determina a obrigatoriedade de implementar sistemas de logística reversa. O objetivo é diminuir a quantidade de resíduos dispostos em lixões e promover a economia circular. Os setores de negócios, citados no artigo 33 da lei, são os fabricantes, distribuidores, importadores e comerciantes de lâmpadas fluorescentes, produtos eletroeletrônicos, pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes, agrotóxicos  dentre  outros produtos que, após utilização, sejam considerados resíduos passíveis de logística reversa. 

As companhias que enquadram-se no artigo 33 da lei,  precisam elaborar sistemas em que o material, após ser descartado pelo consumidor final, retorne à cadeia onde serão realizados os procedimentos de manufatura reversa, proteção da marca e segregação de materiais para que sejam valorizados e reinseridos na cadeia produtiva. Contudo, costuma-se confundir muito os dois conceitos, como se fossem o mesmo tipo de serviço. Na verdade, a logística e manufatura reversa são diferentes.  

Logística Reversa X Manufatura Reversa 

A logística reversa prevê que produtos distribuídos na última ponta da cadeia de consumo devem fazer o caminho de volta até o fabricante ou instituição por ele determinada para que seja possível realizar a destinação correta. Isso é feito através dos sistemas de coleta e transporte dos materiais para volta à indústria visando a valorização e/ou destinação final.  

Na manufatura reversa, o material coletado é enviado para uma base específica que faz a segregação do material, a fim de entender o que pode ser valorizado e transformado em um novo produto ou matéria prima. 

Os dois serviços são divergentes, porém complementares. A logística e manufatura reversa geram valor compartilhado, não só econômico, mas ambiental e social.  

O Brasil é um país de proporções continentais e as indústrias, normalmente, ficam espalhadas por todo o território, dificultando e encarecendo o retorno dos resíduos. Contudo, ao adicionar o serviço de manufatura reversa, as companhias acabam equilibrando a conta, já que os materiais são enviados para base que realiza a sua devida segregação de componentes, gerando assim valor econômico também para todos os stakeholders. 

Para realizar a logística e manufatura reversa, é preciso entender quais são os pontos essenciais que esses serviços devem conter. 

Brand Protection 

A proteção da marca do cliente é extremamente importante dentro da logística e manufatura reversa. Os produtos devem ser desmontados e descaracterizados, para que nenhum equipamento inteiro, insumo ou subproduto gerado apareça no mercado paralelo. A proteção do segredo industrial, por meio da descaracterização da marca também evita possíveis crises de imagem. 

Rastreabilidade dos resíduos 

Ao realizar a logística e manufatura reversa, os resíduos devem ser totalmente rastreados para que seja possível o  controle total  sobre o que  foi coletado, transportado, beneficiado e transformado em matéria-prima. A rastreabilidade total é imprescindível para controlar todo o processo e ter documentos comprobatórios caso haja necessidade de prestar contas aos órgãos competentes. Esse trabalho também evita que os resíduos se percam no meio do caminho e causem problemas às companhias. 

A Ambipar é especialista em gerenciamento de resíduos e realiza projetos de logística e manufatura reversa totalmente personalizados, observando a viabilidade econômica de cada empresa. Separamos alguns cases de sucesso para você conhecer mais sobre os serviços. 

Líder de mercado em ferramentas elétricas 

A Ambipar implementou um projeto de logística e manufatura reversa para uma empresa líder no mercado de ferramentas elétricas. Foram instalados mais de 300 pontos de coleta em todas as assistências técnicas da companhia, em todo o território nacional. São coletados ferramentas e insumos, como brocas, discos abrasivos e lixas. 

Todos os materiais são enviados para uma base da Ambipar, onde é realizada a descaracterização dos produtos, brandprotection, beneficiamento e transformação em matéria prima, promovendo a economia circular. 

Inicialmente, o projeto era realizado apenas para materiais pré-consumo ou obsoletos, dos centros de distribuição ou fábrica. O sistema implementado deu certo, gerou valor para a empresa e, por isso, ampliamos o atendimento para produtos pós-consumo. 

Indústria de bebidas 

Na indústria alimentícia, atendemos o setor de bebidas com a logística e manufatura reversa dos materiais pré-consumo, ou seja, aqueles que contém problemas na fabricação e não podem ser comercializados. Esses produtos tinham alto custo de destinação para a empresa. A Ambipar passou a destiná-los para a base própria, a fim de avaliar, agregar valor e beneficiar com 100% de proteção de marca. 

A Ambipar é responsável pelo beneficiamento de toda a embalagem, o que inclui tampas, garrafas e rótulos, além da destinação correta do líquido para empresas homologadas e ambientalmente corretas. 

Indústria farmacêutica 

O decreto nº10.380, de 5 de junho de 2020, determina que as indústrias farmacêuticas realizem a logística reversa de medicamentos vencidos ou em desuso. A tendência é que o consumidor passe a ver diversos pontos de coleta para realizar a cadeia inversa e valorizar os produtos. 

A Ambipar atua junto à indústria de fármacos a partir de ampla rede de coleta.Os materiais são levados para uma base com tecnologia capaz de separar e agregar valor, transformando os resíduos em subprodutos e, quando não há possibilidade, é feito o envio à incineração. 

Todo o processo realizado pela Ambipar é 100% rastreado e monitorado pelas câmeras disponíveis em cada linha de descaracterização. O processo de descaracterização e beneficiamento pode ser acompanhado dentro da planta ou através de acesso às câmeras de monitoramento. A Ambipar realiza a logística e manufatura reversa com aterro zero, sendo que 97% dos materiais são descaracterizados, beneficiados e transformados em subprodutos. Os outros 3% se tornam combustível derivado de resíduos. 

Além disso, a Ambipar possui software que promove a rastreabilidade total dos resíduos, desde a geração até a fase final de valorização dos materiais.

A Ambipar compartilha valor econômico e ambiental com os clientes, realizando projetos personalizados, de acordo com as necessidades da empresa. É líder em gestão ambiental e especialista em gestão e valorização de resíduos, garantindo 100% de rastreabilidade e brandprotection. Fale com um analista para saber mais. 

Mais sobre o tema neste vídeo em nosso canal do Youtube: Ambipar News – Logística e Manufatura Reversa do Resíduo 

Compartilhe