Por Equipo de Redacción
Publicado em 3 de março de 2021
Entre os dias 22 a 26 de fevereiro a Ambipar realizou um treinamento de Hazmat Nível Operações para bombeiros de várias regiões do Brasil.
O treinamento, também chamado de Curso Internacional de Resposta a Emergências com Produtos Perigosos, foi realizado no Campo de Treinamento Multimodal da Ambipar, em Nova Odessa, interior de São Paulo, considerado o maior da América Latina. A capacitação foi ministrada por instrutores multidisciplinares, certificados internacionalmente, com atuações práticas em ocorrências reais.
Durante os cinco dias, quatro bombeiros do 5° Grupamento de Maringá, no Paraná, participaram do treinamento de Hazmat, junto com equipes do Corpo de Bombeiros de São Paulo.
Com o objetivo de obterem conhecimentos técnicos e práticos que lhes permitam desenvolver ações defensivas e preventivas em decorrência de emergências com produtos químicos e perigosos, incluindo técnicas de avaliação e monitoramento, os bombeiros tiveram aulas teóricas e práticas, totalizando uma carga horária de 40 horas.
As aulas teóricas referiram-se à legislação, normas, manuais, tipos de Equipamentos de Proteção Individual, materiais de emergência e para qual finalidade cada um é utilizado e estudos que devem ser consultados e seguidos, rigorosamente, durante um atendimento de emergências com produtos químicos e perigosos.
Já nas aulas práticas, os alunos fizeram exercícios com cenários de emergências reais, em que precisavam montar uma estrutura de resposta à emergência, selecionar e vestir os EPIs adequados, identificar o cenário e detectar a presença de produtos perigosos para medir o risco com técnicas básicas de reconhecimento, conter o vazamento de produtos químicos, resgatar a vítima e fazer a descontaminação dos profissionais de emergência.
O treinamento de Hazmat Nível Operações, que atende os requisitos das legislações nacionais e internacionais, é baseado na NFPA 472 (Norma norte-americana), ABNT NBR14064 (norma brasileira) e outras regulamentações sobre o tema.
Ao final do treinamento, os bombeiros saíram mais preparados para lidar com respostas a emergências com produtos perigosos nas cidades cobertas pelos grupamentos dos estados do Paraná e São Paulo, aumentando a qualidade técnica em salvaguardar pessoas e bens materiais ao mesmo tempo em que diminuem o impacto para a natureza, preservando, ao máximo, o meio ambiente para as futuras gerações.
A próxima turma do treinamento de Hazmat Nível Operações está prevista para o período de 03 a 07 de maio.