A preservação ambiental está em nosso DNA. Realizamos uma série de ações que promovem as questões socioambientais, não só internamente, mas também para empresas e a sociedade como um todo.
O compromisso com o meio ambiente é intrínseco ao nosso negócio, haja vista a atuação voltada às soluções ambientais, intensificadas com a aprovação da nossa Política de Sustentabilidade no Conselho de Administração (CA), a qual prevê diretrizes de gestão para os aspectos de ESG.
Como reconhecimento da grande importância para o trabalho que temos desenvolvido nos últimos anos, fazemos parte da carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) de 2022, ficando entre as 10 melhores empresas da carteira, o que mostra nossa crença no desenvolvimento de negócios cada vez mais sustentáveis e responsáveis.
Trabalhamos também, no apoio às metas da ONU e de seus parceiros no Brasil, para o atingimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Por meio do nosso Sistema de Gestão Ambiental (SGA), implementamos os procedimentos para gerenciar os riscos e os impactos ambientais de nossas instalações e atividades, buscando inserir as melhores práticas de sustentabilidade em cada etapa de nossas operações.
Nossas iniciativas se destacam por alinhar preservação do meio ambiente à redução de impactos das mudanças do clima. Estamos investindo em:
Atendimento a emergências carbono zero: compensação de toda a emissão de carbono gerada nas emergências atendidas pela Ambipar Response no Brasil, com emissão de certificado de aposentadoria do crédito de carbono e rastreabilidade através do blockchain;
Criação das Plataformas de Soluções Ambientais / ESG;
Início da geração de créditos de carbono através da valorização de resíduos sob os conceitos de economia circular e de baixo carbono;
100% das emergências neutralizadas em relação aos gases de efeito estufa;
1.051.729,07 toneladas de resíduos valorizados;
176.498 CO2e emissões compensadas;
22 patentes registradas;
Parceria da Ambipar USA com o TTC, maior campo de treinamento de emergências do mundo;
Lançamento do aplicativo Ambify, plataforma de compensação de carbono para pessoa física;
Além de projetos internos, tais como: geração de energia solar; reuso de água; áreas florestais para compensação e neutralização de carbono e uso de carro elétrico para apoio das operações em clientes.
Possuímos atualmente, mais de 2 milhões de hectares de floresta sob conservação, representando aproximadamente 3.1 milhões de tCO2eq de emissões reduzidas por ano. Somos responsáveis pela comercialização dos créditos de carbono no Brasil e no exterior.
Combate às Mudanças Climáticas
Assumimos nosso compromisso frente às mudanças climáticas, buscando a adoção de estratégias para adaptação e mitigação dos impactos em seus negócios e na cadeia de valor.
Pela natureza de nossas atividades, somos geradores genuínos de crédito de carbono através de:
Processos de valorização de resíduos, com a criação de produtos, que reduzem as emissões de carbono, como exemplo, o Ecosolo®;
Reciclagem ou reaproveitamento dos resíduos como matéria-prima à cadeia produtiva (Economia Circular / Logística Reversa);
Substituição de matriz energética em plantas de coprocessamento;
Soluções baseadas na natureza, que imitam os processos naturais para contribuir para proteger, gerenciar e restaurar ecossistemas naturais de forma sustentável, com práticas de gestão inteligente de terras a fim de reduzir ou remover emissões de gases do efeito estufa.
Emissões
Está na essência de nossos serviços a busca por soluções que reduzam qualquer tipo de impacto ao meio ambiente. Assim, implementar e monitorar programas de redução e compensação de emissões de GEE no ciclo de realização de serviços, incluindo transporte e logística, bem como geração de energia a partir de resíduos, faz parte de nossa estratégia de negócio e de nossa atuação junto aos clientes Ambipar.
No primeiro inventário de emissões da empresa, em 2020, identificamos que 91,23% das nossas emissões estavam associadas às duas centrais de tratamento de resíduos (CTR) que atendem com disposição final de resíduos de clientes. Dedicando-se na busca por alternativas que reduzissem estas 189.836,90 tCO2e, investigamos o conhecimento de causa: as emissões são estimadas em relação à composição do resíduo aterrado e seu modo de operação. Em 2020, desconhecendo essa composição, as emissões foram estimadas utilizando valores médios de perfil de composição de resíduos brasileiros, com base em dados atualizados da ABRELPE, Associação brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais.
Como primeiro passo, aplicamos a metodologia de definição de composição do maciço destas unidades com mais de 15 anos em operação. A coleta de amostras realizadas em 2021 e os resultados da análise gravimétrica realizadas nas duas CTR permitiram corrigir o percentual de matéria orgânica no perfil de composição, aproximando as estimativas de emissões à realidade de nossos atendimentos. A emissões destas CTRs no inventário total de 2020 reduziu-se a 110.555,80 tCO2e, representando 85,84% das emissões do ano. Em 2021, as emissões das CTRs permaneceram iminentes com 114.512,51 tCO2e, representando 81,31% do Escopo 1.
A investigação de tecnologias de reaproveitamento energético por disposição final de resíduos em aterros seguirá para a avaliação de viabilidade financeira quanto à queima de biogás, geração de energia ou geração de combustíveis para implantação nas unidades do grupo. Essas investigações permitirão que se construa um plano de investimentos para o plano de ação para a redução de emissões ao longo desta década com as tecnologias ofertadas no mercado.
Propósito ampliado
Como estratégia nesta linha de negócio de carbono, adquirimos a Biofílica, empresa brasileira focada na conservação de florestas nativas a partir da comercialização de créditos de carbono e compensação de reserva legal. Em 2021, comercializou créditos de carbono de três projetos de conservação (REDD+) na Amazônia, totalizando cerca de 1,2 milhões de hectares de floresta sob monitoramento.
Acreditamos que a inovação é o caminho para um futuro mais sustentável e essencial para promover o uso eficiente de recursos. Dessa forma, mantemos em nossa estrutura um Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).
Nosso Centro de PD&I possui infraestrutura moderna composta por profissionais capacitados para desenvolver soluções na área de tratamento e reutilização de resíduos que consideram as necessidades de nossos clientes, a segurança operacional e os impactos na sociedade e no meio ambiente, de forma sustentável e econômica.
Possuímos 22 patentes registradas e mais de 25 prêmios de tecnologia, inovação e sustentabilidade, pautadas pelo conceito de economia circular, com foco na redução de emissões de carbono. Nosso histórico e cases de sucesso demonstraram a excelência em serviços e a capacidade dos pesquisadores e gestores da Companhia.
A área de PD&I atende às estratégias internas, desenvolvendo produtos que priorizam alternativas que possam gerar valor e impactar positivamente em nosso desempenho de ESG. Muitos dos projetos são apresentados em formato de plano de negócios com o propósito de inserir produtos ou conexões sustentáveis (green bonds) na economia.
Entre as principais inovações destacam-se o Ecosolo®, um condicionador de solo produzido através de resíduos orgânicos e o Ecobase®, produto desenvolvido a partir de resíduos minerais da indústria de papel e celulose que servem como base para estradas e artefatos cimentícios para construção civil, bem como o Collagen, sabonete desenvolvido a base de colágeno do setor farmacêutico.
E, combinando nossos projetos de inovação, também estamos promovendo a recuperação de áreas degradadas, com o plantio de árvores nativas através de tecnologia de biocápsulas ativadas.
Posto Ecoálcool: nossa tecnologia patenteada de produção de álcool ecológico feito a partir de resíduos das indústrias de alimentos, bebidas e de varrição portuária (restos de açúcar) tem proporcionado números positivos na produção do álcool 70% para limpeza e higiene.
O aumento da demanda de combustível permitiu o desenvolvimento de um inovador projeto de armazenagem e distribuição do etanol para nossa frota interna de veículos de passeio, por meio do Posto “Ambiálcool”, que será construído em nosso Complexo Operacional em Nova Odessa/SP. O posto fornecerá cerca de 2.000 litros/dia de etanol feito com os resíduos, gerando um ganho ambiental, e econômico pela redução dos custos de abastecimento e com a geração de créditos de carbono a partir dessa metodologia.
Outra inovação da Ambipar foi o desenvolvimento da EcoTurfa a partir dos subprodutos de couro das indústrias de curtume. O produto possui como características principais a alta taxa de absorção de derivados de petróleo, óleos, hidrocarbonetos e capacidade não lixiviante, permitindo uma melhor limpeza e controle dos contaminantes indesejáveis.
A Ambipar realiza uma séria de iniciativas internas para preservar o meio ambiente.
Somos uma empresa Aterro Zero. Isso significa que todo resíduo gerado na sede de Nova Odessa-SP é valorizado e nada é destinado aos aterros;
A partir de uma biocomposteira, as sobras de alimentos do restaurante da empresa são transformadas em um líquido tratado;
Os investimentos também abrangem a instalação de painéis solares capazes de gerar energia limpa para toda a operação;
Foi implantando um sistema de reuso de água de chuva, que gera economia de 1,5 mil litros de água por ano. A água da chuva captada é utilizada para abastecer caminhões pipa utilizados em emergências, além de limpeza de veículos, maquinários e irrigação das áreas verdes da Ambipar.
Atuamos em soluções ambientais sob os princípios da economia circular ao reincorporarmos os resíduos aos processos produtivos, reduzindo a utilização de recursos naturais e custos financeiros. Dessa forma, focamos na perenidade do negócio e subsidiamos os clientes para a melhoria de seus indicadores ESG (Environmental, Social and Governance).
Uma companhia genuinamente ESG: como reconhecimento, a Ambipar foi premiada pela revista Exame Guia Melhores do ESG de 2021 e 2022 na categoria saneamento e meio ambiente como uma das melhores em negócios responsáveis, sustentáveis, promovendo a volta dos materiais descartados à cadeia produtiva.
Dois projetos se destacam e atestam a viabilidade da economia circular e contemplam o conceito de reaproveitamento do resíduo industrial:
Ecobase®
Elaborada a partir de resíduos minerais da indústria de papel e celulose que seriam destinados para aterro sanitário. O produto pode ser utilizado na produção de artefatos cimentícios para a construção civil servindo de sub-base de estradas rurais. O produto, que possui certificação de qualidade em resistência, impacta positivamente o meio ambiente e a sociedade, haja vista redução da exploração de recursos minerais; diminui a geração de poeira que impacta a saúde da população do entorno; permite a permeabilização da água para o solo, investimentos em infraestrutura pública e de projetos sociais, entre outros. Do ponto de vista econômico, contribui para a melhoria da produtividade das indústrias (trânsito de veículos) e reduz custos com manutenção das estradas.
Ecosolo®
Adubo orgânico, também elaborado a partir de resíduos da indústria de papel e celulose. O resultado é um condicionador de solo, já registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), tendo recebido certificação do IBD, maior certificador de produtos orgânicos e sustentáveis da América Latina, e do Brasil. Foi iniciado um amplo trabalho de certificação internacional desse produto na agricultura, para a geração de créditos de carbono com produtores rurais.
Com diversas patentes registradas de produtos sustentáveis, promovemos a economia circular e auxiliamos empresas com a destinação correta de seus resíduos. Além da Ecobase® e Ecosolo®, destacam-se o Sabonete Collagen, feito a partir de colágeno das sobras de produção das cápsulas de medicamentos e vitaminas; o Ecoálcool, produzido a partir de resíduos de açúcar e grãos, como milho e soja; e máscaras N95 fabricadas a partir de garrafas pet, em parceria com indústrias têxteis especializadas.
Aquisições estratégicas para a plataforma de economia circular
No segundo trimestre de 2021 a Ambipar adquiriu a Boomera, empresa referência em logística reversa e economia circular, que desenvolve projetos para transformar resíduos plásticos provenientes de cooperativas em resinas plásticas recicladas, de alta performance e escala.
Para complementar o negócio de pós-consumo, adquirimos as empresas Drypol, especializada na produção de embalagens com PET reciclado, e a Triciclo, criadora de soluções tecnológicas para logística reversa de resíduos sólidos. Em 2021, a Ambipar Triciclo, por meio de seus ecopontos digitais localizados em 11 estados do Sudeste, Norte e Centro Oeste do país, recolheu mais de 20 milhões de embalagens, coletando 140.000 kg de material reciclado (entre plástico, alumínio, longa vida, aço, vidro, entre outros). Para 2022, o planejamento contempla todas as capitais do Nordeste e Sul do Brasil.
O aplicativo para pessoas físicas compensarem suas emissões de carbono
Com o objetivo de conectar as pessoas a uma economia mais verde, em 2021, lançamos o Ambify. A proposta da plataforma é fazer com que as pessoas conheçam sua pegada de carbono e entendam as melhores formas de compensá-la de acordo com seus hábitos diários, semanais, mensais ou anuais.
A plataforma utiliza o blockchain para conferir segurança e transparência às transações dos usuários. Outra vantagem de se ter a Ambify em blockchain é a garantia de fracionalidade do crédito de carbono, que possibilita as compensações de qualquer ação que temos no nosso dia a dia. Além disso, o blockchain mostra que todos os créditos de carbono compensados foram retirados do mercado, garantindo a transparência de não serão negociados mais de uma vez.
Em toda a compensação, a Ambify destina um percentual do valor, sem custo adicional ao usuário, para projetos sociais em uma das instituições parceiras de sua escolha, Instituto Jô Clemente (Antiga APAE de São Paulo), Médicos sem Fronteiras ou Instituto Luz Alliance.
Conheça o Ambify
A partir de uma biocomposteira, as sobras de alimentos do restaurante da empresa são transformadas em um líquido tratado despejado na rede de tratamento de esgoto.
Nossa política de sustentabilidade tem como um de seus norteadores o uso de energia limpa, originada de fontes renováveis, focada em melhorar nossa ecoeficiência operacional.
Painéis Solares
Dessa forma, em 2021 iniciamos a utilização dos painéis solares no Complexo Operacional de Nova Odessa (SP) e na unidade operacional Centro de Tratamento de Resíduo (CTR) Aracruz para geração de energia fotovoltaica.
Carro Elétrico
Implementamos um carro 100% elétrico para ser utilizado nas operações de um dos nossos clientes. a Votorantim Cimentos. A equipe prestadora de serviços da Ambipar passará a utilizar o veículo mais sustentável, com o objetivo de diminuir as emissões de gases do efeito estufa na atmosfera.
O projeto piloto vai estudar o desempenho do carro para avaliar a viabilidade de implementar veículos elétricos em todas as operações. A ação faz parte do projeto de carbono zero da Ambipar, que prevê uma série de ações em prol do meio ambiente e contra as mudanças climáticas.
Programa Vá de Etanol
Em 2021, demos continuidade à campanha “Vá de Etanol” para conscientizar a população sobre os benefícios do uso do etanol combustível – como a redução em até 90% das emissões de dióxido de carbono na atmosfera, em substituição à gasolina (segundo o programa Renovabio, do Ministério de Minas e Energia). O objetivo é reduzir a emissão de gases de efeito estufa que contribuem para as mudanças climáticas. Dentro das boas práticas da Ambipar, já existe a obrigatoriedade do etanol para abastecer a frota de veículos leves. A empresa calcula que, a cada 100 mil litros de gasolina substituída por etanol, reduz em 166,98 toneladas a emissão de CO2 na atmosfera.
Nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável das comunidades envolve ações voltadas para a saúde e o bem-estar das pessoas, a redução das desigualdades sociais e a melhoria das condições de trabalho. Contribuímos para esse desenvolvimento não só com iniciativas próprias, mas também desenhando parcerias e apoiando projetos e campanhas conduzidas por nossos clientes nas comunidades onde eles estão presentes.
Todos os anos são doadas cestas básicas para prefeituras, entidades, além de serviços de desinfecção de ambientes e macacões impermeáveis para os profissionais da saúde em meio à pandemia do covid-19.
Reforçamos nossas estratégias e ações voltadas às questões sociais, por meio de campanhas de comunicação com a sociedade, divulgadas em nosso blog, no website e em nossas redes sociais. Temos também um canal no YouTube para reforçarmos ações de conscientização sobre a responsabilidade socioambiental e informações relacionadas à economia circular, à manufatura reversa, à sustentabilidade, entre outras.
A Ambipar possui políticas de Recursos Humanos e de Diversidade que fortalecem o compromisso quanto à igualdade de gênero e salarial e, ainda, repudia qualquer ato de discriminação ou qualquer conduta que viole os Direitos Humanos.
O Código de Conduta e Compliance tem como foco o respeito aos direitos humanos, com o objetivo de combater corrupção e fraudes. Tem em seu escopo prever e evitar situações que propiciem a quebra de conduta, além de avaliar e tratar eventuais denúncias.
100% dos colaboradores são treinados no requisito de segurança e compliance, que trata de política anticorrupção e discriminação. Nos locais em que a portaria é terceirizada (14,28% das unidades), 100% das equipes recebem os mesmos treinamentos.
Os aspectos de ESG estão presentes de maneira horizontal em nossos negócios, desdobrados em nossa cadeia de valor, e são parte integrante de nossas estratégias, razão pela qual nos tornamos apoiadores institucionais do Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, e assumimos formalmente o compromisso de contribuir para o alcance dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Com a ação, assumimos formalmente o nosso compromisso com as boas práticas de governança e sustentabilidade (ESG), inserindo-os no dia a dia das operações e nas decisões de investimento.
Saiba mais
Apoiamos diversas instituições para reforçar as estratégias e ações voltadas às questões sociais. Estamos cientes dos desafios que assumimos pela frente, com vistas a contribuir também para o desenvolvimento do nosso setor de atuação. Assim, participamos ativamente de uma série de entidades que atuam em temas primordiais ao nosso negócio. Entre as quais:
Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim);
Associação Brasileira das Indústrias de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor);
Associação Brasileira de Normas Técnicas – Comitê Brasileiro de Transportes e Tráfego (ABNT/CB-10/CB-16/ CB-24);
Associação Brasileira de Prevenção e Controle de Emergências Ambientais (ABPCEA);
Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP); Conselho Regional de Química (CRQ);
Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA);
National Fire Protection Association (NFA);
Instituto Ethos;
Instituto Jô Clemente (Antiga APAE de São Paulo);
Médicos sem Fronteiras;
Instituto Luz Alliance;
Capítulo Brasil do Capitalismo Consciente;
Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável.
Parceria para proteção de crianças
Um aspecto social importante com o qual trabalhamos alinha-se a nossa atuação em logística. Aderimos ao Programa na Mão Certa, iniciativa da ONG Childhood Brasil, para mobilizar governos, empresas e organizações do terceiro setor no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.
Periodicamente, realizamos palestras com os motoristas, bem como disponibilizamos materiais educativos nos caminhões da Companhia e, ainda, reforçamos a divulgação do programa em nossos canais de comunicação interna.
No dia a dia de nossas operações, procuramos promover a diversidade, independentemente de gênero, raça, etnia e orientação sexual. Por exemplo, o tema “gênero no quadro funcional” possuía, em 2020, 35% de mulheres em cargos de Diretoria e 41% na gerência. Para 2021, a Companhia planeja implementar um programa de desenvolvimento e contratação de mulheres para as categorias técnico e operacional, elevando, assim, a participação de mulheres em todo o quadro.
“A diversidade é essencial na condução de uma Companhia. Ter visões distintas, independente do gênero sobre um mesmo tema e situação, ajuda a encontrar caminhos mais eficientes.” - Ana Santos Amorim, Gerente Operacional, Segmento Environment.
“Eu me surpreendi ao chegar na Ambipar e encontrar o ambiente corporativo mais diverso e respeitoso que eu já conheci. Estou falando em mulheres em altas posições na hierarquia, de um ambiente acolhedor para o grupo LGBTQ+, de um ambiente que integra diferentes gerações de forma produtiva, diverso na questão racial.” Camila Paes, Superintendente de Suprimentos, Corporativo.
“Além de apoiar o crescimento profissional das mulheres, a empresa possui um excelente clima organizacional onde todos são estimulados a participar ativamente das decisões estratégicas.” Patricia Suraci, Gerente Operacional e Administrativo, Segmento Environment.
Parceria para formação de Gasistas
Em parceria com a Comgás, maior distribuidora de gás natural encanado do país, estamos promovendo cursos de capacitação profissional para a inclusão de mulheres gasistas no mercado de trabalho – uma forma de gerar empregos e incentivar a diversidade em uma área predominantemente masculina. O projeto é realizado em conjunto com o Centro Paula Sousa e o Programa Minha Chance, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.
Até o final de 2021, 47 novas profissionais se formaram em cerimônia online. A Ambipar contratou nove delas para compor o time que presta serviços de reparo de rede e manutenção à Comgás. Além disso, ofereceu cursos das NRs (Normas Regulamentadoras) no maior Centro de Treinamento da América Latina, localizado na sede da companhia, em Nova Odessa, interior de São Paulo.
Contribuímos com o desenvolvimento social por meio de iniciativas próprias e apoio em campanhas conduzidas por nossos clientes, em benefício das comunidades de suas áreas de atuação.
Com o objetivo de potencializar de forma estratégica alinhada aos nossos negócios, consolidaremos as iniciativas sociais e todas as campanhas com a estruturação de um Instituto.
Participamos da Campanha Global Caixa do Bem com a doação de uma tonelada de alimentos e, ainda, promovemos uma série de ações de assistência social para fortalecer o combate à Covid-19, riscos de acidentes em atividade domiciliares, campanhas contra o tabagismo, de prevenção ao alcoolismo e ao uso de drogas, além de esforços contra doenças sexualmente transmissíveis.
Possuímos uma política de gerenciamento de riscos que tem por objetivo fixar as principais diretrizes e responsabilidades a serem observadas pela companhia no processo de gerenciamento dos riscos aos quais está exposta. Desse modo, é feita a correta identificação e avaliação dos riscos, definida a cadeia de prioridades, a dinâmica de monitoramento e a forma mais eficaz de comunicação deles, garantindo, assim, a perenidade da Companhia.
De forma objetiva, a gestão de Riscos da Companhia possui as seguintes etapas:
- Disposição a risco e delimitação de limites a riscos aceitáveis;
- Identificação de riscos e eventos;
- Avaliação de riscos;
- Priorização e tratamento;
- Monitoramento; comunicação e consulta.
Esse gerenciamento envolve análise de riscos operacionais, administrativos, financeiros, internos e externos, considerando os impactos e as oportunidades socioambientais que possam influenciar os negócios da Ambipar. Classificamos nossos riscos nas seguintes categorias: Socioambientais; Estratégicos; Financeiros; Legais, Regulatórios e de Compliance; Operacionais; Políticos e Tecnológicos.
Em vigor desde 2017, nosso Código de Conduta & Compliance se aplica a colaboradores, fornecedores, representantes, prestadores de serviços e parceiros comerciais. Ele traz princípios éticos e morais inegociáveis para a Companhia, como, por exemplo, o respeito aos direitos humanos, à diversidade, à inclusão; e o combate à corrupção, à lavagem de dinheiro, à concorrência desleal, ao trabalho de menores de idade e ao trabalho análogo à escravidão.
Em 2021, promovemos a aprovação de oito novas Políticas, com o intuito de dar maior transparência e padronização às dinâmicas diárias da companhia no Brasil e no Mundo.
Política Anticorrupção e Combate à Lavagem de Dinheiro;
Política de Confidencialidade;
Política de Contratação de Auditores Independentes;
Política de Diversidade e Inclusão;
Política de Patrocínio e Doação;
Política de Recursos Humanos;
Política de Relacionamento de Partes Interessadas;
Política de Relacionamento com Fornecedores.
A equipe de Compliance é responsável por acompanhar o cumprimento das políticas internas da companhia, além de implementar novos procedimentos e buscar melhorias nas políticas já existentes.
Para todos os públicos, colocamos à disposição canais de comunicação com o Comitê de Conduta: o e-mail [email protected] e um canal anônimo ambipar.com/denuncias/, em que podem ser encaminhados comentários, dúvidas ou denúncias relacionados a desvios de conduta. 100% das questões recebidas em nossos canais foram resolvidas.
A gestão da integridade dentro da Companhia é requisito essencial para a boa governança corporativa, transmitindo credibilidade e transparência às atividades realizadas pela Ambipar. O nosso Programa de Integridade possui três principais frentes: a prevenção, detecção e remediação de eventuais práticas que contrariem as Leis, Normas e Políticas Internas. Tem como foco principal, mas não se limitando, ações relacionadas à proteção dos direitos humanos, combate à corrupção e fraudes. Sua gestão é exercida pelo Comitê de Conduta, que atua em conjunto com a Gestão de Risco e a Auditoria Interna.
As denúncias são prontamente tratadas pelo Comitê de Conduta, com base nos parâmetros estabelecidos na legislação vigente e nos princípios estabelecidos em nosso Código de Conduta & Compliance. Com foco, em especial, no respeito aos direitos humanos, no combate à corrupção e fraudes, tem no seu escopo prever e evitar situações que propiciem a quebra de conduta, além de avaliar e tratar eventuais denúncias.
Ainda contempla a realização de treinamentos dos colaboradores e de todos os demais públicos de relacionamento; a divulgação do Código de Conduta do Grupo e suas Políticas; além dos canais de denúncia existentes.
Em 2021, não houve nenhum caso de corrupção ou processo judicial relacionado ao tema reportado. Além disso, 100% (47.710) de nossos parceiros de negócio foram comunicados das políticas e dos procedimentos de combate à corrupção adotados pela companhia.
Para nortear o gerenciamento do tema, utilizamos a Política de Sistema de Gestão Integrado (SGI), de controle de processo e de análises das operações, o que resulta em procedimentos e instruções das atividades. Dispomos ainda, de indicadores de incidentes e acidentes e metodologias para planos de ação, os quais são constantemente monitorados.
Na política de SGI há análise relacionada à Saúde, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Qualidade, com diretrizes para alcançarmos os objetivos traçados. O documento tem como premissas: atender os requisitos legais, contratuais, e outros aplicáveis, de qualidade, meio ambiente, segurança e saúde no trabalho; garantir a melhoria contínua do Sistema de Gestão Integrado; e promover a saúde e segurança prevenindo lesões, acidentes e danos ocupacionais.
Nossos processos são mapeados a fim de identificar os possíveis impactos e novas oportunidades de melhorias para que as operações e a empresa como um todo sejam cada vez mais eficientes. Assim, é importante destacar que todas as nossas operações possuem Sistema de Gestão Integrado (SGI) implantado e buscamos certificação total do nosso SGI em normas internacionais (ISO): Qualidade (ISO 9001), Meio Ambiente (ISO 14001), Saúde e Segurança Ocupacional (ISO 45001), Gestão de Emergências (ISO 22320) e o Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade (SASSMAQ).
Composto por 8 membros indicados pelo Conselho de Administração, com reconhecida experiência em assuntos relevantes para a área de sustentabilidade. O órgão tem como principal objetivo assessorar o conselho de administração nas discussões dos temas relacionados à agenda ESG. As atribuições deste Comitê são: discutir propostas para uma gestão estratégica com foco em sustentabilidade, supervisionar a qualidade e integridade dos relatórios da companhia, a aderência às normas legais, estatutárias e regulatórias e a criação de estratégias e prioridades de curto, médio e longo prazos que devem ser consideradas na tomada de decisão da companhia, considerando os aspectos de sustentabilidade no negócio.
Gisele Bündchen é Ambipar
Em setembro de 2021, Gisele Bündchen, que possui forte atuação na defesa do meio ambiente, tornou-se acionista, embaixadora e membro do Comitê de Sustentabilidade do Grupo. Gisele também atuará na promoção da imagem institucional da marca Ambipar e de seus produtos e serviços.