Popup Image
Central de Emergência 0800 117 2020 0800 117 2020 | (11) 3526-3526 0800 117 2020 Vendas (11) 3526-3526 [email protected] Escolha seu país:

Ambipar e a reutilização da água da chuva

Equipe redação

Por Equipe de Redação
Publicado em 21 de março de 2023

Desde 1992, no dia 22 de março celebra-se o Dia Mundial da Água. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data é destinada à discussão sobre os diversos temas relacionados ao consumo consciente da água.

Para 2023, a Organização definiu como tema “Acelerando mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no mundo”. Com o objetivo discutir formas de implementar mudanças para solucionar a crise global da água e do clima, a ONU iniciou a campanha convidando as pessoas a repensarem suas atitudes em relação ao consumo de água em casa, na escola, na comunidade e no dia a dia.

O intuito é engajar pessoas do mundo todo à Agenda da Década Internacional da Água – resolução que define os anos de 2018 a 2028 para enfatizar que a gestão integrada dos recursos hídricos é crucial para alcançar os objetivos sociais, econômicos e ambientais.

A iniciativa da ONU para o Dia Mundial da Água 2023 usa a fábula de um beija-flor que se esforça em apagar o incêndio da floresta carregando água pelo seu bico (leia na íntegra, ao final do texto) para exemplificar o papel da sociedade.

Ambipar e a reutilização da água da chuva

Localizada no município de Nova Odessa, em São Paulo, a sede da Ambipar conta com um sistema que capta, trata e faz o reuso da água da chuva. Por ano, são cerca de 75.000 galões usados, entre outros fins, para abastecer caminhões-pipa e irrigar áreas verdes.

Com capacidade de armazenamento de 100.000 litros, o sistema trata e fornece água tanto para fins potáveis como não potáveis. Todos os comandos são automatizados e acessados de forma remota, via celular.

“Levando em conta o índice pluviométrico da região, que mede em torno de 1.317,1 mm/ano, nossa expectativa é reutilizar 1,5 milhão de litros de água por ano, o equivalente a 75.000 galões grandes de água”, explica Gabriel Estevam Domingos, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da Ambipar.

O projeto “Sistema de Captação, Tratamento e Reuso de Alta Performance” é usado pela empresa para abastecer os caminhões-pipa utilizados em atendimentos emergenciais, e também na limpeza das instalações, higienização de veículos, máquinas e caminhões, além da irrigação de jardins. Todas as cisternas de armazenamento de água foram ilustradas com desenhos temáticos do ciclo da água, com exemplos de reutilização para engajar e dar mais visibilidade. As ilustrações foram criadas pela ONG Ciclo Social Arte do Martin Ângela, localizada na grande São Paulo.

Fábula do beija-flor: faça o que você pode

“Era uma vez uma floresta, onde um incêndio teve início. Todos os animais fugiram para salvar suas vidas. Eles ficaram à beira do fogo, olhando para as chamas com terror e tristeza.

Acima de suas cabeças, um beija-flor voava de um lado para outro em direção ao incêndio, repetidamente. Os animais maiores perguntaram o que ele estava fazendo:

– Estou voando até o lago para pegar água e usá-la no combate ao fogo.

Os animais riram e disseram:

– Você é louco! Você não vai conseguir apagar o incêndio!

E o beija-flor replicou:

– Estou fazendo aquilo que posso.

O Beija-flor está ajudando a solucionar o problema, gota a gota. Ele está sendo a mudança que deseja ver no mundo. Você também pode ser um Beija-flor.”

No site oficial do Dia Mundial da Água (worldwaterday.org), é possível ter acesso a mais detalhes sobre as atividades que estão sendo preparadas, além de acesso aos conteúdos de divulgação e promoção da data em diversos idiomas.

Compartilhe
CALCULAR CO₂

Solicite sua proposta

Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.








    250