Por Equipe de Redação
Publicado em 21 de março de 2023
Desde 1992, no dia 22 de março celebra-se o Dia Mundial da Água. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data é destinada à discussão sobre os diversos temas relacionados ao consumo consciente da água.
Para 2023, a Organização definiu como tema “Acelerando mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no mundo”. Com o objetivo discutir formas de implementar mudanças para solucionar a crise global da água e do clima, a ONU iniciou a campanha convidando as pessoas a repensarem suas atitudes em relação ao consumo de água em casa, na escola, na comunidade e no dia a dia.
O intuito é engajar pessoas do mundo todo à Agenda da Década Internacional da Água – resolução que define os anos de 2018 a 2028 para enfatizar que a gestão integrada dos recursos hídricos é crucial para alcançar os objetivos sociais, econômicos e ambientais.
A iniciativa da ONU para o Dia Mundial da Água 2023 usa a fábula de um beija-flor que se esforça em apagar o incêndio da floresta carregando água pelo seu bico (leia na íntegra, ao final do texto) para exemplificar o papel da sociedade.
Ambipar e a reutilização da água da chuva
Localizada no município de Nova Odessa, em São Paulo, a sede da Ambipar conta com um sistema que capta, trata e faz o reuso da água da chuva. Por ano, são cerca de 75.000 galões usados, entre outros fins, para abastecer caminhões-pipa e irrigar áreas verdes.
Com capacidade de armazenamento de 100.000 litros, o sistema trata e fornece água tanto para fins potáveis como não potáveis. Todos os comandos são automatizados e acessados de forma remota, via celular.
“Levando em conta o índice pluviométrico da região, que mede em torno de 1.317,1 mm/ano, nossa expectativa é reutilizar 1,5 milhão de litros de água por ano, o equivalente a 75.000 galões grandes de água”, explica Gabriel Estevam Domingos, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da Ambipar.
O projeto “Sistema de Captação, Tratamento e Reuso de Alta Performance” é usado pela empresa para abastecer os caminhões-pipa utilizados em atendimentos emergenciais, e também na limpeza das instalações, higienização de veículos, máquinas e caminhões, além da irrigação de jardins. Todas as cisternas de armazenamento de água foram ilustradas com desenhos temáticos do ciclo da água, com exemplos de reutilização para engajar e dar mais visibilidade. As ilustrações foram criadas pela ONG Ciclo Social Arte do Martin Ângela, localizada na grande São Paulo.
“Era uma vez uma floresta, onde um incêndio teve início. Todos os animais fugiram para salvar suas vidas. Eles ficaram à beira do fogo, olhando para as chamas com terror e tristeza.
Acima de suas cabeças, um beija-flor voava de um lado para outro em direção ao incêndio, repetidamente. Os animais maiores perguntaram o que ele estava fazendo:
– Estou voando até o lago para pegar água e usá-la no combate ao fogo.
Os animais riram e disseram:
– Você é louco! Você não vai conseguir apagar o incêndio!
E o beija-flor replicou:
– Estou fazendo aquilo que posso.
O Beija-flor está ajudando a solucionar o problema, gota a gota. Ele está sendo a mudança que deseja ver no mundo. Você também pode ser um Beija-flor.”
No site oficial do Dia Mundial da Água (worldwaterday.org), é possível ter acesso a mais detalhes sobre as atividades que estão sendo preparadas, além de acesso aos conteúdos de divulgação e promoção da data em diversos idiomas.
Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.