Popup Image
Central de Emergência 0800 117 2020 0800 117 2020 | (11) 3526-3526 0800 117 2020 Vendas (11) 3526-3526 [email protected] Escolha seu país:
Missão

Missão

Contribuir para que as empresas e sociedade sejam sustentáveis, preservando o mundo para futuras gerações.

Visão

Visão

Sermos reconhecidos como referência global em soluções ambientais integradas, com foco do cliente.

Valores

Valores

Acreditar e fazer acontecer, empreendedorismo, profissionalismo, inovação e sustentabilidade.

Somos uma multinacional brasileira especialista em soluções ambientais, gerenciamento de crises e atendimento a emergências que respeita as regras de compliance e responsabilidade socioambiental, prezando a ética e o pronto atendimento às demandas de nossos clientes.

Temos conhecimento e experiência para reduzir os impactos ambientais e sociais que vivenciamos hoje, oferecendo serviços inteligentes e expertise aos nossos clientes, para juntos superar os desafios da sustentabilidade. Afinal, para nós, sustentabilidade não é apenas um discurso, é nosso dia a dia.

Environmental

Líder em gestão ambiental no Brasil, somos uma multinacional brasileira que oferece soluções integradas para toda a cadeia de valor, sob a missão de contribuir para que as empresas e a sociedade sejam sustentáveis, preservando o mundo para as futuras gerações.

Social

A Ambipar preza por um ambiente de trabalho atrativo e inclusivo, em constante evolução de nossas práticas para a gestão de pessoas. Além disso, preza pela saúde e segurança dos colaboradores e realiza uma série de doações para promover comunidades carentes e instituições.

Governance

A conduta ética e transparência na gestão dos negócios é respaldada por um forte aparato de governança corporativa que vem sendo instituído antes mesmo de planejarmos nossa abertura de capital.

 
 

Conheça as nossas principais ações no pilar Governance

Gerenciamento de Riscos Conduta & Compliance Integridade Ética SGI Comitê de Sustentabilidade
 

Meio Ambiente

O compromisso com o meio ambiente está em nosso DNA. Desde a fundação, ajudamos a preservar o mundo para as futuras gerações.

 
 

Emissões de Carbono

Estamos nos mobilizando através de ações que reforçam o compromisso com a redução de emissões de gases do efeito estufa na atmosfera. Precisamos nos unir para cuidar do planeta.

 
 

Inovação

Pesquisa, desenvolvimento e inovação com foco em economia circular é um de nossos principais pilares que auxiliam os clientes no atendimento aos indicadores ESG.

 
 

Iniciativas Internas

A água é um dos recursos mais importantes da natureza e, sabendo disso, realizamos ações de reuso e economia para preserva-lo. Afinal, água é fonte de vida.

 
 

Economia Circular

A economia circular é o foco de nossos negócios. Reincorporar resíduos à cadeia produtiva significa agir em consonância com nossos propósitos.

 
 

Ambify

O aplicativo para pessoas físicas compensarem suas emissões de carbono

 
 

Energia Renovável

Implantamos um carro elétrico na unidade de um dos nossos clientes como projeto piloto para redução das emissões e promoção de economia de baixo carbono.

 
 

Comunidade

Nosso compromisso social atinge comunidades carentes, entidades e apoio às instituições que necessitam de ajuda em momentos difíceis.

 
 

Direitos Humanos

Os direitos humanos devem ser respeitados por todos! Por isso, nossas políticas estão totalmente alinhadas às boas práticas e preservam os direitos humanos de todos.

 
 

Pacto Global

Somos uma empresa signatária do Pacto Global da ONU e nos comprometemos com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

 
 

Apoio a Instituições

O apoio às instituições reforça nosso compromisso com as ações voltadas às questões socioambientais.

 
 

Iniciativas e Campanhas Sociais

Acreditamos que a conscientização das pessoas é importante para práticas mais sustentáveis serem colocadas em prática.

 
 

Na Mão Certa

Adotamos a iniciativa da ONG Childhood Brasil para proteger crianças e adolescentes da exploração sexual nas rodovias brasileiras.

 
 

Parceria com Clientes

Nos unimos com nossos clientes em ações socioambientais para, juntos, preservamos o mundo para as futuras gerações.

 
 

Mulheres na Liderança

Nossas mulheres são vistas, admiradas, reconhecidas e sinônimo de inspiração. Nós respiramos diversidade na Ambipar.

 
 

Gerenciamento de Riscos

Gerenciar riscos significa cuidar dos negócios e transmitir segurança aos clientes, colaboradores, fornecedores, parceiros e investidores.

 
 

Conduta & Compliance

Estabelecemos normas para garantir os padrões éticos da empresa e garantir que todos os processos estejam em compliance.

 
 

Integridade Ética

A governança corporativa tem como requisito essencial a gestão da integridade, com foco em credibilidade, transparência e compliance.

 
 

SGI

A Política de Gestão Integrada (SGI) controla processos e analisa as atividades das operações para que tudo esteja em conformidade com a lei.

 
 

Comitê de Sustentabilidade

Discussões relacionados à agenda ESG.

 

A preservação e regeneração ambiental está em nosso DNA. Realizamos uma série de ações que promovem as questões socioambientais, não só internamente, mas também para empresas e a sociedade como um todo.

O compromisso com o meio ambiente é intrínseco ao nosso negócio, haja vista a atuação voltada às soluções ambientais, intensificadas com a aprovação da nossa Política de Sustentabilidade no Conselho de Administração (CA), a qual prevê diretrizes de gestão para os aspectos de ESG.

Como reconhecimento da grande importância para o trabalho que temos desenvolvido nos últimos anos, fazemos parte da carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) de 2022, ficando entre as 10 melhores empresas da carteira, o que demonstra nosso comprometimento no desenvolvimento de negócios cada vez mais sustentáveis e responsáveis.

Trabalhamos também, no apoio às metas da ONU e de seus parceiros no Brasil, para o atingimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Por meio do nosso Sistema de Gestão Ambiental (SGA), implementamos os procedimentos para gerenciar os riscos e os impactos ambientais de nossas instalações e atividades, buscando inserir as melhores práticas de sustentabilidade em cada etapa de nossas operações.

Nossas iniciativas se destacam por alinhar preservação do meio ambiente à redução de impactos das mudanças do clima. Estamos investindo em:

  • Carbono neutro nos atendimentos a emergências da Ambipar Response;
  • Criação das Plataformas de Soluções Ambientais / ESG;
  • Geração de créditos de carbono através da valorização de resíduos sob os conceitos de economia circular e de baixo carbono;
  • Prêmio Guia Exame Melhores do ESG – Melhor Empresa do Ano;
  • Empresa apoiadora Institucional da Rede Brasil do Pacto Global e Embaixadora dos Movimentos Conexão Circular (ODS 12) e Ambição NET Zero (ODS 13);
  • 7ª empresa melhor qualificada na carteira 2022 do ISE B3;
  • Criação do Hub Regenerar para acelerar o alcance do propósito do Grupo em escala global;
  • Evolução na avaliação do CDP Mudanças Climáticas, do Nível C para o B;
  • +1,650 milhão de toneladas de resíduos valorizados;
  • Elaboração do 3º inventário de gases de efeito estufa (GEE), sendo o 1° para todo o Grupo, incluindo as operações internacionais;
  • 3,3 milhões de tCO2e de emissões sequestradas por ano pelos projetos da Biofílica;
  • 2 milhões de hectares de floresta preservadas com projetos REDD+ na Amazônia;
  • Criação da plataforma de soluções para a Economia Circular;
  • 24 patentes registradas e diversos prêmios conquistados;
  • Combinação de negócios da Ambipar Response com a HPX;
  • Parceria da Ambipar USA com o TTC, maior campo de treinamento de emergências do mundo;
  • Ambify, plataforma de compensação de carbono para pessoa física;
  • Além de atividades como geração de energia elétrica a partir de painéis fotovoltaicos, reuso de água, captação de água de chuva, manutenção de áreas de Reserva de Mata Atlântica, exclusiva para conservação ambiental, compostagem, e utilização de veículo elétrico em nossas operações.

Logística Ambiental

Com estrutura operacional completa, a Ambipar possui expertise no transporte e logística de cargas perigosas e não perigosas, a granel e embaladas, com unidades de armazenamento estrategicamente distribuídas no Brasil e Mercosul.

A Ambipar Logistics possui as principais certificações de segurança, qualidade e meio ambiente (SASSMAQ, Together for Sustainability - TfS, Atuação Responsável) e está associada aos mais importantes órgãos e entidades do segmento de transporte.

Com o Projeto Corredor Sustentável, e em parceria com nossos clientes, buscamos substituir nossa matriz energética no transporte para fontes de combustíveis menos poluentes, reduzindo, dessa forma, as emissões de CO2e. O objetivo da Ambipar é ter, até 2040, 100% da frota de veículos rodoviários utilizando combustível renovável.

Combate às Mudanças Climáticas

Assumimos nosso compromisso frente às mudanças climáticas, buscando a adoção de estratégias para adaptação e mitigação dos impactos em seus negócios e na cadeia de valor.

Pela natureza de nossas atividades, contribuímos para:

  • Processos de valorização de resíduos, com a criação de produtos, que estão associados à redução de emissões de carbono, como exemplo, o Ecosolo®;
  • Reciclagem ou reaproveitamento dos resíduos como matéria-prima (Economia Circular / Logística Reversa);
  • Substituição de matriz energética de origem fóssil por combustível provenientes de nossas plantas de coprocessamento;
  • Soluções baseadas na natureza, de forma a contribuir para proteger, gerenciar e restaurar ecossistemas naturais de forma sustentável, com práticas de gestão inteligente visando a redução/remoção de emissões de GEE.

Emissões

Está na essência de nossos serviços a busca por soluções que reduzam o impacto ao meio ambiente. Assim, implementar e monitorar programas de redução e compensação de emissões de GEE no ciclo de realização de serviços, incluindo transporte e logística, bem como geração de energia a partir de resíduos, faz parte de nossa estratégia de negócio e de nossa atuação junto aos clientes Ambipar.

No primeiro inventário de emissões da empresa, em 2020, identificamos que 91,23% das nossas emissões estavam associadas às duas Centrais de Tratamento de Resíduos (CTR) que atendem com disposição final de resíduos. Dedicando-se na busca por alternativas que reduzissem estas 189.836,90 tCO2e, investigamos o conhecimento de causa: as emissões são estimadas em relação à composição do resíduo aterrado e seu modo de operação. Em 2020, as emissões foram estimadas utilizando valores médios de perfil de composição de resíduos brasileiros, com base em dados atualizados da ABRELPE, Associação brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais.

Como primeiro passo, aplicamos a metodologia de definição da composição dos resíduos. Em 2021, com a análise gravimétrica dos resíduos foi corrigido o percentual de matéria orgânica no perfil de composição, aproximando as estimativas de emissões à realidade. Com essa correção, as emissões das CTRs no inventário de 2020 reduziu-se a 110.555,80 tCO2e, representando 85,84% das emissões de GEE do ano. Em 2021, as emissões de GEE das CTRs foram de 114.512,51 tCO2e, representando 81,31% do Escopo 1.

Estamos avaliando a viabilidade técnico-financeira de tecnologias de reaproveitamento energético por disposição final de resíduos em aterros quanto à geração de energia e/ou biometano. Em 2023, iniciamos a instalação de flares em uma de nossas CTR, visando a redução de emissões de GEE.

Propósito ampliado

Como estratégia nesta linha de negócio de carbono, adquirimos a Biofílica, empresa brasileira focada na conservação de florestas nativas a partir da comercialização de créditos de carbono e compensação de reserva legal. Em 2021, geramos créditos de carbono em três projetos de conservação florestal REDD+ (Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal) na Amazônia, totalizando cerca de 1,2 milhões de hectares de floresta sob monitoramento. Em 2022, 3,3 milhões de tCO2e de emissões foram sequestradas nos projetos desenvolvidos pela Biofílica Ambipar, na Amazônia, em uma área de 2 milhões de hectares;

Descarbonização

A Ambipar viabiliza rotas Net Zero para os seus clientes com um portfólio completo de soluções para descarbonização. Atuamos na redução das emissões dos processos produtivos de diversos setores e possibilitamos a compensação das emissões que ainda não são possíveis serem reduzidas no processo produtivo utilizando as Soluções Baseadas na Natureza (SBN) que geram créditos de carbono.

Créditos de carbono: Soluções para que empresas, pessoas, governos e outras entidades compensem emissões de GEE que não puderam ser evitadas ou reduzidas nas suas operações, por meio da compra de créditos de carbono gerados nos projetos de conservação florestal REDD+ e restauração florestal ARR (Afforestation, Reforestation e Revegetation). Cada crédito de carbono representa 1 tonelada de dióxido de carbono equivalente (tCO2e).

O crédito de carbono também é ofertado na plataforma Ambify. ABFY é o aplicativo (App) que permite que pessoas físicas calculem e compensem sua pegada de carbono com créditos certificados (token ABFY).

Acreditamos que a inovação é o caminho para um futuro mais sustentável e essencial para promover o uso eficiente de recursos. Dessa forma, mantemos em nossa estrutura um Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), que conduz estudos e pesquisas em um laboratório com infraestrutura moderna e profissionais capacitados. Nosso objetivo é desenvolver soluções que respondem aos principais desafios para o alcance de uma economia circular e de baixo carbono. Os projetos se convertem em planos de sustentabilidade que dão suporte ao desenvolvimento de modelos de negócio em linha com a Agenda 2030.

Possuímos diversas patentes registradas e premiações recebidas em tecnologia, inovação e sustentabilidade, pautadas pelo conceito de economia circular, com foco na redução de emissões de GEE. Nosso histórico e cases de sucesso demonstram a excelência em serviços e a capacidade dos pesquisadores e gestores da Companhia.

Entre as principais inovações destacam-se o Ecosolo®, um condicionador de solo produzido a partir da compostagem de resíduos orgânicos industriais e a Ecobase®, produto desenvolvido a partir de resíduos minerais da indústria de papel e celulose que servem como base para estradas e artefatos cimentícios utilizados na construção civil, e o Collagen®, sabonete desenvolvido a base de resíduos de colágeno da indústria farmacêutica.

E, combinando nossos projetos de inovação, também estamos promovendo a recuperação de áreas degradadas, com o plantio de árvores nativas através de tecnologia de biocápsulas ativadas.

Ecoálcool: nossa tecnologia patenteada de produção de álcool ecológico desenvolvido a partir de resíduos das indústrias de alimentos, bebidas e de varrição portuária (restos de açúcar) tem proporcionado números positivos na produção do álcool 70% para limpeza e higiene.

O aumento da quantidade de resíduos das indústrias de bebidas e varrição portuária permitiu o desenvolvimento de um projeto inovador de produção, armazenamento e distribuição de etanol de segunda geração para a nossa frota interna de veículos leves, por meio do Posto “Ambiálcool”, que será construído em nosso Complexo Operacional em Nova Odessa/SP. O posto terá capacidade de fornecer 2.000 litros de etanol/dia, gerando ganho ambiental e econômico.

Outra inovação da Ambipar foi o desenvolvimento da EcoTurfa a partir dos subprodutos de couro das indústrias de curtume. O produto possui como características principais a alta taxa de absorção de derivados de petróleo, óleos, hidrocarbonetos e capacidade não lixiviante, permitindo melhor limpeza e controle dos contaminantes indesejáveis.

Parcerias para a expansão da economia circular

DOW, empresa líder mundial em ciência dos materiais, e Ambipar estão atuando em parceria para viabilizar tecnologias de reutilização do plástico, contribuindo para uma economia circular de fato, com foco em desenvolvimento de novas soluções e envolvendo todos os atores da cadeia de embalagens plásticas.

Propriedade Intelectual

A Ambipar investe em novas tecnologias e no desenvolvimento de soluções inovadoras. O Grupo tem propriedade intelectual de softwares, plataformas e programas de certificação desenvolvidos para auxiliar nossos clientes em suas Agendas ESG, na gestão de sistemas e no alcance de suas metas de sustentabilidade.

As boas práticas ambientais e os esforços de valorização do nosso Capital Ambiental estão fortemente presentes no dia a dia das operações na Ambipar. E ainda são replicáveis aos nossos clientes, construindo uma cadeia de impactos sustentáveis positivos.

  • Além das florestas para compensação de carbono, a Ambipar mantém uma área de Mata Atlântica em restauração, exclusiva para conservação ambiental;
  • Os investimentos também abrangem a instalação de painéis fotovoltaicos para geração de energia elétrica zero emissões no Complexo Operacional de Nova Odessa, na unidade de Aracruz (ES) e em uma de nossas operações em Belo Horizonte (MG);
  • Todos os resíduos gerados no complexo operacional de Nova Odessa-SP são valorizados, alcançando o conceito de aterro zero.

Gestão da Água

As instalações da Ambipar, em especial no Complexo Operacional de Nova Odessa (SP), contam com sistemas que buscam reduzir ao máximo o impacto ambiental da captação, consumo e descarte de água. Além de Nova Odessa, outras três unidades na região sudeste do Brasil possuem sistemas de coleta de água da chuva.

  • Caminhões pipa – Em Nova Odessa, parte da captação de água da chuva é utilizada para alimentação de caminhões pipa para o atendimento a emergências ambientais.
  • Limpeza de veículos – Desenvolvemos um método para reduzir a quantidade de lavagens necessárias e o volume de água consumido na limpeza dos veículos, reduzindo o consumo de água.
  • Irrigação das áreas verdes – Utilizamos água de chuva captada para irrigar os jardins e a Eco Horta no Complexo Operacional de Nova Odessa.

Atuamos com soluções ambientais sob os princípios da economia circular ao reincorporarmos os resíduos aos processos produtivos, reduzindo a utilização de recursos naturais e custos financeiros. Dessa forma, focamos na perenidade do negócio e subsidiamos os clientes para a melhoria de seus indicadores ESG (Environmental, Social and Governance).

Uma companhia genuinamente ESG: como reconhecimento, a Ambipar foi premiada pela revista Exame Guia Melhores do ESG de 2021 e 2022 na categoria saneamento e meio ambiente como uma das melhores em negócios responsáveis e sustentáveis, promovendo a reinserção dos materiais descartados à cadeia produtiva.

A economia circular é um modelo econômico que apresenta uma nova forma de pensar, planejar, produzir e consumir, aliando desenvolvimento econômico a novas tecnologias de produção e gestão para maximizar a eficiência dos processos e minimizar o uso de recursos naturais não renováveis, gerando menos desperdícios e impactos ambientais. Para tanto, é necessário incorporar processos e práticas que permitam a reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e produtos. É uma abordagem que envolve toda a cadeia produtiva, desde o ecodesign até as operações de reciclagem, tornando-a mais integrada e colaborativa, promovendo a utilização dos rejeitos de uma atividade como insumos para outra. Dessa forma, realizamos a transição de um modelo linear de produção e consumo, baseado na extração de recursos naturais, produção, consumo e descarte de resíduos, para um modelo circular e regenerativo, que promove a sustentabilidade econômica, social e ambiental.

A partir do nosso propósito de preservação e regeneração, da necessidade de reduzir emissões de GEE, e tendo como base a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)1, criamos nossa plataforma de Economia Circular focada nos resíduos pós-consumo e pós-industrial dos principais materiais recicláveis.

Vidros

  • Garrafas – Utilizando um processo de esterilização para reuso, reinserimos no mercado as embalagens que já foram utilizadas (pós-consumo), tornando possível que sejam feitas até 20 reutilizações, evitando, assim, o descarte em aterros.
  • Cacos de vidro – Resíduos de embalagens alimentícias (como as garrafas do item anterior, após as reutilizações), da construção civil, da indústria automobilística ou de qualquer outra origem, tanto do pós-consumo quanto do pós-industrial são recolhidos, processados e reinseridos na indústria vidreira como matéria-prima reciclada.

Plásticos

  • PEAD2 - Comumente utilizado na fabricação de embalagens, o PEAD é considerado um plástico mais sustentável em comparação a outros tipos, pois é facilmente reciclável e pode ser transformado em novos produtos após o fim de sua vida útil. A Ambipar possui uma indústria de transformação que oferece ao mercado resinas recicladas de alta performance e filmes de polietileno para as mais diversas aplicações.
  • PET3 - A nossa indústria de transformação de plástico atua na recuperação de embalagens PET transformando-as em pré-forma para utilização em novos produtos, especialmente na área de embalagens para produtos domissanitários.

Papel, Papelão e Aparas

Após beneficiamento, esses materiais são reinseridos na indústria papeleira para serem transformados em novos produtos como caixas de papelão, papel higiênico, cadernos e vários outros itens.

Sucatas Metálicas

Materiais ferrosos e de alumínio são reinseridos na indústria siderúrgica como matéria-prima na produção de aço, reduzindo a demanda pela extração de recursos naturais e aumentando a eficiência energética em toda a cadeia, o que contribui para a redução das emissões de GEE.

A nossa plataforma de Economia Circular também oferece ao mercado soluções em:

Máquinas Coletoras de Embalagens Pós-Consumo

Soluções para o recolhimento de embalagens pós-consumo para a reciclagem, as máquinas coletoras conseguem promover a logística reversa utilizando um inovador sistema de marketing por fidelização e recompensa (financeira ou de brindes), com o intuito de engajar e conscientizar a população sobre a reciclagem.

Manufatura Reversa e Proteção de Marca

Gestão da cadeia reversa de produtos pré e pós-consumo, transformando-os em subprodutos e matérias-primas. Destaque para o processo de manufatura reversa de eletroeletrônicos e equipamentos hospitalares inutilizados, que realiza a desmontagem e segregação em subprodutos, como, por exemplo, peças eletrônicas e materiais metálicos, para reinserção na cadeia produtiva, com garantia de descaracterização total das marcas.

Todo esse processo gera emissão de relatórios e certificados, garantindo rastreabilidade, confiabilidade da informação e proteção da marca dos nossos clientes.

Desenvolvimento de Cooperativas de Reciclagem

Soluções de desenvolvimento local e regional a partir da cadeia da reciclagem, com implantação da PNRS nos municípios e atuação junto às cooperativas, melhorando os processos de governança, gestão e compliance, organização da produção para ganho de eficiência e escala e posicionando os profissionais da reciclagem como empreendedores sociais de impacto. Os resultados desse trabalho elevam os índices de reciclagem em todo o Brasil.

O trabalho realizado pelas Cooperativas de Reciclagem reforça a cadeia da Economia Circular, suprindo matérias-primas para todas as outras linhas de negócios da nossa plataforma.

Consultoria ESG

Oferecemos serviços de consultoria e assessoria para organizações que desejam adotar práticas de sustentabilidade e responsabilidade corporativa nas áreas ambiental, social e de governança, integrando-as a outras áreas-chave da organização, tais como saúde e segurança no trabalho, qualidade, gestão da cadeia de fornecedores, entre outras. Nossas soluções auxiliam as empresas a identificarem os riscos e oportunidades relacionados à Agenda ESG e alcançarem uma gestão sustentável, com impactos positivos para os seus stakeholders.

Tecnologias para combate às mudanças climáticas

O aplicativo para pessoas físicas compensarem suas emissões de carbono

Com o objetivo de conectar as pessoas a uma economia mais verde, em 2021, lançamos a Ambify. A proposta da plataforma é fazer com que as pessoas conheçam sua pegada de carbono e entendam as melhores formas de compensá-la de acordo com seus hábitos.

A plataforma utiliza o blockchain para conferir segurança e transparência às transações dos usuários. Outra vantagem de se ter a Ambify em blockchain é a garantia de fracionalidade do crédito de carbono, que possibilita as compensações de qualquer ação que temos no nosso dia a dia. Além disso, o blockchain mostra que todos os créditos de carbono compensados foram retirados do mercado, garantindo que não serão negociados mais de uma vez.

Em toda a compensação, a Ambify destina um percentual do valor, sem custo adicional ao usuário, para projetos sociais em uma das instituições parceiras de sua escolha: Instituto Jô Clemente (Antiga APAE de São Paulo), Médicos sem Fronteiras ou Instituto Luz Alliance.

Conheça o Ambify

Gênio Carbon

O Genio Carbon é uma plataforma para gestão de inventário de gases do efeito estufa (GEE), que mensura as emissões de gases oriundos dos processos e cadeias produtivas de forma simples, segura e rastreada, gerando relatórios práticos, quais e quantos GEE foram produzidos em determinado ciclo industrial ou serviço, fornecendo ao cliente a possibilidade de analisar todas as emissões do seu processo produtivo.

O Genio Carbon está em contínua ampliação de suas muitas outras funcionalidades planejadas, tais como a gestão de planos de mitigação com base nos inventários de GEE; monitoramento de metas; pegada de carbono por produto, engajamento de cadeia de valor e até compensação das emissões ainda em dificuldade de alcançarem redução através de créditos de carbono.

A partir de uma biocomposteira, as sobras de alimentos do restaurante da empresa são transformadas em um líquido tratado despejado na rede de tratamento de esgoto.

Nossa política de sustentabilidade tem como um de seus norteadores o uso de energia limpa, originada de fontes renováveis, focada em melhorar nossa ecoeficiência operacional e reduzir nossas emissões.

Energia Fotovoltaica

Desde 2021, utilizamos painéis fotovoltaicos para geração de energia elétrica no Complexo Operacional de Nova Odessa (SP), na Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de Aracruz (ES) e em uma unidade de negócio localizada em Belo Horizonte (MG). A autoprodução de energia da Ambipar, no Brasil, em 2022, foi de 796.762,4 kWh. Os excedentes de energia são destinados para outras operações da Ambipar.

Carro Elétrico

Disponibilizamos um carro 100% elétrico para ser utilizado nas operações de um dos nossos clientes. O objetivo é diminuir as emissões de GEE e contribuir para a redução dos impactos ambientais.

O projeto, ainda em escala piloto, serve para estudar o desempenho do carro, de forma a avaliar a viabilidade de implementar veículos elétricos em todas as operações. A ação faz parte do cumprimento da meta Net-Zero da Ambipar, em fase de aprovação/validação pela SBTi (Science-Based Targets Initiative), que prevê uma série de ações em prol do meio ambiente e contra as mudanças climáticas.

Programa Vá de Etanol

Em 2022, demos continuidade à campanha “Vá de Etanol” para conscientizar a sociedade sobre os benefícios do uso do etanol combustível – como a redução em até 90% das emissões de dióxido de carbono na atmosfera, em substituição à gasolina (segundo o programa Renovabio, do Ministério de Minas e Energia). O objetivo é reduzir a emissão de GEE que contribuem para as mudanças climáticas. Dentro das boas práticas da Ambipar, já existe a obrigatoriedade do etanol para abastecer a frota de veículos leves. A empresa calcula que, a cada 100 mil litros de gasolina substituída por etanol, reduz em 166,98 toneladas a emissão de CO2 na atmosfera.

Compra no mercado livre de energia

Uma unidade de negócio da Ambipar localizada em Manaus (AM) e outra em Pedro Leopoldo (MG) compram energia 100% limpa e de fontes renováveis, no Mercado Livre de Energia. Um dos compromissos da organização para 2023 é ampliar o número de unidades a serem contempladas com energia limpa e renovável. A meta da companhia é que 100% das unidades de negócio no Brasil utilizem energia limpa, renovável e zero emissões até 2030.

Nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável das comunidades envolve ações voltadas para a saúde e o bem-estar das pessoas, a redução das desigualdades sociais e a melhoria das condições de trabalho. Contribuímos para esse desenvolvimento não só com iniciativas próprias, mas também desenhando parcerias e apoiando projetos e campanhas conduzidas por nossos clientes nas comunidades onde eles estão presentes.

Reforçamos nossas estratégias e ações voltadas às questões sociais, por meio de campanhas de comunicação com a sociedade, divulgadas em nosso blog, no website e em nossas redes sociais. Temos também um canal no YouTube para reforçarmos ações de conscientização sobre a responsabilidade socioambiental e informações relacionadas à economia circular, manufatura reversa, sustentabilidade e atendimento a emergências.

Relacionamento com a Comunidade do entorno do Complexo de Nova Odessa:

  • Jardim Botânico Plantarum – A Ambipar é empresa amiga do Jardim Botânico Plantarum em Nova Odessa, visando a promoção de ações socioambientais e educacionais desenvolvidas para a comunidade, além de melhorias na infraestrutura do Jardim.
  • Plantio de árvores – Conhecida como “O Paraíso do Verde”, a cidade de Nova Odessa tem uma preocupação especial com o meio ambiente. De acordo com o site da prefeitura, são 15 árvores para cada habitante, e mais de 30 metros quadrados de área verde para cada morador – o dobro do recomendado pela ONU. A cidade também executa um amplo programa de substituição de árvores inadequadas para calçamento por mudas novas e adequadas, garantindo a arborização das ruas e avenidas.
  • Festa das Nações de Nova Odessa – Com caráter social e 100% beneficente, a Festa das Nações de Nova Odessa retornou ao seu tradicional formato presencial após três anos, tendo a Ambipar como uma das patrocinadoras. No evento, toda a renda da venda dos pratos e bebidas típicas de cada país representado é destinado integralmente para as próprias entidades assistenciais presentes.

Responsabilidade Social

Atuação responsável pelo desenvolvimento sustentável no Brasil e em diversas partes do mundo em que a Ambipar está presente.

  • Instituto Ambipar-Oksigeno: o comprometimento da Ambipar com a sociedade, em especial com o desenvolvimento sustentável das comunidades, tem uma forte tradução no trabalho do Instituto Ambipar-Oksigeno. Ele passou por grandes transformações em 2022, que retomou às atividades com um realinhamento da sua missão, visão e valores, e construiu uma linha de atuação pautada em duas frentes – projetos e voluntariado – direcionadas a causas como:
    • Preservação do meio ambiente;
    • Inclusão de pessoas com deficiência;
    • Inclusão de refugiados;
    • Combate à desigualdade racial;
    • Educação de crianças e adolescentes;
    • Empreendedorismo/geração de renda.
  • Projeto ViraSer – Economia Circular Humanizada

    Na abordagem da economia circular, os resíduos deixam de ser vistos como um problema e passam a ser encarados como oportunidades de negócios, gerando valor e empregos para a sociedade e possibilitando uma redução dos impactos ambientais causados pelo atual modelo de produção e consumo.

    Para uma economia circular efetiva, no entanto, é necessário repensar os modelos de reciclagem no Brasil, adotando uma nova visão de mercado, voltada para a circularidade e estruturação de toda a cadeia, com processos claros de governança, gestão e compliance, organização da produção para ganho de escala e posicionamento dos profissionais da reciclagem como empreendedores sociais.

    É nesse contexto que surge um negócio de impacto como a ViraSer, que promove a inclusão social, valoriza os trabalhadores da reciclagem, aumenta a renda média nas cooperativas e associações de reciclagem e melhora a qualidade de vida e a autoestima dos profissionais. Para além dos próprios muros, negócios de impacto como esse transformam a vida de toda a comunidade e a realidade dos municípios brasileiros, promovendo a inclusão social e reduzindo os impactos ambientais.

    Em 2022, o projeto recuperou 32,8 mil toneladas de materiais, entre metal, papel, plástico e vidro. A expectativa para 2023 é de aumentar significativamente o total de materiais recuperados/desviados de aterros sanitários.

  • Projeto Mecânicos do Futuro

    Partindo da premissa de que os colaboradores são o principal ativo de uma organização, e que o investimento no seu desenvolvimento confere a ela vantagem competitiva, foi estruturado o projeto “Mecânicos do Futuro – Desenvolvendo Jovens Especialistas”, que consiste no fomento do desenvolvimento de mão de obra especializada de Mecânico de Equipamentos Pesados. O programa foi idealizado pela equipe de Recursos Humanos da Ambipar Environmental Suprema, em conjunto com o time técnico do SENAI de Pedro Leopoldo – MG, Brasil.

  • Programa Land & Water Indigenous Cohort

    A Ambipar Response Canadá, especialista em atendimento a emergências e serviços ambientais nos setores de óleo e gás, utilities, mineração e construção, acredita na importância de apoiar e integrar as comunidades indígenas em toda a América do Norte.

A Ambipar possui políticas de Recursos Humanos e de Diversidade que fortalecem o compromisso quanto à igualdade de gênero e salarial e, ainda, repudia qualquer ato de discriminação ou qualquer conduta que viole os Direitos Humanos.

O Código de Conduta e Compliance tem como foco o respeito aos direitos humanos, com o objetivo de combater corrupção e fraudes. Tem em seu escopo prever e evitar situações que propiciem a quebra de conduta, além de avaliar e tratar eventuais denúncias.

100% dos colaboradores são treinados no requisito de segurança e compliance, que trata de política anticorrupção e discriminação. Nos locais em que a portaria é terceirizada (14,28% das unidades), 100% das equipes recebem os mesmos treinamentos.

Os aspectos de ESG estão presentes de maneira horizontal em nossos negócios, desdobrados em nossa cadeia de valor, e são parte integrante de nossas estratégias, razão pela qual nos tornamos apoiadores institucionais da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, e assumimos formalmente o compromisso de contribuir para o alcance dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Com a ação, assumimos formalmente o nosso compromisso com as boas práticas de governança e sustentabilidade (ESG), inserindo-os no dia a dia das operações e decisões de investimento.

Ambição 2030 do Pacto Global

A Ambipar e o Pacto Global, da ONU, vêm construindo um importante trabalho em parceria, desde que nos tornamos apoiadores institucionais da Rede Brasil do Pacto Global e Embaixadora dos Movimentos Conexão Circular (ODS 12) e Ambição Net Zero (ODS 13).

Dentro dessa parceria, participamos ativamente da promoção do Projeto “Ambição 2030”, que visa permitir e inspirar um impacto positivo no meio ambiente, na sociedade e no mercado global, criando valor para a empresa e consumidores. Para atingir os objetivos traçados, o projeto se baseia na proposta de ações, metas e compromissos em áreas como mudanças climáticas, direitos humanos, saúde mental dos funcionários, gestão hídrica e equidade de gênero e étnico racial.

A Ambipar foi a principal apoiadora do evento de lançamento da Ambição 2030 que aconteceu em São Paulo, reunindo CEOs e lideranças do setor privado brasileiro para discutir formas de acelerar o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no país.

  • Virada ODS - A Virada ODS é um movimento que visa ampliar o engajamento da sociedade rumo aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU
  • Ambipar na COP27 - A Ambipar esteve presente na COP27 – Conferência sobre o Clima da ONU que teve sua edição de 2022 realizada no Egito – e participou das discussões sobre o mercado de carbono global e sobre a promoção da economia circular como mecanismo de redução de emissões
  • Ambipar no Fórum Econômico Mundial - O Download Davos, evento com empreendedores sociais premiados no Fórum Econômico Mundial, foi promovido pelas organizações Boomera Ambipar e SAS Brasil e discutiu o panorama ESG no Brasil e no mundo.
Saiba mais

Alianças nacionais e internacionais em prol do desenvolvimento sustentável

Apoiamos diversas instituições para reforçar as estratégias e ações voltadas às questões sociais. Estamos cientes dos desafios que assumimos, com vistas a contribuir também para o desenvolvimento do nosso setor de atuação. Assim, participamos ativamente de uma série de entidades que atuam em temas primordiais ao nosso negócio. Entre as quais:

  • Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim)
  • Associação Brasileira das Indústrias de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor)
  • Associação Brasileira de Normas Técnicas – Comitê Brasileiro de Transportes e Tráfego (ABNT/CB-10/CB-16/ CB-24)
  • Associação Brasileira de Prevenção e Controle de Emergências Ambientais (ABPCEA)
  • Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP)
  • Conselho Regional de Química (CRQ)
  • Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA)
  • National Fire Protection Association (NFA)
  • Instituto Ethos
  • Instituto Jô Clemente (Antiga APAE de São Paulo)
  • Médicos sem Fronteiras
  • Instituto Luz Alliance
  • CEBDS - Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável
  • CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo
  • CDP
  • Rede Brasil do Pacto Global da ONU
  • Science-based Targets Initiative
  • ENSCO
  • HUB ODS Minas Gerais
  • Capitalismo Consciente Brasil

Parceria para proteção de crianças

Um aspecto social importante com o qual trabalhamos alinha-se a nossa atuação em logística. Aderimos ao Programa na Mão Certa, iniciativa da ONG Childhood Brasil, para mobilizar governos, empresas e organizações do terceiro setor no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.

Periodicamente, realizamos palestras com os motoristas, bem como disponibilizamos materiais educativos nos caminhões da Companhia e, ainda, reforçamos a divulgação do programa em nossos canais de comunicação interna.

A partir da atuação dentro da planta de nossos clientes, temos a oportunidade de participar das ações e campanhas socioambientais estruturadas por eles. Colaboramos na arrecadação de alimentos e distribuição de Ecosolo® – condicionador de solo obtido a partir da compostagem de resíduos orgânicos industriais - para o Programa Jovem Agricultor, do qual somos parceiros.

Também, em conjunto com clientes do setor de Papel e Celulose, auxiliamos na destinação de artefato cimentício – Ecobase®, produzido com resíduos inorgânicos das operações. O produto foi aplicado na melhoria de praças e quadras, beneficiando as comunidades do entorno.

No dia a dia de nossas operações, procuramos promover a diversidade, independentemente de gênero, raça, etnia e orientação sexual. Por exemplo, o tema “gênero no quadro funcional” possuía, em 2020, 35% de mulheres em cargos de Diretoria e 41% na gerência. Para 2021, a Companhia planeja implementar um programa de desenvolvimento e contratação de mulheres para as categorias técnico e operacional, elevando, assim, a participação de mulheres em todo o quadro.

“A diversidade é essencial na condução de uma Companhia. Ter visões distintas, independente do gênero sobre um mesmo tema e situação, ajuda a encontrar caminhos mais eficientes.” - Ana Santos Amorim, Gerente Operacional, Segmento Environment.

“Eu me surpreendi ao chegar na Ambipar e encontrar o ambiente corporativo mais diverso e respeitoso que eu já conheci. Estou falando em mulheres em altas posições na hierarquia, de um ambiente acolhedor para o grupo LGBTQ+, de um ambiente que integra diferentes gerações de forma produtiva, diverso na questão racial.” Camila Paes, Superintendente de Suprimentos, Corporativo.

“Além de apoiar o crescimento profissional das mulheres, a empresa possui um excelente clima organizacional onde todos são estimulados a participar ativamente das decisões estratégicas.” Patricia Suraci, Gerente Operacional e Administrativo, Segmento Environment.

Parceria para formação de Gasistas

Em parceria com a Comgás, maior distribuidora de gás natural encanado do país, estamos promovendo cursos de capacitação profissional para a inclusão de mulheres gasistas no mercado de trabalho – uma forma de gerar empregos e incentivar a diversidade em uma área predominantemente masculina. O projeto é realizado em conjunto com o Centro Paula Sousa e o Programa Minha Chance, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

Até o final de 2021, 47 novas profissionais se formaram em cerimônia online. A Ambipar contratou nove delas para compor o time que presta serviços de reparo de rede e manutenção à Comgás. Além disso, ofereceu cursos das NRs (Normas Regulamentadoras) no maior Centro de Treinamento da América Latina, localizado na sede da companhia, em Nova Odessa, interior de São Paulo.

Corredor Rosa

Outra iniciativa para o fortalecimento dos pilares ESG (sigla para Governança Corporativa, Ambiental e Social) no segmento logístico, é que a Ambipar reafirma seu compromisso com a diversidade. A empresa está instituindo o projeto Corredor Rosa que prevê a contratação de mulheres para atuar no segmento de transporte de produtos químicos e perigosos. "Essa ação tem um significado muito importante para o setor, considerando que ainda é um segmento extremamente masculino, onde falta infraestrutura voltada para as mulheres. Queremos contribuir para valorização dessas profissionais", afirma o vice-presidente da Amipar Logistics.

Vale esclarecer que a companhia sempre buscou apoiar as iniciativas de sindicatos e fabricantes de caminhões visando inserir a mulher no segmento de transporte. "O Corredor Rosa não é um projeto, é um chamado, uma mobilização. O Corredor Rosa é uma convocação para todas as mulheres, que sonham ingressar no ramo de Transporte Rodoviário de Cargas", conclui o executivo.

Ambipar no Programa Elas na Indústria - FIESP

O Programa Elas na Indústria foi criado em 2014 sob a gestão do antigo Comitê de Responsabilidade Social da Fiesp e tem como principal objetivo aumentar o número de mulheres no setor industrial e conscientizar empresários e líderes sobre os benefícios financeiros e sociais de incluir mais mulheres na liderança, a frente de negócios e na operação. O Programa é dividido em três eixos:

  • Mulheres na Operação
  • Mulheres na Liderança
  • Mulheres a frente de negócios

Como o Programa se Desenvolve:

  • Mentorias individuais para mulheres da indústria que estão na liderança ou cargos precedentes imediatos e à frente de seus negócios, em parceria com empresas e sindicatos.
  • Capacitação operacional para mulheres em parceria com empresas e o SENAI-SP.
  • Cursos, Palestras e Eventos temáticos (sob demanda)

Em 2023 a Ambipar firmou uma parceria para que suas profissionais participassem como mentoras e também como mentoradas (alunas). Em seu primeiro ciclo anual, no 1º semestre de 2023, participaram 1 mentora e 4 mentoradas da Ambipar, que tiveram a formatura realizada em cerimônia na FIESP, em agosto de 2023. Para o 2° semestre de 2023, a Ambipar já tem confirmada a participação de 5 mentoras e 20 mentoradas, que deverão concluir o programa no final do ano.

DIVERSA - B3

Em 2023, a Ambipar passou a integrar a 1ª Carteira do Índice de Diversidade da B3 – IDIVERSA B3, graças ao reconhecimento de seus indicadores de Capital Humano, relacionados a Gênero e Raça.

Lançado em Agosto de 2023 e com atualizações anuais, o IDIVERSA B3 é o primeiro índice latino-americano a combinar num único indicador critérios de gênero e raça para selecionar as empresas que irão compor a carteira. O novo indicador é uma maneira de reconhecer as companhias listadas que se destacam em diversidade, além de promover maior representatividade de grupos sub-representados (gênero feminino, pessoas negras e indígenas) no mercado. Também tem como objetivo tornar os indicadores de diversidade visíveis e tangíveis para o mercado e gerar comparabilidade no desempenho das empresas, induzindo-as a adotarem as melhores práticas em relação à diversidade.

Contribuímos com o desenvolvimento social por meio de iniciativas próprias e apoio em campanhas conduzidas por nossos clientes, em benefício das comunidades de suas áreas de atuação.

Participamos da Campanha Global Caixa do Bem com a doação de uma tonelada de alimentos e, ainda, promovemos uma série de ações de assistência social para fortalecer o combate à Covid-19, riscos de acidentes em atividade domiciliares, campanhas contra o tabagismo, de prevenção ao alcoolismo e ao uso de drogas, além de esforços contra doenças sexualmente transmissíveis.

Em 2022, compartilhamos o nosso propósito - preservação e regeneração do Planeta A - em uma campanha publicitária, visando que nossa mensagem ganhe cada vez mais força e alcance.

Possuímos uma política de gerenciamento de riscos que tem por objetivo fixar as principais diretrizes e responsabilidades a serem observadas pela companhia no processo de gerenciamento dos riscos aos quais está exposta. Desse modo, é feita a correta identificação e avaliação dos riscos, definida a cadeia de prioridades, a dinâmica de monitoramento e a forma mais eficaz de comunicação deles, garantindo, assim, a perenidade da Companhia.

De forma objetiva, a gestão de Riscos da Companhia possui as seguintes etapas:

  1. Disposição a risco e delimitação de limites a riscos aceitáveis;
  2. Identificação de riscos e eventos;
  3. Avaliação de riscos;
  4. Priorização e tratamento;
  5. Monitoramento, comunicação e consulta.

Esse gerenciamento envolve análise de riscos operacionais, administrativos, financeiros, internos e externos, considerando os impactos e as oportunidades socioambientais que possam influenciar os negócios da Ambipar. Classificamos nossos riscos nas seguintes categorias:

  • Socioambientais
  • Estratégicos
  • Financeiros
  • Legais, Regulatórios e de Compliance
  • Operacionais
  • Políticos
  • Tecnológicos

Em vigor desde 2017, nosso Código de Conduta & Compliance se aplica a colaboradores, fornecedores, representantes, prestadores de serviços e parceiros comerciais. Ele traz princípios éticos e morais inegociáveis para a Companhia, como, por exemplo, o respeito aos direitos humanos, à diversidade, à inclusão e o combate à corrupção, à lavagem de dinheiro, à concorrência desleal, ao trabalho de menores de idade e ao trabalho análogo à escravidão.

As nossas Políticas têm o intuito de promover transparência e padronização às dinâmicas diárias da companhia no Brasil e no Mundo, e são válidas para todas as marcas e empresas que integram o Grupo.

  • Política Anticorrupção e Combate à Lavagem de Dinheiro;
  • Política de Confidencialidade;
  • Política de Contratação de Auditores Independentes;
  • Política de Diversidade e Inclusão;
  • Política de Patrocínio e Doação;
  • Política de Recursos Humanos;
  • Política de Relacionamento de Partes Interessadas;
  • Política de Relacionamento com Fornecedores;
  • Política de Sustentabilidade;
  • Código de Conduta e Compliance;
  • Política de Proteção de Dados;
  • Política de Negociação de Valores Mobiliários;
  • Política de Gerenciamento de Riscos;
  • Política de Outorga de Ações;
  • Política de Divulgação de Ato ou Fato Relevante;
  • Política de Transações Entre Partes Relacionadas;
  • Política de Remuneração;
  • Política de Indicação.

A equipe de Compliance é responsável por acompanhar o cumprimento das políticas internas da companhia, além de implementar novos procedimentos e buscar melhorias nas políticas já existentes.

Para todos os públicos, colocamos à disposição canais de comunicação com o Comitê de Conduta: o e-mail [email protected] e um canal anônimo ambipar.com/denuncias/, em que podem ser encaminhados comentários, dúvidas ou denúncias relacionados a desvios de conduta. 100% das questões recebidas em nossos canais foram resolvidas.

A gestão da integridade dentro da Companhia é requisito essencial para a boa governança corporativa, transmitindo credibilidade e transparência às atividades realizadas pela Ambipar.

O nosso Programa de Integridade coordena ações relacionadas à proteção dos direitos humanos, combate à corrupção e fraudes, em três frentes de atuação: prevenção, detecção e remediação de eventuais práticas que contrariem as leis, normas e políticas internas. Todas são tratadas pelo Comitê de Conduta, com base nos parâmetros estabelecidos na legislação vigente e nos princípios do nosso Código de Conduta & Compliance.

Seguindo as melhores práticas de governança corporativa e a evolução das discussões sobre o tema no Comitê de Conduta, em 2022 foi criado um departamento autônomo, dentro da área Jurídica, dedicado ao Compliance, que conduz o Programa de Integridade.

No Brasil, 100% das operações em 2022 tiveram o risco avaliado quanto aos temas corrupção e suborno e não houve nenhum caso de corrupção ou processo judicial reportado. Além disso, nossos parceiros de negócio serão novamente comunicados sobre o tema em 2023 por meio de nossa plataforma interativa.

Treinamento, Educação e Sensibilização

A Cartilha de Treinamento do Programa de Integridade propõe diversas ações de sensibilização e educação que colaboram com o processo de engajamento, tanto de colaboradores diretos quanto de trabalhadores terceirizados. A Cartilha foi construída de acordo com as diretrizes do Código de Conduta e demais políticas da companhia.

Plataforma Ludos PRO

Destaque entre os canais de engajamento dos colaboradores com a companhia, o Ludos PRO é uma plataforma gamificada na qual os colaboradores e terceirizados se engajam em uma jornada on-line e interativa, inclusive com a criação de um avatar que os representa. Em 2022, foram incluídas novas dinâmicas na plataforma com o intuito de checar o conhecimento sobre os temas tratados no Código de Conduta.

Para nortear o gerenciamento do tema, utilizamos a Política de Sistema de Gestão Integrado (SGI), de controle de processo e de análises das operações, o que resulta em procedimentos e instruções das atividades. Dispomos ainda, de indicadores de incidentes e acidentes e metodologias para planos de ação, os quais são constantemente monitorados.

Na política de SGI há análise relacionada à Saúde, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Qualidade, com diretrizes para alcançarmos os objetivos traçados. O documento tem como premissas: atender os requisitos legais, contratuais, e outros aplicáveis, de qualidade, meio ambiente, segurança e saúde no trabalho; garantir a melhoria contínua do Sistema de Gestão Integrado; e promover a saúde e segurança prevenindo lesões, acidentes e danos ocupacionais.

Nossos processos são mapeados a fim de identificar os possíveis impactos e novas oportunidades de melhorias para que as operações e a empresa como um todo sejam cada vez mais eficientes. Assim, é importante destacar que todas as nossas operações possuem Sistema de Gestão Integrado (SGI) implantado e buscamos certificação total do nosso SGI em normas internacionais (ISO): Qualidade (ISO 9001), Meio Ambiente (ISO 14001), Saúde e Segurança Ocupacional (ISO 45001), Gestão de Emergências (ISO 22320) e o Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade (SASSMAQ).

Composto por 8 membros indicados pelo Conselho de Administração, com reconhecida experiência em assuntos relevantes para a área de sustentabilidade. O órgão tem como principal objetivo assessorar o conselho de administração nas discussões dos temas relacionados à agenda ESG. As atribuições deste Comitê são: discutir propostas para uma gestão estratégica com foco em sustentabilidade, supervisionar a qualidade e integridade dos relatórios da companhia, a aderência às normas legais, estatutárias e regulatórias e a criação de estratégias e prioridades de curto, médio e longo prazos que devem ser consideradas na tomada de decisão da companhia, considerando os aspectos de sustentabilidade no negócio.

Em setembro de 2021, Gisele Bündchen, que possui forte atuação na defesa do meio ambiente, tornou-se acionista, embaixadora e membro do Comitê de Sustentabilidade do Grupo. Gisele também atuará na promoção da imagem institucional da marca Ambipar e de seus produtos e serviços.

Vídeos

Regenerar, a missão da Ambipar.

Já não basta conservar. É preciso regenerar o planeta para as futuras gerações. Junte-se a nós!

Ambipar, Gisele e ESG

Os fatores ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG, na sigla em inglês) são cada vez mais valorizados pelos investidores, porque representam a combinação de rentabilidade e perenidade. Fale com a Ambipar e conheça o mais completo portifólio de serviços ESG.

ESG: as três letras que estão revolucionando as empresas!

ESG: entenda como essas três letras estão revolucionando empresas ao redor do mundo e de que forma apoiamos nossos clientes dentro desses indicadores! Aperte o play!

Relatório de Sustentabilidade Ambipar 2021

Confira nosso relatório de sustentabilidade 2021 com nossos avanços na agenda ESG e tudo o que fazemos para preservar o mundo, hoje, e para as futuras gerações.

Relatório de Sustentabilidade 2023 Baixar

Relatório de Sustentabilidade anos anteriores

Relatório de Sustentabilidade 2022, clique aqui.

Relatório de Sustentabilidade 2021, clique aqui.

Relatório de Sustentabilidade 2020, clique aqui.

Versão do Relatório de Sustentabilidade 2020 para pessoas com necessidades especiais (download do arquivo epu2), clique aqui.

 
Ver todas
CALCULAR CO₂

Solicite sua proposta

Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.








    250