Por Equipe de Redação
Publicado em 14 de abril de 2022
Fundada em 2016, a Ambipar Triciclo surgiu para criar e operar soluções voltadas ao desenvolvimento sustentável. Atualmente, é focada em logística reversa e no incentivo à coleta voluntária por meio de seus ecopontos e programas de coleta voluntária.
A empresa trabalha com um programa de logística reversa completo e estruturado. A cadeia trata os resíduos corretamente e ainda gera fonte de renda e mão de obra qualificada. Conheça os passos:
A Retorna Machine é, como o nome indica, uma máquina em que o usuário, com conta Ambipar Triciclo criada, faz seu acesso e, nela, deposita embalagens que podem ser dos tipos longa vida, aço, alumínio, vidro e plástico, que contenham código de barras. A cada inserção de resíduo, o usuário recebe e acumula tricoins (pontos Triciclo) que poderão ser trocados por benefícios. Para participar, é preciso se cadastrar no aplicativo da Ambipar Triciclo, disponível para Android e iOS, na própria Retorna Machine ou site institucional.
Perder medicamentos por falta de uso é algo comum em lares brasileiros. O problema é que o descarte incorreto pode contaminar e, consequentemente, causar impactos negativos ao meio ambiente. Para evitar isso, a Ambipar Triciclo criou a Recicla Pharma, uma máquina com o mesmo princípio da Retorna Machine. Mas, neste caso, o usuário pode descartar fármacos que já passaram do prazo de validade ou que estão em desuso, além de suas embalagens (caixas e bulas) e outras relativas a cosméticos, como: ampolas, bisnagas e aerossóis vazios. As tricoins são atribuídas quando o usuário possui e acessa sua conta pela Pharma, deposita seus resíduos dessa categoria, acumulando-as para trocar por benefícios.
A coleta seletiva voluntária precisa ser incentivada. A Ambipar Triciclo sabe disso e criou o Programa de Fidelidade Triciclo, em que cada resíduo pós-consumo reciclável vale benefícios socioambientais!
Os pontos de coleta voluntária de resíduos sólidos são aqueles em que os moradores da região vão, por vontade própria, levar eletrônicos, vidros, plásticos, papéis e outros materiais retornáveis. Nos ecopontos da Ambipar Triciclo, cada entrega gera tricoins — pontos que podem ser trocados por diversos benefícios, como saldo no transporte público (Cartão BOM, Bilhete Único e MTU), crédito no celular, descontos na conta de luz (Enel), pontos em livrarias (SaraivaPlus) e até dinheiro em conta bancária digital (PagBank). O usuário também pode optar por doar tricoins para ajudar instituições filantrópicas, parceiras da Ambipar Triciclo.
Cada tipo de material gera uma quantidade específica desses pontos, como, por exemplo, uma latinha de refrigerante. O alumínio equivale a 15 tricoins. É possível conferir as informações de valor de cada tipo de material e troca de benefícios no site www.triciclo.eco.br.
O maior e mais diverso ecoponto da Ambipar Triciclo, o Deixaki, é um importante projeto para a reciclagem, pois comporta materiais dos mais variados tipos e tamanhos. Este possui um novo sistema automatizado drop’n’go, que simplifica o descarte de resíduos e oferece opções de novas categorias que vão das mais simples às mais complexas: embalagens comuns, de uso diários, vidros, eletrônicos e sucatas metálicas. São resíduos de difícil acesso à reciclagem, pois as opções de locais para despejo são uma incógnita para a maioria da população. Seu funcionamento é através da separação desses materiais em ecobags, que podem ser retiradas no próprio contêiner. Num período de até 7 dias úteis, é feita a pesagem de cada bag para a atribuição de tricoins na conta do usuário que utilizou o app Triciclo, durante o processo de descarte no Deixaki.
A Ambipar, líder em gestão ambiental, anunciou a aquisição da Triciclo em 2021, com o objetivo de acelerar seu crescimento, potencialização da sinergia da Ambipar e a viabilização de uma operação em grande escala, a nível nacional e a todo continente americano.
O plano de expansão foi baseado no investimento massivo de ecopontos digitais, no desenvolvimento de tecnologia e de novos equipamentos, na integração da moeda digital (tricoin) com créditos de carbono e outros serviços financeiros, além da integração desses ecopontos digitais com campanhas de mídia e comunicação de empresas do setor privado.
Para a Ambipar, esta aquisição: incrementa seu portfólio de serviços, pois passa a possuir um programa de monetização e fidelidade ambiental, bem como um sistema de ecopontos digitais altamente escalável e tecnológico; incorpora o know-how sobre a universalização do sistema de logística reversa com campanhas de marketing; amplia suas possibilidades nos mercados de carbono e serviços financeiros; e, reforça os pilares de Meio Ambiente e Social do ESG.
Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.