Carlo Pereira, CEO do Pacto Global, Julio Campos, CEO do Compra Agora, e o jornalista Milton Jung falaram sobre transformação tecnológica, no videocast ‘Pacto com o futuro’ (Foto: Pacto Global/ Gabriel Boieras)
É possível sobreviver e ainda surfar no tsunami provocado pela transformação tecnológica quando ela chega ao mundo corporativo? Esse é o tema do terceiro episódio da série ‘Pacto Com o Futuro – Tudo o que você precisa entender agora sobre ESG’, novo projeto de Comunicação do Pacto Global da ONU no Brasil, em parceria com a CBN e apoio da Ambipar Group. No episódio desta semana, disponível em todos os agregadores de áudio e no YouTube da CBN, o jornalista Milton Jung e Carlo Pereira, CEO do Pacto Global, recebem Julio Campos, CEO do Compra Agora.
“A Inteligência Artificial está aí, está posta. O mundo vem se transformando muito fortemente com isso e governos não conseguem, sem dúvida nenhuma, ter velocidade para regular tudo isso. E as empresas estão vindo com muita força. O que a gente precisa é trazê-las, e esse é o papel do Pacto Global, para construir o futuro que a gente quer”, observou Carlo Pereira, em sua análise de cenário.
A conversa girou em torno dos impactos gerados por inovações, como tecnologia artificial nas empresas e seus efeitos para lideranças e funcionários. “O Compra Agora é uma companhia de performance, de tecnologia que usa tudo o que tem de inteligência artificial. Mas o futuro está na mão do líder, sobre como ele usa essa tecnologia. Vai ser o que os líderes em formação querem que seja. Depende muito da responsabilidade de como se usa essa tecnologia como para integrar a humanidade. O futuro é tecnológico, mas, acima de tudo, humano”, defendeu Julio.
Milton Jung lembrou que o assunto se conecta com a sigla ESG, por estar associado ao fato de que os líderes precisam se preocupar com a desigualdade que essa tecnologia pode gerar e com o afastamento da mão de obra. “A Inteligência Artificial está se popularizando, ao mesmo tempo, em que está amedrontando as pessoas pela forma como está sendo utilizada”, analisou o jornalista.
Para Carlo, a humanidade testemunhou em vários momentos como as evoluções industriais e a automação fizeram muitos empregos simplesmente deixarem de existir. “Mas a gente, como líder, tem que se preocupar com essa transição, para que ela seja justa e não provoque mais desigualdade. Como a gente faz a tecnologia ajudar na resolução desse problema que é tão grande no Brasil e no mundo?”, questionou ele.
Julio acredita que a solução desse problema passa obrigatoriamente pela ética dos empregadores. “Chega a tecnologia e novos postos de trabalho vão aparecendo. É responsabilidade do líder criar capacitação para essas pessoas poderem ocupar novas funções, e gerar conhecimento constante para os novos cargos que vão aparecer”, acredita ele.
A série de videocast terá o total de 12 episódios, disponibilizados semanalmente até janeiro de 2024, contribuindo para disseminar conhecimento e desmistificar um conceito ainda abstrato para diferentes setores da população. ESG (Environment, Social and Governance, em inglês) ou ASG, em português, é a sigla que se refere às práticas ambientais, sociais e de governança das empresas. E o tema desta semana fica dentro do G.
Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.