Por Equipe de Redação
Publicado em 6 de abril de 2022
A Ambipar, multinacional brasileira líder em gestão ambiental, tem buscado expandir, estrategicamente, para atender seus clientes com qualidade, compromisso e agilidade. Para tal, vem investindo em aquisições de empresas multinacionais, como as chilenas Disal e Suatrans. Além disso, está presente em 18 países, nos cinco continentes.
Além do mercado internacional, a companhia está presente em diversas regiões do Brasil, com forte atuação no Nordeste. As aquisições são uma forma de promover o crescimento da Ambipar e ampliar seu portfólio de serviços.
Conheça as empresas adquiridas pela Ambipar no Nordeste:
Fundada em 2011, a AFC Soluções Ambientais é especializada em coleta, gerenciamento, transporte, tratamento e destinação final de resíduos industriais. Além disso, oferece soluções integradas e customizadas em gestão ambiental para cada cliente.
As primeiras atividades começaram com uma central de tratamento de efluentes no Complexo Portuário de Suape. As ações continuam totalmente concentradas na Região Nordeste, nos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Além do portuário, a AFC conta com uma área industrial de 74 mil m² em Cabo de Santo Agostinho (PE), com frota própria, monitorada por GPS e estação de tratamento de efluentes com oito baias de descarga trabalhando ininterruptamente.
Com o objetivo de continuar com a expansão orgânica e inorgânica no Nordeste, em fevereiro, a Ambipar adquiriu a AFC Soluções Ambientais. O foco é continuar com o gerenciamento de soluções integradas em resíduos industriais e implementação da economia circular. Além disso, a AFC amplia o portfólio da Ambipar com serviços relacionados à gestão ambiental em todo o Brasil.
A MCZ Soluções Ambientais é especializada em gerenciamento de resíduos, exclusivamente, em operações privadas, em Alagoas.
No final de outubro, a Ambipar e a Environmental ESG Participações anunciaram a aquisição de 100% da MCZ, por meio de sua controlada indireta, a Ambipar Environment Nordeste. A compra veio para expandir a presença da Ambipar na região, principalmente, em Alagoas, além de fortalecer a oferta de soluções para gerenciamento e valorização total de resíduos.
Após a aquisição e o cumprimento de todas as condições previstas em contrato, a MCZ vai se chamar Ambipar Nordeste Alagoas.
Apesar de originariamente não ser nordestina, a Metal Ar Engenharia é uma empresa de mineração que se expandiu para diversos estados, incluindo, Alagoas e Bahia. Fundada em 1967, a companhia oferece soluções em mineração com viés ambiental. Para isso, conta com máquinas e equipamentos de tecnologia embarcada para entregar mais qualidade e segurança em seus serviços.
Atualmente, a empresa trabalha com gerenciamento de resíduos voltados à economia circular, desinfecção de ambientes, coprocessamento de resíduos, valorização de recicláveis, MetalMine (sistema integrado e completo para o gerenciamento e otimização da operação de minas), perfuração, carregamento e transporte de rochas com foco em mineração.
Em junho, a Ambipar anunciou a aquisição da Metal Ar Engenharia por meio de sua controlada direta Environmental Participações. Segundo a empresa, a compra “permite à companhia atuar no setor de mineração e na oferta de soluções para gerenciamento total de resíduos, diversificar a carteira de clientes e gerar futuro cross selling, em linha com o seu plano estratégico de crescimento, com captura de sinergias e potencial maximização das margens e retorno.”
Em 2020, a Metal Ar anunciou uma receita líquida de R$ 114 milhões. Além de Alagoas, a empresa opera em São Paulo (seu principal escritório), Minas Gerais e Goiás.
Fundada em 2013 na Bahia, a Ecológica Nordeste atua no segmento de serviços de gerenciamento de resíduos, como coleta, transporte e destinação de resíduos das classes I e II. A empresa é pioneira em seu segmento na região, desde que anunciou sua primeira unidade de trituração e blendagem de resíduos para coprocessamento com tecnologia de ponta no município de Simões Filho (BA).
A empresa atua em:
Em junho, a Ambipar anunciou a aquisição de 100% do capital social da Ecológica Nordeste. A empresa afirma que a companhia baiana foi a primeira.
Além de expandir ainda mais a presença da empresa no Nordeste, a aquisição da Ecológica fortalece de vez o posicionamento da Ecológica como líder tecnológica na oferta de soluções para gerenciamento total de resíduos. A nova controlada poderá ampliar o escopo de contrato de fornecimento de resíduos processados como matéria-prima para os fornos de cimento das cimenteiras, além de gerar sinergias na valorização de resíduos.
Em 2020, a Ecológica Nordeste apresentou um faturamento de R$ 12 milhões.
A Ambipar é líder em gestão ambiental no Brasil. Contamos com recursos, ideias e especialistas que vão ajudar sua empresa a transitar do modelo tradicional ao sustentável. Fale com um analista comercial e saiba como podemos ajudar a sua empresa.
Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.