São Mateus, ES – Em uma ação de conservação ambiental, a Ambipar Response, através do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Campos e do Espírito Santo (PMP-BC/ES), executado desde 2010, realizou a soltura de uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) no litoral dos estados do Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro.
A tartaruga foi encontrada encalhada na praia de Guriri, São Mateus/ES, sem uma das nadadeiras. Após quase 40 dias de cuidados intensivos em nosso Centro de Reabilitação da Fauna Marinha, onde recebeu tratamento de médicos veterinários, biólogos e auxiliares técnicos, o animal estava pronto para voltar ao seu habitat natural.
A soltura ocorreu no dia 21 de novembro, em um evento de educação ambiental para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Hirinea Lima Oliveira, promovido pelo Centro TAMAR/ICMBio, parceiro da Ambipar na execução do PMP-BC/ES na região norte do Espírito Santo. Antes de ser liberada, a tartaruga foi anilhada com uma marcação numerada, controlada pelo Centro TAMAR/ICMBio, para facilitar seu monitoramento futuro.
Este resgate foi particularmente notável não apenas pela amputação da nadadeira, que não impediu o animal de sobreviver em vida livre, mas também pela eliminação de resíduos sólidos durante o tratamento e o sucesso na reabilitação que permitiu sua reintrodução na natureza.
A Ambipar continua a contribuir para a preservação e conscientização ambiental, reafirmando seu compromisso com a conservação da fauna marinha e a proteção dos ecossistemas. Afinal, não existe planeta B
Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.