Popup Image
Central de Emergência 0800 117 2020 0800 117 2020 | (11) 3526-3526 0800 117 2020 Vendas (11) 3526-3526 [email protected] Escolha seu país:

Meio Filtrante por Johnny Pelegrini - 26/04/2022

Equipe redação

Por Equipe de Redação
Publicado em 26 de abril de 2022

Com abrangência nacional, o projeto contemplará desde os pontos de captação, transporte e tratamento dos pneus usados.

Ambipar Waste to Energy, que faz parte da Ambipar, multinacional líder de gestão ambiental, está desenvolvendo uma ação focada na logística reversa para pneus que não têm mais uso. O objetivo é criar um sistema de logística reversa, que contempla a captação e transporte para envio a unidades de tratamento, garantindo a destinação final ambientalmente adequada mais próxima. 

Seguindo as diretrizes da Resolução Conama n° 416, na qual se estabelece que os fabricantes e os importadores de pneus novos, com peso unitário superior a 2,0 kg (dois quilos) são obrigados a coletar e dar destinação adequada ao material sem utilidade existente no território nacional. Este trabalho segue um planejamento estratégico, que abrange todo o processo de reciclagem, utilizando processos específicos.  

O projeto foi elaborado pela Ambipar Waste to Energy, que tem foco na fabricação de combustíveis derivados de resíduos (CDR´s) e tem como objetivo valorizar os resíduos através de processos e tecnologias que transformem resíduos em energia. Criado, de forma personalizada de acordo com a necessidade do mercado, com a disponibilização de coletores e pontos para acondicionamento, coleta e valorização de resíduos.

Para o funcionamento da operação, a Ambipar tem os seus procedimentos gerenciados por um software de gestão de resíduos, constituído de sete etapas: rastreamento, coleta e pesagem, centralização e padronização, geração de relatórios, controle dos documentos, geração de MTR (Manifesto de Transporte de Resíduos) e cadastro de CDF (Certificado de Destinação Final do Resíduo). 

“O tratamento será realizado através da trituração e coprocessamento em fornos de clínquer dos pneumáticos inservíveis em todas as regiões de atuação. O coprocessamento garante o completo atendimento a PNRS, CONAMA 416 e a Instrução Normativa N°9 do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) nos quesitos de tratamento de pneumáticos inservíveis”, declara Rodrigo Bürger, diretor da Ambipar Waste to Energy

Compartilhe
Ambify CALCULAR CO₂

Solicite sua proposta

Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.








    250