Por Equipe de Redação
Publicado em 22 de março de 2022
Fundada em 2008, a Biofílica Ambipar Environment tem como missão a criação de um sólido e confiável mercado de serviços ambientais no Brasil, através da geração e comercialização de créditos de carbono de Nature-Based Solutions (NBS), ou Soluções Baseadas na Natureza.
Eles desenvolvem projetos que promovem a redução e o sequestro de emissões de carbono por meio da conservação florestal e do reflorestamento, valorizando florestas em pé e seus serviços ambientais, protegendo a biodiversidade.
Além disso, a Biofílica investe em pesquisa científica e no desenvolvimento socioeconômico das comunidades que vivem nas áreas impactadas pelos projetos.
Por muito tempo chamada de “pulmão do planeta”, a Amazônia é uma das florestas tropicais mais importantes e um dos maiores reservatórios de carbono do mundo. É também o maior centro de biodiversidade do mundo, abrigando cerca de 20% de todas as espécies da fauna do planeta. Segundo o Embrapa, são cerca de 30 milhões de espécies, sem contar as que ainda não foram catalogadas. Mas apesar de sua grandeza, o desmatamento ainda afeta a região consideravelmente.
Entre agosto de 2020 e julho de 2021, a Amazônia sofreu o maior ataque dos últimos dez anos: foram 10.476 km² de área perdida — um tamanho equivalente a nove vezes a cidade do Rio de Janeiro. Foi um aumento de 57% com relação à temporada anterior.
É preciso pensar em políticas que protejam um dos maiores biomas existentes no planeta, que corresponde a mais de 40% do território nacional.
Antes de implementar políticas para uma cultura mais sustentável, uma empresa precisa saber por onde começar. É necessário conhecer sua pegada de carbono, ou seja, o quanto de gases de efeito estufa (GEE) são liberados em suas atividades diárias, que incluem desde a fabricação de seus produtos até a forma como seus empregados fazem o trajeto casa-empresa-casa.
Pensando nisso, a Biofílica criou sua própria calculadora de carbono. Com ela, pequenas e médias empresas podem calcular e receber o seu inventário de emissões, e assim descobrir sua pegada de carbono anual.
Após o cálculo, as PMEs podem neutralizar suas emissões comprando créditos de carbono online, apoiando os projetos de conservação da Floresta Amazônica.
A Biofílica, implementa diferentes tipos de projetos, que geram créditos de carbono, conheça as 3 principais abordagens:
Além disso, o time técnico da Biofílica está em fase de implementação de mais uma abordagem, o Blue Carbon, que gera créditos de carbono por meio da conservação e restauração de ecossistemas costeiros, como os mangues, marismas, apicuns e seagrass — pradarias marinhas.
É importante notar que todos os projetos da Biofílica são auditados e certificados por um padrão internacional de mercado. Eles utilizam os padrões VCS (Verified Carbon Standard) e CCB (Climate, Community & Biodiversity Standard) do VERRA (www.verra.org), o padrão de certificação mais utilizado no mercado voluntário de carbono global. Atualmente a Biofílica conta com 11 projetos em desenvolvimento e em operação.
Utilizando a abordagem REDD+, a Biofílica prospecta áreas da Amazônia que estão sob pressão por desmatamento e investe em atividades com foco na gestão e conservação de florestas a partir de metodologias internacionalmente reconhecidas. Uma vez que os projetos estão estruturados, auditores externos validam e verificam as atividades a fim de originar os créditos de carbono.
A Biofílica é responsável pela comercialização dos créditos no Brasil e no exterior, desenvolvendo soluções para empresas que desejam neutralizar as suas emissões.
Além disso, eles desenvolvem parcerias no setor público e privado para expandir os projetos de carbono para outros biomas além da Amazônia, utilizando as abordagens AR (Afforestation/Reforestation), ALM (Agricultural Land Management) e Blue Carbon.
A Biofílica é capaz de oferecer essa solução em larga escala por já atuar a quase 15 anos no mercado e possuir um portfólio robusto de soluções; atualmente, possuem quase 1,7 milhões de hectares de floresta sob conservação, representando aproximadamente 2 milhões de toneladas de dióxido de carbono que deixam de ser emitidas na atmosfera todo ano.
Em 2020, a Biofílica conquistou pela quarta vez o prêmio “The Best Project Developer, Forest and Land use” oferecido pela Environmental Finance, principal veículo de comunicação sobre mercados de ativos ambientais em todo o mundo, (os prêmios anteriores foram em 2015, 2018 e 2019).
Como parte de seu projeto de ampliação de serviços ambientais, em julho, a Ambipar adquiriu participação da Biofílica, que passa a se chamar Biofílica Ambipar Environment.
Com isso, a Ambipar traz ao seu portfólio de serviços projetos de conservação, reflorestamento e restauração da Amazônia, manejo agropecuário sustentável e mais estratégias de gestão de GEE.
A partir da fusão com a Biofílica, a Ambipar vai fortalecer sua atuação em um segmento que atrai cada vez empresas de diferentes mercados. A empresa já atuava no mercado de carbono por meio do projeto de ecosolo.
Plínio Ribeiro, cofundador e CEO da Biofílica, e toda a equipe continuarão à frente da empresa.
Se você deseja compensar a pegada de carbono da sua empresa, entre em contato com os especialistas da Ambipar e tire todas as suas dúvidas.
Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.