Popup Image
Central de Emergência 0800 117 2020 0800 117 2020 | (11) 3526-3526 0800 117 2020 Vendas (11) 3526-3526 [email protected] Escolha seu país:

Qual a importância do consumo sustentável?

Equipe redação

Por Equipe de Redação
Publicado em 1 de março de 2023

Segundo o Ministério do Meio Ambiente “O Consumo Sustentável envolve a escolha de produtos que utilizaram menos recursos naturais em sua produção, que garantiram o emprego decente aos que os produziram, e que serão facilmente reaproveitados ou reciclados”.

Como aplicar-se

Pensando nessa definição, entendemos que o consumo sustentável é uma atitude que envolve todo o processo de produção e um certo nível de consciência.

Trata-se de uma mudança de comportamento, quando individual leva-se mais tempo, mas quando em esforço conjunto de órgãos públicos, empresas a sociedade tende a evoluir mais rapidamente e consequentemente se aproveitar dos benefícios que esta ação promove. 

Alguns dos nomes dados ao Consumo Sustentável já circulam amplamente, como: Consumo consciente, consumo verde, consumo responsável. Mudanças são feitas no cotidiano, acompanhe algumas boas práticas;

  • Escolha de compras conscientes: comprar apenas o necessário
  • Observar a origem do produto, tanto em sua matéria-prima quanto nos trabalhadores que o desenvolveram; ou seja, se a cadeia de produção respeita os direitos humanos e ambientais
  • Diminuir ou até mesmo erradicar o desperdício de água, energia e alimentos
  • Sempre que possível reutilizar e reciclar os produtos, estendendo o seu tempo útil e servindo como recurso para um novo material

Qual a importância do consumo sustentável?

Sabemos que os recursos naturais são finitos, até mesmo os recursos considerados renováveis podem ser impactados por fenômenos como, poluição, aquecimento global e outros, resultante de más práticas de consumo das empresas e população no geral. 

Portanto, ao praticar boas ações a fim de atingir os objetivos de um planejamento eficiente e sustentável, é possível reduzir ou até mesmo impedir impactos a longo prazo e garantir os três pilares que ONU menciona em sua agenda, são eles: Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Ambiental.

Entende-se como desenvolvimento econômico, as alterações de composição do produto e alocação dos recursos pelos diferentes setores da economia, que tendem a melhorar os indicadores de bem-estar econômico, nas esferas financeira, produtiva e tecnológica.

Já conservação e desenvolvimento ambiental como um conjunto de ações corretivas e de manutenção da integridade e da qualidade do meio ambiente.

Dadas essas medidas, é possível assegurar o bem-estar social como um todo. Valorizando o progresso econômico, social e tecnológico em harmonia com a natureza.

Como promover o consumo sustentável?

Dentre as inúmeras práticas sustentáveis, separamos algumas soluções que Ambipar pode oferecer afim de aplicar a sustentabilidade na sua empresa e promover o bem-estar e consumo consciente à sociedade.

– Consultoria Ambiental da Ambipar tem se firmado como referência em consultoria na área, orientando os clientes na obtenção de licenças, certificações e autorizações exigidas pelos órgãos ambientais.

– O gerenciamento de resíduo da Ambipar conta com minuciosa classificação garante destinação final segura para preservação do Meio Ambiente tornando nulo os riscos legais às empresas contratantes.

Ao aderir este compromisso, através de nossos serviços. Sua empresa se apresenta ao mercado e ao futuro como um negócio que apoia e incentiva o desenvolvimento sustentável.

Compartilhe
Ambify CALCULAR CO₂

Solicite sua proposta

Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.








    250