Por Equipe de Redação
Publicado em 1 de março de 2023
O que é Economia Circular?
A economia circular é um conceito económico que faz parte do desenvolvimento sustentável, que pretende e enxerga a fabricação e consumo dentro de uma lógica cíclica, estendendo a vida útil dos produtos, reutilizando os resíduos e poupando recursos naturais. De acordo com a Fundação Ellen MacArthur, o conceito segue três princípios:
De modo que toda matéria-prima seja utilizada até seu esgotamento, podendo ser transformada, reutilizada ou reciclada. Sem recorrer ao descarte precoce, medida prejudicial ao meio ambiente. Que ocorre em outros tipos de economia como a Linear.
Economia Linear
Economia linear é a dinâmica que condiciona o crescimento na produção e a eficiência a um processo fechado, em que a vida útil do material possui apenas cinco etapas:
Processo que foi predominante nos últimos séculos, sendo um dos responsáveis diretos por inúmeros problemas ambientais que enfrentamos hoje, a boa notícia é que este modelo vem perdendo espaço com as novas medidas e implantação da Economia Circular.
Como funciona Economia Circular
A economia circular faz uma adequação no que seria o final do processo da economia linear, adicionando fases para estender a vida útil dos produtos.
Embora as primeiras etapas sejam as mesmas que na economia linear, elas costumam ser focadas na diminuição de desperdício e no reaproveitamento de materiais. Sua lógica começa muito antes do consumo, pois parte da consciência a respeito da importância dos recursos naturais.
De modo que nem sempre seja preciso extrair um novo recurso natural, este pode resultar de um insumo reciclável, que é transformado em matéria-prima para um novo produto.
Observe, ainda, que o consumo é seguido por manutenção e reparação, a fim de que os materiais tenham uma vida útil mais longa e possam ser reutilizados.
Na última fase, a reciclagem é a primeira opção, sendo que o descarte só acontece quando o recurso foi esgotado. Eles só serão descartados quando não puderem mais ser reaproveitados, e de forma consciente, visando diminuir o impacto ambiental.
Importância da Economia Circular
Com a implementação da Economia Circular é possível, preservar os recursos naturais, até mesmo reverter alguns danos ambientais como a poluição dos rios e do solo, o aquecimento global e a derrubada de florestas.
Garante inovações tecnológicas, empregos e renda, sem destruir o meio ambiente e esgotar recursos.
Apostar nesse sistema gera diversos impactos positivos, incluindo um aumento na oferta de recursos naturais e maior eficiência para empresas de todos os portes. Essa dinâmica elimina desperdícios em toda a cadeia produtiva, representando economia para as indústrias, seus parceiros e para o cliente final.
Além de todos os benefícios de bem estar social e ambiental esta implementação proporcionam às empresas que investem na economia circular visibilidade positiva perante os funcionários, consumidores e a sociedade, sendo reconhecidas como organizações responsáveis que zelam pelo bem-estar do planeta.
Conforme pontua a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o novo modelo de Economia Circular agrega a valorização de boas práticas que aumentam a competitividade da produção nacional.
Com informações: FIA
Para sua Empresa
Qualquer que seja a área de atuação de uma empresa, é preciso ter a consciência de que toda indústria já nasce com potencial poluente inerente ao seu perfil do negócio e que, portanto, o gerenciamento dos riscos ambientais precisa ganhar cada vez mais sofisticação diante dos mercados globalizados, onde as parcerias comerciais também se dão por afinidades que incluem questões relativas às políticas e práticas ambientais.
A Ambipar possui equipe técnica especializada para apoiar as empresas clientes na adoção e controle das melhores práticas de gerenciamento global de resíduos e atendimento aos requisitos legais. Por meio de sua Consultoria Ambiental Estratégica
Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.