Popup Image
Central de Emergência 0800 117 2020 0800 117 2020 | (11) 3526-3526 0800 117 2020 Vendas (11) 3526-3526 [email protected] Escolha seu país:

Estudantes conheceram as atividades da empresa e puderam se inspirar para os projetos que estão desenvolvendo no curso da Universidade

Equipe redação

Por Equipe de Redação
Publicado em 19 de abril de 2022

A Ambipar, multinacional brasileira, líder em gestão ambiental, assinou, recentemente, convênio de cooperação acadêmico-científico com a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), para desenvolver profissionais, conhecimento e tecnologia, a fim de promover a valorização de resíduos e a economia circular. Na última quinta (7), alunos de Engenharia de Produção do 9° e 3° semestre, se uniram para conhecer toda o Complexo Operacional em Nova Odessa-SP.

“Temos como objetivo tornar o Brasil uma referência em economia circular. Para isso, estamos estabelecendo parcerias como esta, focada no ensino superior, para o desenvolvimento das bases científicas e tecnológicas. Minha expertise como professor e o trabalho que desenvolvo na Ambipar me motivam a desenvolver projetos que contemplem o ESG em diversas esferas. Acreditamos que este será o primeiro de muitos projetos junto a universidades, em todo o Brasil”, afirma Rafael Tello, diretor de Sustentabilidade da Ambipar.

Foram ao todo 14 alunos que deram o ponta pé inicial na parceria, abrindo portas para outros tantos estudantes se motivarem a criar projetos de sustentabilidade. Logo quando chegaram, tiveram palestra de apresentação sobre a empresa, por Leon Tonwdoski, CEO do Grupo  Ambipar, no prédio Hazmat Training Center (HTC). Conheceram as duas frentes que segmentam a companhia: Response e Environment, além de saber da representatividade nacional e internacional da companhia.

Em seguida, Adilson Araújo, Coordenador de Treinamentos de Response, falou sobre o Centro de Treinamento Multimodal da Ambipar, o maior da América Latina. Os alunos puderam conhecer cada canto do espaço reservado às equipes e empresas que buscam por aperfeiçoamento. “É uma honra receber estudantes tão jovens e já interessados nas causas ambientais. Como sempre digo a todos que passam por aqui: nós trabalhamos com prevenção, preparação e resposta. Isso é o que qualifica os nossos serviços. Espero que retornem à Ambipar e, quem sabe, como colaboradores”, afirma Araújo.

“Estou encantada com o Centro de Treinamento. Gostei de saber como funciona cada parte e é bastante curioso. Não sabia que militares vinham se capacitar aqui. A empresa me surpreendeu bastante”, diz Marina Gonçalves, 21, estudante do 9° semestre de Engenharia da Produção, sobre as atividades da Ambipar Response

Por dentro do complexo

Gabriel Estevam Domingos, Diretor do PD&I – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, conduziu o restante da visita. Começando pela Central de Controle e Gerenciamento de Emergências (CECOE) mostrando todo o suporte que a empresa dá às operações de atendimento à emergência na comunicação entre os trabalhos executados em campo pelas bases e os tomadores de decisão na estrutura dos clientes.

Em seguida, conheceram a Eco Horta, projeto criado com o intuito de incentivar hábitos alimentares mais saudáveis e trabalho em equipe, onde os próprios colaboradores plantam e colhem hortaliças. Viram a Deixaki Ambify, um contêiner totalmente automatizado para receber resíduos recicláveis. Conheceram, também, o Sistema de Reuso de Água, equipamento com capacidade de armazenamento de 60 mil litros. Logo após, foram no Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) ver de perto alguns materiais patenteados pelo grupo.

“Eu sempre tive convicção que o desenvolvimento depende de pesquisa, tecnologia e mão de obra qualificada para fazer coisas diferentes. Quando me trouxeram a oportunidade de liderar este movimento, eu vi nisso uma grande oportunidade de trabalharmos o modelo de cooperação universidade/empresa, onde a gente tem a capacidade de ouvir a indústria/ mercado, capacidade de traduzir essas demandas em projetos, ideais e produtos”, apresenta Tello.

O convênio prevê oferta de bolsas de iniciação científica e tecnológica, bolsas de mestrado e financiamento de projetos de pesquisa. “Nós iniciamos a parceria para um hub de sustentabilidade, onde temos a Ambipar como primeiro grande aliado. A parceria envolve a parte acadêmica e pesquisa. Vamos estender para os cursos de especialização, com participação, inclusive, de professores/profissionais da Ambipar, ministrando módulos de treinamentos e pesquisa lato e strictu senso”, relata Alaércio Nicolete Junior, professor de Engenharia de Produção da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

“O curso de engenharia tem mais de 120 anos de história, que, agora, se junta a nós com o objetivo comum de trabalhar economia circular e de baixo carbono, nosso grande desafio. Do nosso lado, enquanto indústria, conseguimos avançar nos processos de desenvolvimento e atendimento dos clientes e diferenciação nos negócios e para a universidade, ela consegue ter uma conexão com o mercado. Dessa maneira, pode formar profissionais melhores e desenvolver competências para poder atender a sociedade da melhor forma”, conclui Tello.

Compartilhe
CALCULAR CO₂

Solicite sua proposta

Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.








    250