Por Equipe de Redação
Publicado em 24 de outubro de 2024
Natal (RN), 24 de outubro – A partir desta quinta-feira (24), os potiguares também poderão trocar vidro por desconto na fatura de energia. O projeto Vale Luz passará a receber esse resíduo, fruto da parceria entre a Neoenergia Cosern, Ambipar, multinacional brasileira líder global em soluções ambientais, e Heineken Spin. O valor pago por quilograma de vidro coletado será de R$ 0,15 Diversos tipos de vidro, a exemplo de garrafas de bebidas, serão aceitos. Essa iniciativa visa contribuir com a mudança do comportamento do consumidor para o descarte responsável de embalagens, promovendo ainda a circularidade do vidro localmente e o benefício social, já que o material será convertido em desconto na fatura de energia dos clientes da Neoenergia Cosern.
Para participar, o cliente deve separar o vidro – que precisa estar limpo e seco –, informar o código do cliente (localizado no canto superior direito da conta de energia) e entregá-lo em um dos pontos fixos de atendimento do projeto ou nas ações itinerantes na capital e em outros municípios da Região Metropolitana de Natal. A parceria entre as empresas fortalece e trazem maior capilaridade ao projeto Vale Luz, que integra o Programa de Eficiência Energética da distribuidora, regulado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
“A inclusão do vidro como mais um resíduo aceito no Vale Luz reflete nosso compromisso em ampliar as opções de descarte sustentável e promover a conscientização ambiental. Ao viabilizar a troca por desconto na fatura de energia, buscamos facilitar a adesão dos potiguares a práticas mais responsáveis e contribuir para a construção de um futuro mais verde para todos”, afirma Ana Mascarenhas, superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia.
Além dos consumidores que entregam vidro para obter desconto na conta de energia, os catadores de materiais recicláveis também podem participar da ação e receber o valor correspondente ao material descartado no projeto. A ideia é que os catadores recebam mais pelo resíduo que descartam, o mesmo valor praticado pela indústria – que é repassado integralmente aos participantes. “Atualmente, no projeto Vale Luz, temos 168 catadores cadastrados que entregam regularmente garrafas PET e latas de alumínio, recebendo aproximadamente R$ 0,10 (dez centavos) por latinha”, destaca a superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia.
Logística reversa do Grupo HEINEKEN no Rio Grande do Norte
Por meio da parceria, será realizada a logística reversa e a destinação correta das embalagens pós-consumo de vidro, que agora podem ser coletadas pelo projeto Vale Luz no estado. Esse ciclo completo de sustentabilidade possibilita o descarte responsável do vidro. O vidro, material amplamente presente no cotidiano, tem grande potencial de reciclagem, embora apenas 25% de todo o vidro produzido no Brasil seja reciclado atualmente.
“Atuamos há quase três décadas focados em soluções ambientais, com o objetivo de ajudar outras empresas a cuidarem do planeta, aliando meio ambiente e desenvolvimento econômico. E, há mais de 25 anos com a reciclagem do vidro. Com essa nova parceria, estamos otimistas em promover a logística reversa desse tipo de resíduo nos estados da Bahia e Rio Grande do Norte, incentivando o descarte de forma adequada para que seja reinserido efetivamente no ciclo produtivo. E assim, reduzir desperdícios e o impacto ambiental”, explica Felipe Cury, head de pós-consumo da Ambipar.
Outros materiais aceitos pelo Vale Luz
Além do vidro, o projeto Vale Luz aceita a troca de outros resíduos por desconto na fatura de energia. Entre os materiais aceitos estão latas de alumínio, garrafas PET, papelão, papel de escritório, jornais, sacos plásticos, embalagens de produtos de limpeza, latas de refrigerantes e outros produtos alimentícios e óleo de cozinha (que deve ser filtrado e entregue em uma garrafa PET transparente). Esses resíduos são pesados, e os descontos são aplicados diretamente na fatura de energia informada pelo consumidor. O principal objetivo do Vale Luz é, além de reduzir o valor da conta de energia, promover o uso racional dos recursos naturais e minimizar os impactos negativos causados pelos resíduos, estimulando a eficiência energética nas ações de reciclagem.
Sobre o Grupo HEINEKEN
O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, duas microcervejarias e também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG). No Brasil, o portfólio de bebidas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Amstel, Amstel Ultra, Devassa, Devassa Tropicaê, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. O portfólio de não alcoólicos inclui Heineken® 0.0, CLASH’D, FYS, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa.
Para obter mais informações, acesse www.heinekenbrasil.com.br e siga-nos no Instagram e LinkedIn.
Sobre a Neoenergia Cosern: Reconhecida como Melhor Distribuidora do Nordeste e Terceira Melhor Distribuidora do Brasil pela Associação Brasileira de Distribuidora de Energia Elétrica (Abradee), está presente nos 167 municípios potiguares. Detém uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados e atende 1,6 milhão de clientes (3,3 milhões de habitantes).
Sobre a Ambipar
A Ambipar é uma multinacional brasileira líder global em soluções ambientais e investe e opera projetos de descarbonização, economia circular, transição energética e regeneração ambiental, presente em 40 países e com mais de 20 mil colaboradores. A companhia tem ações listadas na B3 (AMBP3) e na Bolsa de Nova York (AMBI). Para saber mais, clique aqui.
Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.