Popup Image
Central de Emergência 0800 117 2020 0800 117 2020 | (11) 3526-3526 0800 117 2020 Vendas (11) 3526-3526 [email protected] Escolha seu país:

Contribuição com a conservação do meio ambiente e o consumo sustentável

Coleta seletiva ou recolha seletiva é o termo utilizado para o recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora. Dentre estes materiais recicláveis podemos citar os diversos tipos de materiais. 

 Lixo, Resíduos, Rejeitos o que os diferencia

Você já deve ter ouvido falar alguma vez sobre estes temas, pois bem, o termo “lixo” é muito difundido e popularizado, mas não é maneira correta de referir aos materiais que em teoria não tem mais utilidade. 

A coleta seletiva é um método que otimiza os processos de destinação do “lixo” que no caso são os “resíduos”, materiais descartados e passíveis de serem reciclados ou reutilizados. 

Então você pode estar se perguntando, e qual termo se refere aos resíduos que não servem mais? Esses são chamados de lixo? Não. Na verdade os materiais que depois de terem passado pelo processo de reciclagem e esgotados qualquer tipo de proveito, são chamados de “rejeito” pois não podem ser reutilizados mais e devem ser descartados de forma correta em um local apropriado. 

Importância 

A importância da coleta seletiva é justamente contribuir com a conservação do meio ambiente e o consumo sustentável, colaborando com redução dos impactos ambientais causados pelo exagero do consumo e o descarte incorreto de resíduos. 

A separação do lixo evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valor agregado destes e diminuindo os custos de reciclagem. Além de proporcionar empregos e fontes de renda.

Também pode ser visto como uma questão de saúde pública, pois uma vez que estes resíduos vão para locais inadequados, podem formar focos de proliferação de mosquitos e de outros vetores de doenças. Além de outros animais peçonhentos e perigosos. 

O vento e a chuva podem transportar o descarte para mares e rios. E o lixo plástico que não passou pela coleta seletiva pode entrar para a cadeia alimentar de animais fazendo com que espécies sejam prejudicadas e até mesmo extintas.

A prática da coleta seletiva é um dos pilares da sustentabilidade.

Materiais separados por cores

Trazemos aqui os principais materiais e as cores destinadas a cada uma delas. Confira:

  • Azul – Papel/Papelão
  • Amarelo – Metal
  • Verde – Vidro
  • Vermelho – Plástico
  • Marrom – Orgânico
  • Cinza – Lixo que não será encaminhado à reciclagem
  • Preto – Madeira
  • Branco – Lixo hospitalar/ saúde
  • Laranja – Resíduos perigosos
  • Roxo – Resíduos radioativos

Temos também um texto no blog que abrange um pouco mais outras tipos, como a Coleta de resíduos contaminados.

Para sua Empresa 

Segundo o Sebrae, o descarte correto dos resíduos caracteriza uma boa gestão das rotinas de uma empresa.  O que também podem constituir como um diferencial competitivo, principalmente em relação ao marketing verde tão difundido atualmente no mercado. 

Compartilhe
CALCULAR CO₂

Solicite sua proposta

Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.








    250