Por Equipe de Redação
Publicado em 1 de setembro de 2022
Solução sustentável que iniciou operação no dia 1º de agosto busca incentivar o descarte correto de materiais recicláveis. Máquinas foram instaladas em diversas estações do Metrô carioca. Reprodução/Triciclo
Cerca de 5 mil embalagens recicláveis já foram recolhidas pela Retorna Machine em um mês de operação no Rio de Janeiro. A máquina, que começou a funcionar na capital fluminense no dia 1º de agosto, é uma solução sustentável criada por uma empresa para incentivar o descarte correto de materiais recicláveis. Ela funciona como se fosse um banco onde você tem uma conta, mas a sua moeda é o resíduo que você descarta corretamente na máquina. Cada embalagem, como latinhas e garrafas, possui uma pontuação específica. Os pontos acumulados podem ser trocados por benefícios, como créditos para recarga de celular, transporte, dinheiro em banco digital e descontos em livraria e até na conta de energia elétrica.
No Rio de Janeiro, por enquanto, são 20 equipamentos espalhados pelas estações de metrô. Mais de mil pessoas já se cadastraram na plataforma. A expectativa é aumentar esses números e atingir mais de 10 mil embalagens descartadas nas máquinas por mês. Segundo Felipe Cury, CEO da Triciclo, a empresa responsável pela Retorna Machine, a ideia é incentivar o bom comportamento através de uma espécie de bonificação.
Quem passa pelo metrô avalia a iniciativa como curiosa e interessante.
Todo o resíduo descartado na máquina é recolhido e levado para galpões da própria empresa que implantou a ação para triagem e classificação. Depois de limpo, o material é encaminhado para cooperativas e companhias do setor para reciclagem, gerando assim emprego, matéria-prima e renda.
A empresa já atua no Brasil desde 2015. São mais de 300 equipamentos da Retorna Machine espalhados pelo país aqui no Rio, em São Paulo, em Belo Horizonte, Curitiba, Recife, Salvador e Manaus.
Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.