Central de Emergência 0800 117 2020 0800 117 2020 | (11) 3526-3526 0800 117 2020 Vendas (11) 3526-3526 [email protected] Escolha seu país:

Money Times por Juan Rey - 10/05/2022

Equipe redação

Por Equipe de Redação
Publicado em 10 de maio de 2022

Universo, da Ambipar, tem loja física em Pinheiros, bairro de São Paulo, e e-commerce (Imagem: Divulgação/ Universo)

Ambipar (AMBP3anunciou ao mercado e público em geral, no final de abril, a criação da loja Universo, que tem o objetivo de acelerar a transição para uma economia circular ao destinar de forma útil alguns dos objetos e resíduos industriais coletados pela empresa.

Em resumo, a economia circular é um conceito que se debruça na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. A ideia é que nada seja descartado, mas reutilizado, restaurado e renovado, e continue a vida útil.

“É importante de se entender que em nenhum lugar do mundo existe uma economia 100% circular, ainda. Esse processo é uma construção e, portanto, tem que se investir em pesquisa e desenvolvimento de processos. A Universo é um catalisador exatamente para isso”, afirmou o diretor executivo da Universo Ambipar, Vinicius Campion.

Com produtos como mobílias e espelhos produzidos com chapas de tubos de pasta de dente prensadas, e shampoos e condicionadores feitos com resíduos de colágeno da indústria farmacêutica, a Universo busca aprofundar ainda mais o core business de gestão ambiental e de resíduos da Ambipar.

“Quanto mais forte for a ideia de uma economia circular entre o público em geral, mais isso retro-alimenta nosso negócio principal, com os consumidores cobrando cada vez mais o comportamento ambientalmente correto das empresas”, explica Campion.

Ambipar investe moderadamente no novo negócio

Apesar da política de aquisições agressivas da Ambipar nos últimos anos, a empresa não vê problema em abrir mais um negócio enquanto absorve aquisições.

O investimento inicial na Universo foi moderado, de “menos de R$ 2 milhões”, estima Campion. A empresa também não pretende fazer grandes investimentos em marketing e aposta nas mídias sociais, além do engajamento do público no tema sustentabilidade, para alavancar o negócio.

O design e produção dos produtos é feito por um parceiro externo em contato direto com o laboratório da Ambipar – que tinha várias patentes sem uso prático (como a utilização do resíduo de colágeno em shampoo e condicionador) – para definição da maneira que os resíduos recolhidos podem ser aproveitados.

Compartilhe
CALCULAR CO₂

Solicite sua proposta

Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.







    250