Central de Emergência 0800 117 2020 0800 117 2020 | (11) 3526-3526 0800 117 2020 Vendas (11) 3526-3526 [email protected] Escolha seu país:

O objetivo é promover a qualificação do setor empresarial brasileiro acerca do mercado voluntário de carbono

Equipe redação

Por Equipe de Redação
Publicado em 1 de junho de 2022

A Ambipar, multinacional brasileira líder em gestão ambiental, deu início no final do mês de maio a uma agenda para a capacitação de líderes empresariais, em parceria com o CEBDS – Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável. O objetivo é promover a qualificação do setor empresarial brasileiro acerca do mercado voluntário de carbono, de maneira que as transações do setor ocorram dentro dos padrões existentes de integridade ambiental e adicionalidade.

Primeiramente, participam desta agenda as empresas associadas ao CEBDS, além de executivos de empresas brasileiras que são tomadores de decisão na esfera da administração pública. Sob o tema “Integridade Climática do Mercado Voluntário”, as lideranças poderão ampliar e operacionalizar o conhecimento em relação ao mercado voluntário de carbono e instituir uma agenda mais sólida e em linha com a conservação da sociobiodiversidade no país.

Ao longo da realização de quatro workshops que ocorrerão – de maio a agosto deste ano – os empresários serão qualificados sob as seguintes temáticas:

  1. Mercado voluntário e empresas: situando o mercado voluntário em relação às políticas empresariais e de precificação;
  2. Mercados voluntários no exterior e no Brasil: iniciativas internacionais atuais e estado da evolução no Brasil;
  3. Entendendo os padrões de certificação internacionais e nacionais;
  4. Análise prática de um projeto voluntário: identificando problemas.

Os encontros serão realizados virtualmente com a participação de profissionais com vivência internacional sobre o mercado de carbono, identificação de soluções de baixo carbono para desenvolvimento de programas de mitigação climática e amplo espectro de setores industriais atendidos.   

O CEBDS é uma associação civil sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento sustentável por meio da articulação junto aos governos e a sociedade civil, além de divulgar os conceitos e práticas mais atuais do tema. Foi fundado em 1997 por um grupo de empresários brasileiros, atento às mudanças e oportunidades que a sustentabilidade trazia. Hoje reúne mais de 80 grupos empresariais com atuação no Brasil.

Disseminando conhecimento e expertise empresarial

Com amplo conhecimento no que se refere ao mercado de carbono, executivos da Ambipar Group, Biofílica Ambipar e Ambipar VG irão reforçar e potencializar a discussão durante os dias do workshop.

A Ambipar é uma empresa que atua em diversos segmentos para oferecer serviços e produtos completos voltados à gestão ambiental. Pela Ambipar VG, por exemplo, a companhia oferece uma plataforma de cursos à distância para profissionais liberais e corporações que buscam capacitação completa em sustentabilidade e requisitos legais. Há cerca de 20 anos, a empresa opera no monitoramento legal e implementação de sistemas de gestão. Com o apoio de auditores formados, oferece assessoria para as empresas no que diz respeito às certificações e normas ISO, bem como na construção da agenda ESG.

Em sua estrutura contempla braços de treinamentos variados que ratificam a responsabilidade de organizar agendas temáticas sobre o Mercado Voluntário de Carbono, bem como desenvolver Programas de Redução e/ou Sequestro de Carbono, viáveis técnica e economicamente, para mitigar os impactos ambientais causados e influenciar positivamente a sociedade regional.

Com a Biofílica Ambipar, a companhia traz a competência na criação e desenvolvimento de um mercado sólido e confiável de créditos de carbono florestais, tornando-se referência nacional do mercado de compensação de reserva legal, com soluções em todas as modalidades, estados e biomas.

A Biofílica implementa diferentes tipos de projetos que geram créditos de carbono em: REDD+ AR (Afforestation / Reforestation) e ALM (Agricultural Land Management). Além disso, está em fase de implementação de mais uma abordagem, o Blue Carbon, que gera créditos de carbono por meio da conservação e restauração de ecossistemas costeiros, como os mangues, marismas, apicuns e seagrass — pradarias marinhas.

Em 2020, a Biofílica Ambipar conquistou pela quarta vez o prêmio “The Best Project Developer, Forest and Land use” oferecido pela Environmental Finance, principal veículo de comunicação sobre mercados de ativos ambientais em todo o mundo, (os prêmios anteriores foram em 2015, 2018 e 2019).

Comprometida com a mitigação das mudanças climáticas, a Ambipar instituiu a Diretoria de Iniciativas de Carbono sob a gestão da Bianca Maíra Teixeira Ayres que é responsável pelos programas de certificados no mercado voluntário de carbono para gerar impactos socioambientais positivos a nível mundial, contribuindo com todos os setores industriais.

Bianca é formada em engenheira bioquímica pela Universidade de São Paulo (USP), é doutora em engenharia química pela Universidade de Campinas (Unicamp) e possui pós-doutorado em bioprocessos pela Universidade de Lund, na Suécia.

Compartilhe
CALCULAR CO₂

Solicite sua proposta

Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.







    250