Central de Emergência 0800 117 2020 0800 117 2020 | (11) 3526-3526 0800 117 2020 Vendas (11) 3526-3526 [email protected] Escolha seu país:

Movimento do Pacto Global da ONU visa mover o setor empresarial para combater o desmatamento na Amazônia a partir da assinatura de compromissos ambientais

Equipe redação

Por Equipe de Redação
Publicado em 21 de setembro de 2023

Projeto de créditos de carbono REDD+ realizado pela Biofílica Ambipar na Amazônia.

A Ambipar Group, multinacional brasileira líder em gestão ambiental, é embaixadora do Movimento Impacto Amazônia, compromisso lançado pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) no último dia 14 de setembro, em Nova Iorque. O movimento visa definir, para o setor empresarial, a implementação de uma série de iniciativas e projetos que assegurem o combate ao desmatamento e promovam ações para manter a floresta em pé até 2030.

Em resposta às demandas do setor privado e da sociedade civil, o Pacto Global da ONU no Brasil iniciou diálogos sobre seu papel na preservação da Amazônia com diferentes organizações e personalidades no combate ao desmatamento e na preservação do bioma.

Para Rafael Tello, diretor de sustentabilidade da Ambipar Group, apesar de haver um grande potencial para trabalhar de forma articulada com as mais de 1.900 organizações que fazem parte do Pacto Global no Brasil, ainda existe um alto nível de complexidade para avançar no combate ao desmatamento e no desenvolvimento sustentável da região. “Um setor ou organização, isoladamente, não possui força suficiente para endereçar essa movimentação. Por isso, é preciso definir uma articulação que envolva o setor privado, poder público e sociedade civil e que tenha ambição e compromissos públicos nítidos que possam ser monitorados. É exatamente isso que o Pacto Global da ONU tem por objetivo ao implementar o Impacto Amazônia”, afirma.

O movimento é pautado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a partir de três pilares de atuação. O primeiro é o Accountability Ambiental, que visa engajar atores do setor público em uma ação conjunta para representar o setor privado na aplicação da legislação ambiental. O segundo pilar, chamado de Enfrentando o Desmatamento, visa garantir que as operações e produtos das empresas não contribuam com o desmatamento da Amazônia. Por fim, o terceiro pilar, Floresta em Pé, busca desenvolver projetos que apoiem a manutenção e preservação das florestas até 2030.

De acordo com Rafael Tello, a participação da Ambipar Group como embaixadora do Impacto Amazônia é de extrema importância para a companhia, mas também para gerar impactos positivos à sociedade. “O movimento irá contribuir com a preservação da maior floresta do mundo, além de promover processos de produção mais responsáveis por parte das empresas. As ações auxiliam na luta contra as mudanças climáticas para garantir um futuro mais sustentável à toda a sociedade. Por isso, é tão importante que o setor empresarial se mobilize junto à Ambipar Group e o Pacto Global, a fim de cumprir as agendas ambientais até 2030”, diz.

A assinatura de compromissos do Movimento Impacto Amazônia ocorreu no último dia 14 de setembro, durante o evento SDGs in Brazil, do Pacto Global, realizado na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Sobre a Ambipar

A Ambipar é uma multinacional brasileira, pioneira em soluções em gestão ambiental, presente em 40 países dos 6 continentes. Com suas subsidiárias, Ambipar Environment e Ambipar Response, visa contribuir para que as empresas e a sociedade sejam sustentáveis, preservando o mundo para as futuras gerações. Assim, ela oferece serviços e produtos como gerenciamento de crises e atendimento a emergências ambientais, ocorridas em rodovias, ferrovias, aeroportos, portos, terminais portuários, indústrias, mineradoras e dutos.

A Companhia apresenta em seu DNA o comprometimento com as questões sustentáveis, trabalhando os Pilares ESG dentro de seus negócios, além de prover soluções eficazes e estabelecer parcerias duradouras com colaboradores, clientes e fornecedores. Para saber mais, clique aqui.

Informações à imprensa

[email protected]

Compartilhe
CALCULAR CO₂

Solicite sua proposta

Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.








    250