Central de Emergência 0800 117 2020 0800 117 2020 | (11) 3526-3526 0800 117 2020 Vendas (11) 3526-3526 [email protected] Escolha seu país:

Adquirida pela Ambipar, empresa oferece uma série de serviços voltadas para ambientes hospitalares

Equipe redação

Por Equipe de Redação
Publicado em 11 de maio de 2022

Há quase 20 anos, a SIR Ambiente, hoje Ambipar Environment SIR Reverse, oferece soluções de gestão industrial, consultoria ambiental e incentivo a processos de economia circular, além de manufatura reversa de equipamentos médicos e hospitalares, vestuários, eletroeletrônicos, lâmpadas e aerossol.

Fundada em 2001, a SIR Ambiente  nasceu com o objetivo fornecer soluções ambientais para diversas industrias, validando formas de descarte e reciclagem em seus processos. Por isso, foi uma das pioneiras em logística reversa de eletroeletrônicos e gerenciamento interno nas indústrias alimentícia e cosmética.

Com o passar dos anos, a empresa desenvolveu tratamentos, projetos e conhecimento técnico para oferecer soluções mais adequadas e sustentáveis a cada setor industrial e varejista.

Conheça alguns dos serviços oferecidos pela empresa:

Gerenciamento global de resíduos

Especialista em gerenciamento global de resíduos, a Ambipar Environment SIR Reverse conta com os melhores profissionais em elaboração de planos, gestão, qualificação de fornecedores, controles internos, práticas sustentáveis e desenvolvimento de indicadores.

E esse trabalho não fica apenas na parte  estratégica. A mão de obra qualificada da empresa também atua na parte operacional, com a movimentação interna de resíduos, separação, acondicionamento e descarte correto.

O sistema de monitoramento e gestão ambiental online, implantado na Ambipar Environment SIR Reverse, facilita o acompanhamento do cliente, mantendo o compromisso de promover a sustentabilidade nos processos, não geração de resíduos e aproveitamento com a reciclagem.

Gestão de resíduos hospitalares

Resíduos de clínicas, hospitais e unidades de pronto atendimento não devem ser descartados como lixo comum. Boa parte deles oferece risco sério à saúde pública quando não enviado ao destino correto.

Pensando nisso, a Ambipar Environment SIR Reverse oferece a gestão de todos os tipos de resíduos hospitalares, da coleta até a destinação final.

A empresa ainda faz a elaboração ou revisão do plano de gerenciamento de resíduos de serviço saúde (PGRSS) da instituição, além de soluções inovadoras para descarte de explantes, equipamentos médico hospitalares, logística reversa de medicamentos e destinação de aventais de chumbo.

Manejo de explantes

A Ambipar Environment Sir Reverse atua em todas as fases — desde o coletor específico para acondicionamento dos explantes até a coleta, destruição e destinação. O pré-requisito para que seja possível esse formato é a garantia que o cliente já tenha esterilizado o material.

Para que o descarte funcione corretamente, a SIR  trabalha com protocolos rígidos quanto à segurança, por isso, após o recebimento, os explantes são esterilizados novamente, para assim, iniciar a destruição e descaracterização.

Return Merchandising Authorization (RMA)

RMA — ou, em português, ADM (Autorização de Devolução de Mercadoria — é uma transação em que o dono de um produto defeituoso envia o item para obter uma reparação, produto novo ou reembolso. Para obtê-la, o produto passa por uma série de testes.

A Ambipar Environment Sir Reverse faz todo o processo com base na legislação vigente e no Código de Defesa do Consumidor.  Por isso, gerencia  a abertura da solicitação da troca em garantia, importação, despacho aduaneiro, armazenagem, coleta, verificação física e visual, scrap e relatório final.

Consultoria ambiental

A Ambipar Environment Sir Reverse fornece consultoria ambiental completa para sua companhia, incluindo:

  • Elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil;
  • Elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço Saúde;
  • Elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos;
  • Elaboração de procedimentos e documentos;
  • Viabilidade de projetos de economia circular;
  • Assessoria técnica em atendimentos legais;
  • Treinamentos e elaboração de planos;
  • Homologação de fornecedores;
  • Controles internos;
  • Auditoria interna.

Manufatura reversa de eletroeletrônicos

A SIR tem todos os recursos necessários para garantir a destruição e descaracterização completa de resíduos eletroeletrônicos — tudo isso seguindo as normas de segurança da informação e proteção à marca.

Após a destruição, os resíduos eletroeletrônicos são enviados a indústrias de beneficiamento, garantindo a rastreabilidade via software de gestão. Por fim, a empresa recebe relatório técnico e certificado de destinação.

SIR é Ambipar

No início de setembro, a Ambipar anunciou a compra da SIR Ambiente Inteligência Ambiental.

Segundo a Ambipar, essa aquisição gera sinergia operacional com a atual divisão de manufatura reversa, trazendo oportunidades de otimização das atividades administrativas e cross selling, em linha com o plano estratégico de crescimento, com potencial maximização das margens e retorno.

Compartilhe
CALCULAR CO₂

Solicite sua proposta

Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.








    250