Central de Emergência 0800 117 2020 0800 117 2020 | (11) 3526-3526 0800 117 2020 Vendas (11) 3526-3526 [email protected] Escolha seu país:

Medidas de adaptação e mitigação

Equipe redação

Por Equipe de Redação
Publicado em 26 de novembro de 2021

As ações de mitigação de mudanças climáticas são realizadas em diferentes esferas, que variam de acordo com os agentes envolvidos e os reflexos proporcionados pelo comprometimento e investimento empregados. Podem ser ações de adaptação e mitigação, decididas e implantadas na esfera global, nacional, regional, local ou até mesmo individual. O fato é que todos, em maior ou menor grau, podem e devem fazer parte dessa rede. O primeiro, e mais importante passo, é a consciência e reconhecimento que sempre há o que melhorar. 

A transformação sustentável é um processo de introdução de medidas que envolve planejamento, implantação de estratégias e monitoramento. Identificar um cenário de referência, inventariar as emissões, traçar metas gradativas para a transição de padrões e direcionar os esforços para obter uma economia de baixo carbono, é um bom começo. Sempre que houver o potencial de geração de crédito de carbono, através de certificação e, portanto, monetização dessas atividades, vale a pena alinhar parcerias na cadeia de valor e região de influência para que a ação se engrandeça ainda mais. 

O tempo entre a consciência, decisão, implementação e as respostas variam. Muitos dos benefícios das iniciativas de mitigação só serão demonstrados no futuro, mas medidas de adaptação podem ser evidenciadas e render benefícios imediatos.  

Créditos de Carbono 

Gerar crédito de carbono é uma forma de valorizar atividades que contribuem para a mitigação de mudanças climáticas. Para isso, é importante ter índices de metas, ou seja, identificar o que a empresa faz e colocar metas para mudar. Gerar números e traçar o plano para poder desenvolver ações concretas que são avaliadas por investidores de diferentes formas, garantindo não só a viabilidade financeira e grau de confiabilidade das iniciativas, como a capacidade de evoluir no caminho do desenvolvimento sustentável. 

O mundo de baixo carbono é um futuro que começa agora, ou seja, depende de pensar nisso desde já e sistematizar os processos. Existem empresas em vários níveis, algumas que já estão galgando implementação e outras que ainda vão começar a fazer o inventário, mas só é possível afirmar que se está fazendo algo para a mitigação das mudanças climáticas ao mensurar o impacto e planejar o cronograma. 

Medidas de adaptação e mitigação 

É possível adotar medidas que buscam reverter as mudanças climáticas em andamento, ou adaptar-se à redução dos impactos ambientais gradativamente. Além disso, a mitigação das emissões de carbono diminuirá os custos de adaptação no futuro. Se pensarmos em nível local, uma resposta eficaz às mudanças climáticas deve combinar a mitigação, para evitar o incontrolável e a adaptação, para gerir o inevitável. 

Em linhas gerais, a mitigação envolve os setores de energia, transportes, conservação e recuperação de florestas e fixação de carbono por meio da agricultura. Os atores envolvidos em ações de mitigação são bem-organizados e estão relacionados a estratégias nacionais e formuladores de políticas. As decisões de investimentos são tomadas para médio e longo prazo.  

A análise de problemas e oportunidades deve ocorrer em diferentes escalas espaciais, destacando a necessidade de ligar as respostas globais e locais de riscos e oportunidades comuns. Como parte integral do desenvolvimento sustentável, a adaptação e a mitigação estão interligadas, e têm o propósito de reduzir os efeitos indesejados para a atual e as futuras gerações.  

Divulgação estratégica 

Dentro desse contexto, entram também as estratégias de comunicação e a interação com o público, composto por colaboradores, fornecedores, parceiros, órgãos reguladores, sociedade ou consumidores. Despertar o interesse e a percepção de cada um deles diante das ações que sua empresa realiza é uma forma eficaz de valorizar suas atividades de mitigação de mudanças climáticas. 

A transparência do processo consiste em publicar relatórios online, que demonstrem seu envolvimento real com a causa e aumentem sua credibilidade. Um site ou blog bem estruturado documentando todo o processo de transição, planejamento, ações executadas e planos futuros, comunicam e engajam bastante.  Assim como a certificação e incorporação de selos em assinatura de e-mail, rótulos e embalagens. Ações em redes sociais e participação em feiras e eventos são excelentes meios para se aproximar de potenciais investidores, clientes e da sociedade como um todo. 

Não menos importante que comunicar as ações adotadas pela empresa é medir o resultado, por isso é fundamental traçar métricas para avaliar o alcance dessas ações. O relacionamento e alinhamento de valores com seu público vão alimentar cada vez mais seu envolvimento e comprometimento com a causa, bem como a forma como seu negócio é visto.  

Como a Ambipar pode auxiliar empresas a valorizar boas práticas sustentáveis  

A transição depende do mapeamento, onde a análise crítica direciona as ações possíveis e avalia estrategicamente o que a empresa já faz, levando em conta o desenvolvimento tecnológico previsto até 2030.  A transição tem que ser gradual, pensando sempre que o mais indicado é trabalhar o planejamento financeiro em conjunto com o técnico, aliando produtividade e sustentabilidade. 

A Ambipar, pioneira no Brasil em soluções ambientais para empresas, com o compromisso de atender cada etapa da cadeia produtiva com alto padrão de qualidade, preza pela ética e o pronto atendimento às demandas de seus clientes. A empresa oferece serviços inteligentes e expertise, para juntos superar os desafios da sustentabilidade e encontrar a melhor forma de valorizar as atividades que contribuem para a mitigação de mudanças climáticas. 

Compartilhe
CALCULAR CO₂

Solicite sua proposta

Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.








    250