Central de Emergência 0800 117 2020 0800 117 2020 | (11) 3526-3526 0800 117 2020 Vendas (11) 3526-3526 [email protected] Escolha seu país:

Soluções ambientais de grandes companhias como Ambipar Group promovem projetos de conservação

Equipe redação

Por Equipe de Redação
Publicado em 5 de setembro de 2023

São Paulo, 05 de setembro de 2023 – O Dia da Amazônia, comemorado em 5 de setembro, reforça o compromisso de toda a sociedade na conservação da maior floresta do mundo e bioma fundamental para o equilíbrio climático e ambiental de todo o planeta. Segundo dados do DETER, sistema de detecção de desmatamento em tempo real por satélite, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o desmatamento na Amazônia apresentou queda de 33,6% em áreas de alerta no primeiro semestre de 2023, comparado ao mesmo período do ano passado.

A redução registrada pelo INPE reforça a importância das iniciativas voltadas para a conservação da floresta amazônica e o combate ao desmatamento. Além do aumento da fiscalização, ações de grandes empresas na Amazônia ajudam a conservar o bioma e gerar créditos de carbono para compensação das emissões de gases do efeito estufa.

A contribuição da Ambipar à Amazônia acontece por meio dos projetos da Biofílica Ambipar, que é responsável por uma área de conservação que ultrapassa os 2 milhões de hectares. Fundada em 2008, a Biofílica Ambipar é referência brasileira no desenvolvimento de projetos que buscam a conservação e restauração das florestas, principalmente a amazônica.

Os projetos REDD + da Biofílica Ambipar (abordagem que gera créditos de carbono por meio de ações de combate ao desmatamento e à degradação florestal combinado com atividades de proteção à biodiversidade e de promoção do bem-estar nas comunidades) são verificados e aptos para comercialização no mercado voluntário de carbono, único que opera no Brasil. Essa ferramenta é importante para a recuperação e conservação de florestas e redução das emissões de gases do efeito estufa (GEE), incluindo o dióxido de carbono, por meio de mecanismos de compensação.

“A compra de créditos de carbono é uma solução internacionalmente reconhecida para empresas compensarem suas emissões de GEE, os créditos são um meio para financiar a conservação florestal e uma barreira importante no combate ao desmatamento. Além de ajudar no combate às mudanças climáticas, a compra de créditos de carbono proporciona diversos benefícios, colocando-se como umafrente relevante para a jornada de descarbonização das organizações”, explica Plínio Ribeiro, CEO da Decarbon na Ambipar Environment.

Uma pesquisa da Universidade Federal de Viçosa (UFV) mostrou que 1 hectare de árvores absorve 3,1 toneladas de gás carbônico por ano. Para se ter uma ideia, essa é a quantidade de gás emitida por um carro depois de transitar 16000 km. Uma árvore madura, de tamanho médio, por exemplo, produz cerca de 120 kg de oxigênio por ano. Ainda segundo o estudo, 1 hectare de árvores produz a quantidade de oxigênio equivalente à necessidade de 40 pessoas.

As áreas administradas pela Biofílica Ambipar reduzem (REDD+) e removem (ARR) cerca de 4.7 milhões de tCO2e (toneladas de carbono equivalente) por ano. Segundo Plínio, a intenção é dobrar esse número e alcançar 7 milhões nos próximos anos, aumentando significativamente a área de floresta que é gerenciada ou plantada pela empresa.

Para democratizar o acesso aos conceitos e às práticas de compensação de carbono, a Ambipar criou um utility token, por meio da Ambify, que conecta as pessoas a uma economia mais verde e de baixo carbono. O objetivo é reduzir os impactos gerados pelas mudanças climáticas. Com o token ABFY, é possível compensar as emissões de carbono de forma simples, transparente e segura, tanto para pessoas jurídicas quanto físicas.

Um crédito de carbono corresponde a 1 tCO2e (tonelada de gás carbônico equivalente) evitada, e pela tecnologia da Ambify, esse crédito pode ser dividido em quilos, permitindo a compensação por pessoas e pequenas empresas.

De acordo com o diretor de ativos digitais da Ambipar Group, João Valente, o foco da Ambify está na conscientização de que as ações mais cotidianas das pessoas produzem uma pegada de carbono que afeta o meio ambiente.  “Estamos falando de quando fazemos uma refeição, nos locomovemos, vamos a um jogo de futebol, vemos uma série em casa. Todas essas atividades e inúmeras outras deixam um rastro que contribui para a emissão dos gases do efeito estufa. Com a Ambify, qualquer empresa ou pessoa física pode mensurar, de forma simples, a sua pegada de carbono e contribuir para reduzi-la ou neutralizá-la”, afirma.

O ABFY está disponível nas maiores corretoras de criptoativos brasileiras e até mesmo em corretoras estrangeiras. A utilização da tecnologia blockchain reforça a transparência, a integridade e o registro dos créditos disponibilizados na plataforma, assegurando ao comprador informações claras e seguras sobre como e onde as emissões estão sendo compensadas.

A tecnologia Ambify, que mensura as emissões de CO₂, é fundamentada pelo Programa Brasileiro do Protocolo GHG e auditada pela SGS, líder global no segmento. Os créditos de carbono utilizados na metodologia de compensação da Ambify são certificados pelo Programa VCS da Verra, responsável por 75% de toda a certificação de projetos de crédito de carbono no mercado voluntário do mundo.

A floresta amazônica desempenha um papel fundamental no equilíbrio do clima. Ela absorve grandes quantidades de dióxido de carbono. Sem ela, a temperatura global aumentaria significativamente, causando mudanças climáticas catastróficas. Com o uso da tecnologia, inovação e conhecimento para criar projetos que ajudam a proteger a floresta e suas comunidades, o trabalho da Ambipar é um exemplo de como as empresas podem contribuir para a preservação desse bioma e o combate às mudanças climáticas.

Sobre a Ambipar

A Ambipar é uma multinacional brasileira, pioneira em soluções em gestão ambiental, presente em 40 países dos 6 continentes. Com suas subsidiárias, Ambipar Environment e Ambipar Response, visa contribuir para que as empresas e a sociedade sejam sustentáveis, preservando o mundo para as futuras gerações. Assim, ela oferece serviços e produtos como gerenciamento de crises e atendimento a emergências ambientais, ocorridas em rodovias, ferrovias, aeroportos, portos, terminais portuários, indústrias, mineradoras e dutos.

A Companhia apresenta em seu DNA o comprometimento com as questões sustentáveis, trabalhando os Pilares ESG dentro de seus negócios, além de prover soluções eficazes e estabelecer parcerias duradouras com colaboradores, clientes e fornecedores.

Informações à imprensa

[email protected]

Compartilhe
CALCULAR CO₂

Solicite sua proposta

Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.








    250