Central de Emergência 0800 117 2020 0800 117 2020 | (11) 3526-3526 0800 117 2020 Vendas (11) 3526-3526 [email protected] Escolha seu país:

A empresa atua em projetos que vão desde conservação de florestas ao uso do solo

Equipe redação

Por Equipe de Redação
Publicado em 28 de julho de 2023

São Paulo, 28 de julho de 2023 – O relatório de sustentabilidade da Ambipar (AMBP3) divulgado dia 27 mostra que a empresa continua expandindo seus negócios de conservação florestal. Com 2 milhões de hectares de florestas preservadas, o que equivale a quase 90% do território de Sergipe, a empresa atua em projetos que vão desde conservação de florestas ao uso do solo.

Os projetos, conhecidos como Manoa e Corredores de Vida, ficam localizados nos estados do Pará, Amapá, Acre, Rondônia e São Paulo.

Em 2022, a companhia também avançou na comercialização de créditos de carbono por meio de criptoativos. Foram vendidos 4.128 ABFY, o que representa a compensação de mais de 4 mil toneladas de CO2e, via plataforma Ambify. Conhecidos como utility tokens, eles são comercializados em plataformas brasileiras e estrangeiras.

Além disso, com a aquisição de 16 companhias no último ano, e atingindo cerca de 14 mil colaboradores, a empresa reforça sua participação entre as companhias brasileiras com maior número de escritórios no Exterior.

Com a chegada a mais 24 países em 2022, a companhia está presente agora em 40 nações, número maior até mesmo que as duas maiores companhias de capital aberto na bolsa brasileira. A Ambipar totaliza 400 bases operacionais em todo o mundo, e desde 2020 quase quadruplicou o número de funcionários.

Números

A Ambipar, líder em gestão ambiental do país, mantém uma área de 730 mil hectares de áreas projetos de conservação florestal, o equivalente a cerca de 5 vezes o território da cidade de São Paulo. No total, são 2 milhões de hectares de área sob monitoramento nos projetos REDD+ na Amazônia. Com isso, no ano passado, sequestrou gás carbônico equivalente às emissões de 2,1 milhões de veículos circulando, em média, 12.900 km por ano (distância do Rio ao Afeganistão). Para efeito de comparação, segundo o IBGE, é a mesma quantidade de automóveis no município do Rio de Janeiro. Os números chamam a atenção em função do avanço da discussão da regulação do mercado de crédito de carbono no país. Segundo o Instituto de Finança Internacional, esse setor deve movimentar US$ 100 bilhões ao ano até 2050.

Economia circular para reduzir resíduos

Os dados fazem parte do Relatório Anual e de Sustentabilidade de 2022 e apresenta ao mercado o volume de 1,650 milhão de toneladas de resíduos valorizados. Ou seja, reaproveitados pela companhia. Com suas ações de economia circular, a empresa conseguiu que deixassem de ser destinados a aterros o volume de lixo equivalente ao que seria produzido por 4,1 milhões de pessoas durante um ano.

Prêmios e reconhecimento

Uma das principais inovações criadas pela Ambipar no último ano que contribuiu para a gestão de resíduos e reflorestamento são as biocápsulas. Feitas com colágeno obtido a partir de resíduos da indústria farmacêutica, elas são biodegradáveis e levam consigo sementes de árvores nativas para serem dispersadas. Para isso, são usados drones para aumentar o alcance e o acesso a locais onde o plantio seria muito mais difícil.

A iniciativa já dispersou no solo mais de 1,2 milhão de biocápsulas, transformando resíduos em árvores, e rendeu, até o momento, mais de 10 prêmios no Brasil e no exterior.

Esses números dão sustentação à posição de líder global em gerenciamento de crises e emergências nos Estados Unidos. São mais de 1.200 clientes nos setores de petróleo, transporte, energia, mídia e tecnologia, além do setor público norte-americano.

Considerando a contribuição da Ambipar para preservação do mundo para as futuras gerações, em 2022, a empresa foi convidada a se tornar apoiadora institucional do Pacto Global da ONU. É a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. A companhia assumiu formalmente a missão de contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.

Neste sentido, trabalhando em projetos de descarbonização, cerca de 3,3 milhões de tCO2eq de emissões são sequestradas por ano pelos projetos da Biofílica Ambipar Environment, braço da Ambipar no mercado de carbono.

Também foi ampliada a cadeia de Gestão e Valorização de Resíduos incorporando a logística reversa de pneus e borrachas para coprocessamento. A aquisição fortalece a presença da Ambipar no Nordeste do Brasil, em especial na indústria da borracha, com capacidade de processamento de mais de 4500 toneladas de pneus e borrachas por ano.

Sobre a Ambipar

A Ambipar é uma multinacional brasileira, pioneira em soluções em gestão ambiental, presente em 40 países dos 6 continentes. Com suas subsidiárias, Ambipar Environment e Ambipar Response, visa contribuir para que as empresas e a sociedade sejam sustentáveis, preservando o mundo para as futuras gerações. Assim, ela oferece serviços e produtos como gerenciamento de crises e atendimento a emergências ambientais ocorridas em rodovias, ferrovias, aeroportos, portos, terminais portuários, indústrias, mineradoras e dutos. A Companhia apresenta em seu DNA o comprometimento com as questões sustentáveis, trabalhando os Pilares ESG dentro de seus negócios, além de prover soluções eficazes e estabelecer parcerias duradouras com colaboradores, clientes e fornecedores. Para saber mais, clique aqui.

Informações para imprensa – Ambipar

[email protected] 11 98488- 5084

[email protected].

Compartilhe
CALCULAR CO₂

Solicite sua proposta

Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.








    250