Central de Emergência 0800 117 2020 0800 117 2020 | (11) 3526-3526 0800 117 2020 Vendas (11) 3526-3526 [email protected] Escolha seu país:

Workshop “Integridade Climática do Mercado Voluntário’ tem como objetivo promover a qualificação do setor empresarial brasileiro acerca do mercado voluntário de carbono

Equipe redação

Por Equipe de Redação
Publicado em 26 de julho de 2022

A Ambipar, em parceria com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), realizaram, no dia 26 de julho, a terceira edição do workshop “Integridade Climática do Mercado Voluntário’ que tem como objetivo promover a qualificação do setor empresarial brasileiro acerca do mercado voluntário de carbono, bem como reforçar as transações do setor para que ocorram dentro dos padrões existentes de integridade ambiental e adicionalidade. Com amplo conhecimento no que se refere ao mercado de carbono, executivos da Ambipar Group, Biofílica Ambipar Environment e Ambipar VG potencializam a discussão durante os dias dos workshops.

Após as etapas ocorridas nos últimos dois meses, o evento retornou, de modo online, com o tema: “Entendendo os padrões de certificação internacionais e nacionais”. Nesta edição, o encontro busca apresentar os padrões de certificação no mercado de carbono voluntário existentes, evidenciando as semelhanças e diferenciação de mecanismos de funcionamento, bem como suas abrangências de escopos e categorias. Com a intenção de promover o conhecimento dos padrões estabelecidos, a comunidade empresarial poderá se fortalecer e melhor direcionar sua estratégia para a desaceleração do aquecimento global.

Parceria entre Ambipar e CEBDS busca apresentar padrões de certificações de crédito de carbono

“Distinguir os padrões de certificação significa compreender como funciona o processo de validação e verificação de créditos de carbono. Ou seja, as empresas terão suporte para alinhar o mapeamento de suas emissões, atrelados com os próprios princípios e resultados de buscas pela preservação ambiental”, declara Bianca Ayres, Diretora Executiva de Iniciativas de Carbono da Ambipar Group.

Para Annie Groth, Head de Advocacy da Biofílica Ambipar, “o principal papel das certificadoras é trazer uma linguagem em comum para os projetos de carbono. Se todos falamos a mesma “língua”, em termos dos passos científicos implementados para o desenvolvimento de projetos, podemos assegurar que o mesmo padrão de qualidade e transparência foi aplicado para cada projeto e, consequentemente, para cada crédito de carbono no mercado” – destaca. A Biofílica Ambipar Environment também desenvolve seus próprios projetos de carbono.

Para a realização desta etapa do workshop foi confirmada a participação do Stephen Donofrio, Diretor da Ecosystem Marketplace, uma organização sem fins lucrativos que fornece informações para a valorização e financiamento de serviços ecossistêmicos. A colaboração do porta-voz consolida a importância e referência que as empresas da Ambipar Group estão demonstrando no mercado de carbono como um todo, pois promove a atenção internacional de um tema discutido diariamente na atuação das companhias.

Devido aos workshops terem participação restritiva aos associados do CEBDS, no dia 25 de outubro, será realizada uma sessão pública para divulgação da nota técnica sobre o evento, que apresentará, de forma imparcial, os padrões de mercado voluntário, comparando iniciativas, volumes de movimentação de créditos, tendências de mecanismos de gestão corporativas e cases de empresas associadas. Tal conteúdo, construído em conjunto com o público do encontro, será usado como base de dados para consulta de tomada de decisão no planejamento de descarbonização da economia brasileira.

“Tivemos uma adesão significativa das empresas nos nossos encontros e isso é muito gratificante para nós. Cada vez mais percebemos o interesse do mercado sobre as iniciativas de carbono e trabalhar com o CEBDS é uma forma de juntos podermos trazer mais clareza e transparência sobre o mercado voluntário de carbono como um todo” – conclui Luisa Cotrim, especialista de mercado da Biofílica Ambipar Environment.  

  • Para acessar mais informações sobre os nossos serviços de créditos de carbono, clique aqui.

Na Mídia:

Compartilhe
CALCULAR CO₂

Solicite sua proposta

Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.








    250