Central de Emergência 0800 117 2020 0800 117 2020 | (11) 3526-3526 0800 117 2020 Vendas (11) 3526-3526 [email protected] Escolha seu país:

Além do Programa ESG (DE FATO), uma série de lives que acontecem por temporadas, para falar sobre o universo do ESG.

Equipe redação

Por Equipe de Redação
Publicado em 1 de julho de 2022

Em busca de aprimoramento da agenda ESG nas empresas, a Ambipar Verde Ghaia, adquirida do grupo Ambipar, desde 2020, oferece serviço de complicance, governança, estratégia e comunicação ESG para promover melhor desempenho social, ambiental e de governança de seus clientes.

Para isso, desenvolveu o Programa ESG para que empresas possam mitigar riscos ligados à agenda ESG e aproveitar as oportunidades decorrentes de maior acesso ao mercado de capitais, desenvolvimento de produtos e serviços e melhoria de processos/redução de custos.

Além do Programa ESG (DE FATO), uma série de lives que acontecem por temporadas, para falar sobre o universo do ESG. A cada episódio, um especialista é convidado para comentar o assunto abordado e reforçar as ações realizadas dentro do grupo Ambipar.

Conheça o Programa ESG na prática

1. Diagnóstico

O processo começa com um diagnóstico para entender qual a situação da empresa. Além dos dados, é feito um benchmarking para comparar a companhia (cliente) com outros concorrentes ou até mesmo SEUS PRÓPRIOS clientes.

2. Objetivos estratégicos e Stakeholders

Uma vez que o diagnóstico está pronto, agora é momento de identificar os objetivos de desenvolvimento sustentável prioritários para a atuação do cliente e coletar percepções dos stakeholders sobre os aspectos ESG da organização e os desafios estratégicos DE TODOS.

Mapeando necessidades e expectativas, as empresas podem construir estretéfias de geração de valor para todos os seus públicos. Em outras palavras, onde estão os problemas, dificuldades, gaps e quem são os públicos relacionados ao negócio, ou seja, quem são os clientes, os mais importantes, os avançados, parceiros, representantes, pessoas de destaque (stakeholders), que tem relação com a empresa para gerar valor.

3. Matriz de materialidade

Desse entendimento da empresa, do setor e quem são os stakeholder, é feitA uma escuta dos stakeholders (entrevista ou survey). Basicamente, tenta-se entender o que é relevante para a empresa dentro da agenda ESG e o que é interessante para os stakeholders dentro da mesma agenda.

A VG junto ao cliente estabelece os temas prioritários EESG (+ econômico) para o cliente, numa persperctiva corporativa. A empresa consegue ter uma visão individualizada das necessidades e expectativas dos stakeholders dentro e fora da empresa, para oferecer uma visão específica de “cliente-fornecedores”, dando maior concretude das prioridades de sustentabilidade de cada área dentro da empresa, que orienta a estratégia de atuação delas.

Após isso, é feita a análise comparativa (materialidade estratégica) serviço diferencial da Ambipar VG, que constrói a matriz de materialidade, comparando as visões dos públicos de dentro e fora da empresa, e também, a capacidade de trabalhar esses temas, estrategicamente.

Mais do que compreender as prioridades dos clientes como um todo, a Ambipar VG consegue orientar a atuação dentro da empresa, como por exemplo: o que deve ser tema de atenção para o comercial, suprimentos, financeiro.

Outro detalhe é que a Ambipar faz com que essas temáticas entrem dentro da estratégia das empresas.

4. Report de informações para stakeholders

Normalmente, quando o cliente pede a escuta de stakeholders, ele já está interessado em produzir um report para o mercado.

O relatório tem três funções:

  • 1. Peça de comunicação – passa para os stakeholders qual o estágio em que a empresa está, os desafios e os compromissos;
  • 2. Função de apoio a gestão – uma vez que a Ambipar VG já tem insumo base para desenvolver um sistema de gestão, os softwares, de acordo com cada situação, entram para ajudar.
  • 3. Função de promoção de engajamento com os stakeholders – Após ter a dimensão do que os stakeholders estão esperando do cliente e no relatório constam todas as informações, o relatório vira base de comunicação eficaz e contínua para gerar engajamento e, consequentemente, valor.

* Relacionamento + propósito = engajamento.

5. Implantação da conformidade legal

Depois da produção do relatório, com os gaps da empresa e pontos para melhorar, a Ambipar VG entra com os softwares para colocar em ação e montar um programa de Gestão alinhado para o negócio e stakeholders.

Programa de Compliance

O programa de compliance da Ambipar VG atende todas as normas exigidas, como: as tributárias, trabalhistas, contábeis, de antissuborno e de anticorrupção, além das obrigações que estão atreladas ao funcionamento da empresa (cliente).

Na prática: Quando uma organização atende por exemplo os requisitos de meio ambiente para a implementação de uma certificação ISO, automaticamente ela está atendendo um item específico de seu programa de compliance.

6. Plano de aprimoramento de gestão

Expectativas e necessidades > riscos e oportunidades para o negócio > definição de prioridades e objetivos estratégicos.

É feita uma consultoria online, com os pilares centrais para medição da sustentabilidade e do impacto social do negócio que ajudam a determinar o desempenho financeiro e o compromisso das empresas, alinhadas às práticas do ESG.

Abaixo, as ferramentas de controle de riscos corporativos, estratégicos e financeiros.

GRC/ Licenças / Gaia / PRSSO / TDNC

7. Indicadores, metas e qualificação

A equipe da Ambipar VG é qualificada em ESG e pronta para melhor atender às necessidades de cada cliente. A definição de metas é mais robusta, alinhadas às expectativas dos stakeholders, inclusive, clientes, investidores e credores.

Gestão de indicadores: É usado o Sogi, indicadores personalizados e programados para a empresa. São eles: ISE B3, GRI, Pacto Global, ODS, IIRC e outros padrões internacionais.

INDICADORES LEGAIS + NORMATIVOS + PROTOCOLOS INTERNACIONAIS (EX: ISE, ODS)

8. Auditorias e planos de ação

É nesta etapa que se avalia o índice de atendimento aos requisitos legais, possibilitando à organização identificar os focos onde precisa atuar (não conformidades) e gerenciar esforços e recursos a partir das prioridades estabelecidas, de acordo com metodologia de risco legal.

Garantir melhorias contínua/ciclo PDCA.

Compartilhe
CALCULAR CO₂

Solicite sua proposta

Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.







    250