Central de Emergência 0800 117 2020 0800 117 2020 | (11) 3526-3526 0800 117 2020 Vendas (11) 3526-3526 [email protected] Escolha seu país:

O Jornal - 09/09/2022

Equipe redação

Por Equipe de Redação
Publicado em 9 de setembro de 2022

O maior rally do mundo promove gestão responsável de resíduos e óleos, plantação de biocápsulas e entrega de filtros de água para comunidade quilombola através de ações de parceiros da competição.

O Sertões BRB vem dando exemplos de parcerias sustentáveis com foco em gestão responsável de resíduos, preservação das árvores e saneamento básico. As ações só foram possíveis através de parceiras que o maior rally do mundo promove junto às empresas Conasa, Lwart e Ambify. As ações aconteceram em várias cidades do percurso, que será concluído em Salinópolis (PA), após 7.202km de percurso.

A Conasa é uma das parceiras que esteve presente durante a passagem do Sertões por Palmas (TO) e Mateiros (TO). Na capital do estado, a empresa patrocinou a gestão de resíduos da Vila Sertões durante os dias 2 e 3 de setembro, quando a competição permaneceu na cidade. A iniciativa também teve como objetivo gerar renda para a comunidade local por meio do trabalho com cooperativas na realização da triagem e destinação dos resíduos gerados.

Na cidade de Mateiros, destino da oitava etapa da competição, a Conasa também realizou a entrega de 60 filtros purificadores de água às famílias e à escola da Comunidade Quilombola Boa Esperança. A localidade não possui saneamento e a água consumida e utilizada pelos moradores provém de córregos e de um poço artesiano. Agora com os filtros a comunidade terá um ativo importante para a saúde da população.

Outra iniciativa de destaque é o trabalho da Lwart Soluções Ambientais. A empresa realiza a coleta de óleo lubrificante usado e faz o rerrefino do material que é transformado em óleo básico. O material volta às produtoras de lubrificantes e ao mercado novamente sem causar danos à natureza. Esse trabalho foi realizado em todas as etapas do Sertões BRB, que largou de Foz do Iguaçu (PR) e termina em Salinópolis (PA), mas em Palmas, especialmente, a empresa também pôde realizar a coleta de resíduos sólidos contaminados.

O Sertões BRB também é um evento carbono zero e para isso conta com a parceria da Ambify, empresa do grupo Ambipar, voltada para iniciativas de compensação. Além de compensar todo o carbono emitido para a realização da competição através de ações de preservação e reflorestamentos, a Ambify também realizou uma ação especial na passagem do maior rally do mundo em Palmas.

Outro trabalhado que a Ambify realiza é o de transformação de resíduos em árvores através de biocápsulas. A tecnologia envolve cápsulas de colágeno (resíduo da indústria farmacêutica), sementes nativas e um composto orgânico feito de resíduos da indústria de papel e celulose. A dispersão das biocápsulas é feita através de drones, possibilitando o reflorestamento de áreas remotas. Na Vila Sertões em Palmas foram realizadas oficinas de conscientização e plantação de mudas, onde os participantes saíam com sua biocápsula já plantada em um recipiente próprio.

Compartilhe
CALCULAR CO₂

Solicite sua proposta

Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.








    250