Central de Emergência [email protected] Escolha seu país:

Já com presença em 16 países no segmento Response, companhia faz a maior aquisição de sua história, levando os serviços de gestão ambiental ao Chile, Peru e Paraguai

Equipe redação

Por Equipe de Redação
Publicado em 28 de junho de 2021

A Ambipar, líder em gestão ambiental, fez a maior aquisição de sua história. A Disal Ambiental foi 100% adquirida com o objetivo de internacionalizar a carteira de serviços do segmento Environment, chegando a três países: Chile, Peru e Paraguai. A partir da iniciativa, a Ambipar passa a focar em crescimento orgânico e M&A na América Latina, ofertando gestão ambiental com soluções integradas. 

A Disal atua há 40 anos com soluções integradas de gestão ambiental no Chile, Peru e Paraguai, regiões onde possui posição de liderança de mercado e vanguarda tecnológica. O foco de atuação se dá na gestão total de resíduos industriais, provendo soluções de coleta e tratamento de resíduos sólidos, líquidos e perigosos. 

A companhia pretende complementar a carteira de serviços da Disal para ofertar aos clientes de segmentos que ainda não são atuantes, como o de papel e celulose, por exemplo, em que a Ambipar possui soluções proprietárias e é líder de mercado no Brasil. Além disso, o objetivo é continuar com o plano de expansão global, também através da Environment, com o intuito de assumir a liderança do setor também no exterior, além de gerar créditos de carbono certificáveis.  

Segundo o diretor de Relações com Investidores da Ambipar, Fábio Castro, a aquisição está alinhada com o plano estratégico de crescimento, com captura de sinergias entre as companhias e potencial maximização das margens e retorno. “Esse é um dos M&As mais importantes da história da organização, em que inicia o processo de internacionalização do segmento Environment. Ao adquirir a Disal, ampliamos a carteira de clientes para um futuro cross selling, geramos sinergia e aumentamos a gama de soluções proprietárias de valorização de resíduos, como, por exemplo, o setor de mineração que é foco da companhia, mas ainda possui pouca penetração no Brasil. Somado a isso, aumentamos a receita oriunda do mercado externo e troca de know how na valorização de resíduos”, afirma. 

O plano de expansão global da Ambipar já levou os serviços de atendimento emergencial a 16 países da América do Sul, América do Norte, Antártida, África e Europa, através de crescimento orgânico e M&A, tornando o segmento de Response referência global no setor. No total, foram 13 aquisições após o IPO, contando com a Disal. 

“A Environment passa, agora, a ser o foco do projeto de crescimento no Brasil e exterior. Só em junho, a Ambipar já fortaleceu a carteira de serviços em valorização de resíduos, economia circular e adentrou o mercado de pós-consumo a partir de quatro aquisições focadas em gestão ambiental no Brasil”, explica Castro.  

Com carteira diversificada de clientes blue chips e contratos de longo prazo para os setores de mineração, construção civil, alimentos, dentre outros, a Disal conta com 2.665 colaboradores, 665 ativos em 65 filiais. Teve receita líquida de R$503,2 milhões, EBITDA de R$93,8 milhões nos últimos 12 meses de maio de 2021. 

Compartilhe