Central de Emergência [email protected] Escolha seu país:

Evento contou com a participação de especialistas e diretores da empresa para explicar sobre a sustentabilidade nos negócios e como os colaboradores devem agir em prol do meio ambiente

Equipe redação

Por Equipe de Redação
Publicado em 24 de junho de 2021

Na Semana do Meio Ambiente, a Ambipar, líder em gestão ambiental, preparou um evento exclusivo para os colaboradores. O objetivo foi realizar palestras de conscientização sobre a preservação da natureza e disseminar as ações da empresa para todos. Para isso, diretores e especialistas foram convidados a apresentar todos os trabalhos e serviços da Ambipar que estão alinhados à promoção da sustentabilidade no mundo. 

A abertura do evento contou com a participação de Onara Lima, diretora de sustentabilidade. Ela se apresentou a todos os colegas e falou sobre ESG e a importância de discussões sobre os cuidados com o meio ambiente. Logo após, o diretor comercial Luiz Gustavo, explicou o que é o gerenciamento de resíduos e como a Ambipar tem papel fundamental para a preservação do meio ambiente. 

No segundo dia de evento, a auxiliar de laboratório do departamento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Nathalia Silva Rafael, mostrou aos colaboradores como funciona o desenvolvimento de produtos a partir de resíduos de indústrias e o que é a economia circular na prática. As inovações da Ambipar, como Ecoálcool, Ambiclean, Ecosolo, Amaciante, Sabonete Collagen foram apresentados aos colaboradores com explicações profundas sobre as pesquisas realizadas até chegar ao desenvolvimento do produto final. 

O terceiro dia de palestra contou com uma explicação profunda de legislações e procedimentos que envolvem o atendimento emergencial. O Chief Operational Officer (COO) da Ambipar, Dennys Spencer, explicou como funcionam as emergências ambientais, os procedimentos que devem ser realizados em cada ocorrências, as normas de segurança a serem seguidas, como identificar os produtos envolvidos na emergência e como responder de forma rápida e assertiva. Toda a explicação mostrou aos colaboradores a complexidade e importância do trabalho da Ambipar para mitigar os impactos ambientais. 

O quarto dia da Semana do Meio Ambiente teve participação da superintendente de valorização de resíduos, Camila Martucci e o superintendente técnico, Wellington Campos. O assunto da palestra foi o conceito de logística reversa, como funciona esse tipo de serviço e quais segmentos do mercado precisam realizar essa prática de acordo com as legislações. Os especialistas também abordaram todas as iniciativas diárias que os colaboradores devem ter para auxiliar a companhia na coleta seletiva, reciclagem e valorização dos resíduos gerados nas bases operacionais e comerciais da Ambipar. 

O último dia de palestra e encerramento do evento foi feito por Onara Lima. O objetivo foi explicar todas as práticas de sustentabilidade já realizadas pela Ambipar, apresentar o Relatório de Sustentabilidade 2020 publicado nesse ano, incentivando sua leitura e conscientizando sobre a necessidade de cuidar do planeta diariamente, seguindo ações sustentáveis no dia a dia e realizando atividades que contribuem com o futuro da Terra. 

Todas as palestras foram feitas de forma totalmente online para evitar aglomerações em época de pandemia. Os participantes ganharam um canudo de metal ecológico como brinde e 50 amplificadores de som feitos de bambu foram sorteados entre os colaboradores. Os bate papos foram replicados em todas as unidades da Ambipar no Brasil, inclusive para aqueles que fazem parte das operações e não tem acesso a computadores. 

Todos os anos a Ambipar realiza eventos durante a Semana de Meio Ambiente para mostrar a importância dos cuidados com a natureza e tem por objetivo conscientizar os colaboradores em relação às práticas sustentáveis que devem fazer parte da rotina, preservando o mundo para as futuras gerações.  

Compartilhe