Central de Emergência 0800 117 2020 0800 117 2020 | (11) 3526-3526 0800 117 2020 Vendas (11) 3526-3526 [email protected] Escolha seu país:

Cursos de capacitação realizados no maior centro de treinamento da América Latina contou com cenários reais de atendimento emergencial com produtos químicos perigosos

Equipe redação

Por Equipe de Redação
Publicado em 3 de março de 2021

Entre os dias 22 a 26 de fevereiro a Ambipar realizou um treinamento de Hazmat Nível Operações para bombeiros de várias regiões do Brasil.  

O treinamento, também chamado de Curso Internacional de Resposta a Emergências com Produtos Perigosos, foi realizado no Campo de Treinamento Multimodal da Ambipar, em Nova Odessa, interior de São Paulo, considerado o maior da América Latina. A capacitação foi ministrada por instrutores multidisciplinares, certificados internacionalmente, com atuações práticas em ocorrências reais. 

Durante os cinco dias, quatro bombeiros do 5° Grupamento de Maringá, no Paraná, participaram do treinamento de Hazmat, junto com equipes do Corpo de Bombeiros de São Paulo.  

Com o objetivo de obterem conhecimentos técnicos e práticos que lhes permitam desenvolver ações defensivas e preventivas em decorrência de emergências com produtos químicos e perigosos, incluindo técnicas de avaliação e monitoramento, os bombeiros tiveram aulas teóricas e práticas, totalizando uma carga horária de 40 horas. 

As aulas teóricas referiram-se à legislação, normas, manuais, tipos de Equipamentos de Proteção Individual, materiais de emergência e para qual finalidade cada um é utilizado e estudos que devem ser consultados e seguidos, rigorosamente, durante um atendimento de emergências com produtos químicos e perigosos. 

Já nas aulas práticas, os alunos fizeram exercícios com cenários de emergências reais, em que precisavam montar uma estrutura de resposta à emergência, selecionar e vestir os EPIs adequados, identificar o cenário e detectar a presença de produtos perigosos para medir o risco com técnicas básicas de reconhecimento, conter o vazamento de produtos químicos, resgatar a vítima e fazer a descontaminação dos profissionais de emergência.   

O treinamento de Hazmat Nível Operações, que atende os requisitos das legislações nacionais e internacionais, é baseado na NFPA 470 (Norma norte-americana), ABNT NBR14064 (norma brasileira) e outras regulamentações sobre o tema. 

Ao final do treinamento, os bombeiros saíram mais preparados para lidar com respostas a emergências com produtos perigosos nas cidades cobertas pelos grupamentos dos estados do Paraná e São Paulo, aumentando a qualidade técnica em salvaguardar pessoas e bens materiais ao mesmo tempo em que diminuem o impacto para a natureza, preservando, ao máximo, o meio ambiente para as futuras gerações. 

A próxima turma do treinamento de Hazmat Nível Operações está prevista para o período de 03 a 07 de maio. 

Compartilhe
CALCULAR CO₂

Solicite sua proposta

Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.








    250