Programa Mulheres na Circularidade beneficiará mais de 1,6 mil mulheres em mercados emergentes com oportunidades de renda, treinamento e desenvolvimento
A Beiersdorf, holding alemã dona das marcas NIVEA e Eucerin, continua a expandir seus esforços de responsabilidade corporativa, avançando com sua Agenda de Propósito Cuidado Além da Pele. Com o novo programa Mulheres na Circularidade, a companhia visa fornecer financiamento substancial a organizações de reciclagem de resíduos plásticos que adotam uma abordagem de negócios sociais. A iniciativa tem dois objetivos importantes: o primeiro é expandir a infraestrutura de reciclagem de resíduos plásticos de organizações de gestão de resíduos em economias emergentes; o segundo, garantir que os coletores de resíduos, a maioria dos quais são mulheres, recebam treinamento adequado e oportunidades de desenvolvimento. A iniciativa, portanto, terá um impacto ambiental positivo e promoverá uma sociedade mais inclusiva.
“O problema global do plástico tem continuado a se intensificar ao longo dos anos devido à produção e disposição de milhões de toneladas de plástico anualmente, que muitas vezes é descartado após um único uso. Esse comportamento foi intensificado ainda mais pela pandemia da COVID-19. Com nossa iniciativa Mulheres na Circularidade, pretendemos colaborar para mitigar as devastadoras consequências da pandemia tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade, criando um impacto duradouro”, afirma Jean-François Pascal, vice-presidente de Sustentabilidade Corporativa da Beiersdorf.
Apoio a mulheres e organizações de reciclagem na Argentina, Gana, Índia e Quênia
A primeira fase da iniciativa envolveu a seleção de organizações com uma abordagem de negócios sociais em regiões de mercados emergentes que foram mais afetadas pelas consequências negativas da pandemia da COVID-19. Após um processo abrangente de validação e visitas no local, quatro organizações foram selecionadas: Delterra (Argentina), Recycle Up! Ghana (Gana), Green Worms (Índia) e TakaTaka Solutions (Quênia). As quatro organizações receberão o apoio da Beiersdorf por meio de doações.
“O programa Mulheres na Circularidade é um fundo iniciado e financiado pela Beiersdorf e operado pela Haus des Stiftens. Por meio dessa doação, as organizações selecionadas serão capazes de oferecer oportunidades de renda e desenvolvimento para mais de 1,6 mil mulheres no setor de gestão de resíduos, o que terá um impacto positivo direto em suas famílias e comunidades. Além disso, a iniciativa contribuirá para aumentar a capacidade de coleta e reciclagem de resíduos plásticos dessas organizações em cerca de 15 mil toneladas de plástico por ano, expandindo sua infraestrutura de gerenciamento de resíduos plásticos, incluindo novas usinas de reciclagem. Os fundos criarão novos empregos e melhorarão as condições de trabalho e de vida das coletores de resíduos do sexo feminino, por meio da oferta de treinamento, saúde ocupacional e segurança, seguro de saúde e serviços de imunização expandidos”, diz Luisa Robles Vega, gerente de Sustentabilidade, Estratégia Ambiental e Direitos Humanos da Beiersdorf.
Os planos também preveem o estabelecimento de um programa de promotores ambientais para educar as comunidades sobre o comportamento de reciclagem, a concessão de bolsas acadêmicas e o acesso a creches, entre outras medidas.
Brasil segue exemplo global
A atuação da NIVEA no País também é guiada pelos pilares do propósito Cuidado Além da Pele na execução de iniciativas sustentáveis dentro e fora da companhia. A empresa conta com o Grupo de Afinidade Sustentabilidade Meio Ambiente para dialogar e colocar em prática as melhores iniciativas. No escritório, fábrica e centros de distribuição, a empresa instalou as Retorna Machines, em parceria com a Ambipar Triciclo, para estimular as equipes a darem o destino correto de reciclagem a embalagens pós-consumo de produtos NIVEA e Eucerin, além de itens como PET, latas, aço, longa vida (exceto laticínios), vidro e plásticos PP/PE.
A marca também se uniu ao Instituto Muda e levou 40 contêineres de descarte de embalagens para 19 condomínios em São Paulo em um projeto de longo prazo, que tem a expectativa de levar a conscientização sobre recursos circulares e educar 4 mil moradores em mais de mil apartamentos residenciais. A NIVEA também é associada da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e participa do programa de logística reversa Mãos Pro Futuro, no qual assume o compromisso de cumprir a lei nacional de direcionar para reciclagem 22% dos materiais de toda a produção nacional. Dessa forma, a NIVEA possui o selo “eureciclo”, que comunica com transparência o compromisso com a reciclagem e educação ambientam em todos os elos na cadeia.
Iniciativa fortalece o propósito Cuidado Além da Pele
Promover uma economia circular é um dos pilares do propósito Cuidado Além da Pele da Beiersdorf. Nesse contexto, a empresa não apenas olha holisticamente para melhorias nos produtos no nível de formulação e embalagem, mas também para projetos centrados na implementação de uma abordagem circular. O programa Mulheres na Circularidade tem importante papel neste campo de ação além de nossa cadeia de valor, por meio do estabelecimento e expansão de infraestrutura local de reciclagem em mercados locais que precisam de financiamento adicional.
Além disso, a iniciativa estabelece um novo marco também no contexto do compromisso social da Beiersdorf de promover uma sociedade mais inclusiva por meio do empoderamento de meninas e mulheres. Desde 2020, a companhia tem trabalhado em sua missão de empoderar meninas e jovens mulheres em parceria com organizações sem fins lucrativos internacionais como Plan International, CARE e Ashoka. O escopo de impacto agora está sendo expandido com as 1,6 mil trabalhadoras de resíduos que se beneficiarão dos quatro projetos apoiados na Argentina, Índia, Gana e Quênia.
O programa Mulheres na Circularidade envolve uma doação de 4 milhões de euros e faz parte do Programa Global de Ajuda da COVID-19, da Beiersdorf – o maior programa de ajuda global na história da empresa alemã, lançado em 2020. Em estreita cooperação com as autoridades públicas, bem como organizações locais e internacionais, a Beiersdorf visa colaborar para reduzir os impactos negativos e as consequências da pandemia tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade.
Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.