Central de Emergência 0800 117 2020 0800 117 2020 | (11) 3526-3526 0800 117 2020 Vendas (11) 3526-3526 [email protected] Escolha seu país:

Gerenciar os resíduos é uma etapa fundamental da cadeia produtiva e é importante que as empresas façam o processo da maneira correta.

Equipe redação

Por Equipe de Redação
Publicado em 30 de novembro de 2020

Muito tem se falado sobre cuidados com o meio ambiente e mudanças climáticas. Também no universo empresarial, existe uma preocupação crescente sobre o tema. Os critérios ESG (Environmental, Social and Corporate Governance, na sigla em inglês) estão ganhando cada vez mais importância no mundo dos investimentos. 

Apesar do termo existir há anos, a discussão sobre o assunto cresceu, principalmente em 2020, por conta da divulgação de uma carta aos cotistas, investidores e parceiros feita por Laurence Douglas Fink, CEO da corretora americana Black Rock, a maior consultoria do mundo de gestão de investimentos.  

O influente Larry Fink defende que as mudanças climáticas afetam diretamente a economia e reconhece que empresas que vivenciam uma postura ESG obtêm melhores resultados financeiros. Por isso, a partir de agora, a Black Rock irá recomendar ações dessas organizações nas estratégias de investimentos que desenvolvem para seus clientes.  

O mundo observou a declaração com atenção e o termo ESG veio à tona com força. Os investidores passaram a ficar atentos às empresas que praticam os três pilares da sustentabilidade. Afinal, as práticas sustentáveis das companhias refletem diretamente na imagem perante o mercado, consequentemente, isso valoriza ou diminui o valor das ações.  

Como o gerenciamento de resíduos afeta as empresas brasileiras?

No Brasil, as corretoras já mantêm carteiras específicas com ações de empresas ESG, as quais recomendam para seus clientes. 

Diante deste cenário, uma das maiores aflições das companhias é: “O que fazer com os diversos materiais que precisam ser descartados?” Diversas organizações já realizam ações de gerenciamento de resíduos, contudo, muitas ainda estão em busca de soluções mais eficazes. Mas, será que elas realmente sabem qual é a importância dessa atividade? 

Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)

Para realizar o gerenciamento adequado de resíduos é preciso fazer a valorização e toda a gestão de compliance. Esse é um processo complexo, porém, muito importante para atender às diretrizes contidas na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Segundo essa legislação, todas as pessoas físicas ou jurídicas que geram resíduos são responsáveis pelo correto gerenciamento destes. 

Os reflexos na imagem das companhias

Outro ponto que justifica a importância do gerenciamento de resíduos é o cuidado com as boas práticas internas que influenciam diretamente na imagem da empresa junto aos seus stakeholders. Quando a companhia gerencia seus resíduos, agrega valor à marca, minimiza os seus riscos e atrai investidores.  

Com o ESG em alta, esse aspecto ganha ainda mais força. Empresas de capital aberto geralmente buscam a gestão e valorização dos resíduos como uma das formas de atender aos critérios ambientais do índice. 

Da mesma forma, os consumidores estão cada vez mais exigentes e consideram comprar ou não os produtos de uma marca, dependendo do seu posicionamento e práticas com relação a aspectos ambientais e sua reputação. 

A terceirização é uma boa opção

Agora que já entendemos a importância de realizar o gerenciamento de resíduos, é necessário definir se é melhor fazer o trabalho dentro de casa ou terceirizá-lo. Essa questão deve ser analisada caso a caso.  

Cada empresa possui uma estrutura e necessidade. Tudo deve ser levado em conta e colocado na balança. Contudo, o gerenciamento de resíduos não é uma tarefa fácil. O processo envolve muito tempo, mão de obra, planejamento, conhecimento técnico e jurídico.  

No mercado, algumas empresas tentam realizar a gestão de resíduos por conta própria, mas, com isso, acabam gastando muito tempo e dinheiro para entender o que fazer com os seus resíduos e de que forma, aumentando o custo e risco envolvido neste processo.  

Na verdade, um grande benefício da terceirização é que o investimento e o risco é bem menor. Outro ponto positivo é que as empresas minimizam suas preocupações com o assunto, ao contratar um fornecedor qualificado e com expertise para fazer o gerenciamento, e podem se concentrar em projetos que envolvem seu próprio core busisness. 

Enumeramos quatro benefícios que uma empresa tem quando terceiriza o gerenciamento de resíduos: 

1. Melhor valorização

Ao fazer o gerenciamento dos resíduos, a empresa precisa pensar em como os diferentes resíduos podem ser reinseridos na cadeia produtiva como subprodutos ou matéria-prima. O chamado processo de “valorização de resíduos” promove a economia circular, na qual tudo é reaproveitado de alguma forma, e isso, muitas vezes, minimiza os custos ou pode até gerar receita para a empresa. 

Algumas companhias de gestão ambiental, normalmente, possuem um laboratório de pesquisa e inovação que desenvolve novas tecnologias de valorização de resíduos. Nele, se avalia qual é o tipo de resíduo existente e para quais finalidades ele pode ser utilizado. Em muitos casos, é possível desenvolver outro produto com maior valor agregado e, assim, ao invés de levar o material para aterro sanitário, há como vendê-lo para outras indústrias como matéria prima.  

Esse tipo de trabalho é feito por especialistas e demanda estudos, pesquisas e know-how. As empresas com essa expertise, muitas vezes, possuem uma estrutura qualificada para realizar esse tipo de serviço. Além de gerar receita, a valorização dos resíduos agrega valor à imagem da companhia perante o mercado, melhorando os índices de reciclabilidade da empresa. 

2. Acompanhamento de requisitos legais

É fato que as empresas se preocupam em seguir todos os requisitos legais imputados sobre a gestão de resíduos. São várias regras impostas que precisam ser seguidas à risca sob pena de multas, detenção e exposição da companhia. Mas além da prática, há a necessidade de documentar e provar todas as ações de gerenciamento de resíduos, pois caso ocorra algum tipo de fiscalização por parte do órgão regulador, as companhias precisam mostrar que estão seguindo a lei e realizando a gestão dos resíduos conforme exige a política. Estar em conformidade com a gestão de resíduos é uma das requisições da PNRS. 

As melhores empresas especialistas em gestão ambiental trabalham com softwares que realizam a rastreabilidade e controle de processos no gerenciamento de resíduos. Esses sistemas são de extrema importância para comprovar as ações que atendem a toda legislação pertinente. Além disso, permitem acompanhar as atualizações na legislação, novos decretos e realizar interpretações jurídicas de forma eficiente. 

3. Rastreabilidade

A rastreabilidade é um dos fatores mais importantes dentro do gerenciamento de resíduos. O processo é realizado para garantir que todo o material está sendo destinado corretamente e nada seja desviado ao mercado paralelo. Isso pode ser feito através de softwares e inteligência artificial que garantem a segurança da marca.  

Quando a empresa não se preocupa em rastrear os resíduos, eles podem se perder no caminho, gerar impactos sociais, ambientais ou serem vendidos no mercado paralelo como um novo produto. Tudo isso pode dar uma grande dor de cabeça para a companhia. Por isso, é essencial investir em sistemas que mostram, em tempo real, cada etapa da gestão de resíduos. É uma segurança para a marca. 

4. Garantia de proteção da marca

As empresas especialistas em gestão de resíduos fazem toda a parte de rastreabilidade do material descartado, o que garante a proteção da marca. Como já mencionamos, as indústrias estão sujeitas a muitos problemas caso não realizem esse tipo de serviço corretamente. A garantia de que cada item sai da empresa e tem a destinação realizada de forma eficaz deve ser documentada e rastreada. 

Um excelente exemplo de proteção da marca acontece quando lotes de produtos são fabricados e por algum motivo são refutados pela área de qualidade, por exemplo, não é possível comercializar esses produtos. Dessa forma, é responsabilidade da empresa fazer a destinação adequada desse lote. Se a companhia não realizar a rastreabilidade, corre o risco de o produto ser vendido no mercado negro por terceiros, como se fosse uma nova marca. Por isso, é importante investir em softwares que fazem o controle total dos resíduos, desde a coleta até a destinação final. 

Percebe como o gerenciamento de resíduos é um processo realmente complexo? Por isso, muitas companhias buscam ajuda para realizá-lo. A Ambipar possui profissionais altamente capacitados e especialistas na gestão de resíduos, além de contar com uma estrutura que garante projetos inovadores e total segurança à marca dos clientes com 100% de rastreabilidade. Para saber mais sobre esses serviços e como ajudamos nossos clientes há mais de 25 anos, clique aqui. 

Compartilhe
CALCULAR CO₂

Solicite sua proposta

Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.







    250