Mauricio Baroni e Mimo Ravagnani recepcionaram representantes do CIAS para troca de experiências.
Grupo de gestores públicos visitaram a região, nesta semana, para conhecer projetos de recuperação e tratamento de resíduos urbanos em andamento.
O trabalho do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas) é referência para outros municípios. Nesta quinta-feira (09), o Consórcio recebeu representantes do CIAS (Consórcio Intermunicipal de Ações Ambientais) interessados em conhecer os projetos para reaproveitamento de resíduos urbanos em andamento no território Consimares. Com sede em Jundiaí, o CIAS é formado por seis municípios (Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Cajamar, Vinhedo e Louveira).
A comitiva, formada pelo superintendente do CIAS, Hélio Carletti Frigeri, e quatro secretários municipais de Vinhedo, realizou visitas técnicas guiadas pelo superintendente do Consimares, Mimo Ravagnani. A primeira foi a Cooperativa Juntos Somos Mais Fortes, em Santa Bárbara d´Oeste, franquia social do projeto Ambipar Viraser.
O sistema de gestão da cooperativa servirá de modelo para outras cidades do Consimares, por meio do acordo de cooperação técnica firmado entre o Consórcio e projeto Ambipar Viraser de fomento à economia circular.
Depois, o grupo de gestores conheceu a estrutura da Usina Móvel de RCC (Resíduos da Construção Civil), em fase de licenciamento ambiental para entrar em operação. A estrutura é composta por um caminhão conjugado a um equipamento móvel, que tritura restos da construção civil.
Após o processo de reciclagem, esses materiais são transformados em pedriscos e podem ser reutilizados na manutenção e recuperação de estradas rurais, na fabricação de passeios de praças, prédios públicos e pátios de escolas. Funcionará em sistema de rodízio entre os municípios consorciados.
No final da tarde, a comitiva esteve na sede do Consimares, em Nova Odessa, onde o presidente do Consórcio, Mauricio Baroni, apresentou o Programa Recicla Junto e suas quatro principais ações: a criação de uma rede de cooperativas de reciclagem, o projeto de compostagem de resíduos orgânicos, a Central de Tratamento e Resíduos com tecnologia para transformar rejeitos (resíduos sem potencial de reciclagem) em energia elétrica, além da Usina Móvel de RCC conhecida na visita técnica.
“Ficamos contentes em receber esses gestores públicos que, assim como nós, estão interessados em buscar uma nova forma de destinação dos resíduos sólidos, de forma inteligente e sustentável”, comentou o presidente do Consimares.
As seis cidades que fazem parte do CIAS geram, diariamente, cerca de 790 toneladas de resíduos sólidos, quantidade semelhante à produzida pelas sete cidades do Consimares (Capivari, Elias Fausto, Monte Mor, Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d´Oeste e Sumaré), onde são geradas cerca de 700 toneladas/dia.
“A destinação dos resíduos sólidos é um desafio para todos os municípios. E essa troca de experiências é muito importante para avanços na gestão eficiente dos resíduos urbanos, com responsabilidade ambiental, social e econômica”, afirmou o superintendente do Consimares, Mimo Ravagnani.
Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.