Central de Emergência 0800 117 2020 0800 117 2020 | (11) 3526-3526 0800 117 2020 Vendas (11) 3526-3526 [email protected] Escolha seu país:

Alcançar metas de ESG nas empresas depende da transformação de processos por meio de uma metodologia sustentável

Equipe redação

Por Equipe de Redação
Publicado em 26 de novembro de 2021

A necessidade de redução do impacto ambiental, ao mesmo tempo gerando benefícios sociais e vantagem competitiva, é um dos principais desafios atuais das empresas. Para isso, elas precisam investir de forma assertiva na mudança de processos produtivos visando à redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e otimização do uso de recursos, engajando sociedade e colaboradores para que a adaptação seja consolidada para longo prazo sem volta. Isso se chama transformação sustentável. 

A transformação sustentável demanda uma análise do ciclo produtivo, desde a obtenção de matérias-primas, seguindo para o uso do produto pelo consumidor e seu descarte final. Substituir a matriz energética ou incorporar a economia circular são exemplos visualizados com amplitude. Significa inovar com resíduo reaproveitado, tornando matéria-prima do processo da companhia, ou mesmo desenvolver reaproveitamento de resíduos gerados de seu processo em outro setor industrial através de uma boa gestão ambiental alinhado com parceria. 

A transformação sustentável apresenta potencial de geração de crédito de carbono, ou seja, há possibilidade de monetizar isto. Tem muito valor – é uma forma de conseguir subsídio para viabilizar economicamente a implantação das medidas e, também permitir vantagem consolidada a médio e longo prazo. 

O mercado de carbono depende não só do engajamento das empresas e investidores, mas também de políticas públicas que possam estimular e subsidiá-lo. 

As empresas estão em diferentes níveis de sua transformação sustentável – algumas estão começando a fazer o inventário de suas emissões de carbono, enquanto outras já estão na etapa de implantação dessas medidas para mitigação das emissões, ou até mais à frente, monitorando os resultados das mudanças na operação. 

Como começar a transformação sustentável 

A transição de um modo de produção convencional para um modelo mais sustentável pode ser realizada de diversas maneiras, a depender do ramo de atuação de cada empresa. O que não se pode perder de vista é a priorização de ações que tenham maior efetividade na redução do passivo socioambiental mais diretamente relacionado ao core business. 

Por isso, é fundamental investir em um diagnóstico do ciclo produtivo para implantação de processos de transformação sustentável customizados, economicamente viáveis e que tragam resultados mensuráveis dos benefícios ambientais gerados.  

Listamos aqui algumas das medidas e práticas que podem fazer parte da transformação sustentável das empresas: 

  •  Mudança de matriz energética para fontes renováveis; 
  •  Redução do consumo de energia nos processos produtivos; 
  •  Adoção da economia circular, reduzindo volume de passivo em aterros; 
  •  Implantação da manufatura circular, diminuindo a extração de recursos naturais para produção de novos bens de consumo; 
  •  Valorização de resíduos, reintegrando na cadeia produtiva materiais que seriam descartados; 
  •  Desenvolvimento de áreas de sequestro de carbono, como plantações e recuperação de florestas e matas nativas; 
  •  Uso de matérias-primas renováveis; 
  •  Priorização de fornecedores de produtos e serviços com certificações de sustentabilidade;  
  •  Emprego de tecnologias e maquinários sustentáveis no ciclo produtivo. 

As oportunidades são muitas e bastante variadas para diferentes indústrias. Independentemente do porte e do grau de maturidade da empresa, é importante começar a transformação sustentável dos negócios imediatamente. O direcionamento de cada decisão do dia a dia para adotar práticas sustentáveis faz toda diferença no impacto das operações e, consequentemente, na sobrevivência organizacional no longo prazo. 

A transformação sustentável, mais do que um posicionamento de reputação bem-intencionado, é cada vez mais um processo imprescindível ao sucesso dos negócios, tanto para atender às regras de conformidade socioambiental, como para atração de clientes e investidores, além de desenvolver significativo diferencial competitivo. 

Transformação sustentável é oportunidade 

Mudanças climáticas, consumidores mais exigentes e engajados na luta pelo desenvolvimento sustentável, investidores ávidos por empresas comprometidas com boas práticas de ESG (Environmental, Social, Governance) são fatores que impulsionam alterações nos processos produtivos e dinâmicas socioeconômicas. É neste contexto que a transformação sustentável se impõe como oportunidade. 

E para aproveitar da melhor maneira esta oportunidade, as empresas precisam contar com parceiros especializados na gestão e implantação de boas práticas de sustentabilidade e mitigação de impactos ambientais. Assim, é possível passar pelas adaptações e transições necessárias, sem perder o foco nos negócios. 

O Grupo Ambipar, multinacional brasileira líder em gestão e desenvolvimento de projetos de transformação sustentável, dispõe dos dispositivos, tecnologias e corpo técnico necessários para acompanhar empresas de diferentes segmentos em sua jornada transformadora. São mais de 400 clientes que já contam com soluções sob medida para otimizar suas operações, tendo em vista a redução do impacto ambiental e melhor aproveitamento de recursos. 

  • Dê agora mesmo o primeiro passo da transformação sustentável de sua empresa: fale com a Ambipar

Compartilhe
CALCULAR CO₂

Solicite sua proposta

Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.








    250