Ambipar e Copersucar lançam campanha “Vá de Etanol”

Uso do combustível na frota da Ambipar reduz, em até, 90% a emissão de CO²na atmosfera

A Ambipar, líder em gestão ambiental, em parceria com a Copersucar, lança, em novembro, a campanha “Vá de Etanol” para conscientizar a população sobre os benefícios do uso do Etanol combustível. Com o etanol, é possível reduzir em até 90% as emissões de dióxido de carbono na atmosfera, em substituição à gasolina, segundo o programa Renovabio, do Ministério de Minas e Energia.

A ideia é incentivar que os colaboradores das duas empresas também passem a utilizar somente o etanol e, em um segundo momento, o conceito será transmitido aos clientes, fornecedores e parceiros. O objetivo é reduzir a emissão de gases de efeito estufa que contribuem para as mudanças climáticas.

Durante a campanha, a Ambipar e Copersucar irão trabalhar em materiais informativos sobre os benefícios da opção pelo combustível. O primeiro passo foi produzir um selo para colar nas frotas das duas empresas, com o intuito de fomentar o uso de etanol ao invés da gasolina. “A partir dos adesivos, as pessoas passam a visualizar a ação nas ruas. É uma forma de transmitir a mensagem e conscientizar sobre os benefícios de abastecer com álcool”, afirma Onara Lima, diretora de sustentabilidade da Ambipar.

A dimensão do impacto na Ambipar
Dentro das políticas de boas práticas da Ambipar, já existe a obrigatoriedade do etanol para abastecer a frota de veículos leves. A empresa calcula que, a cada 100 mil litros de gasolina substituída por etanol, reduz em 1,25 toneladas a emissão de CO² na atmosfera.

Ao incentivar todos os seus colaboradores a seguirem a mesma linha, estima-se que a redução de emissões de gases de efeito estufa atingida, equivaleria ao plantio de quase 500 árvores por ano.

Sustentabilidade no DNA
A Ambipar tem os critérios que regem os índices ESG (ambiente, social e governança, na sigla em inglês) em seu DNA. Além de manter todas as suas práticas e processos alinhados a estes direcionadores, a companhia oferece serviços e produtos que permitem que outras empresas se adequem a estes critérios também.

A Ambipar é pioneira em gestão e valorização de resíduos no Brasil, promovendo a economia circular com atuação em toda a cadeia de valor. Com expertise em atendimento emergencial em todos os modais, atua também no gerenciamento de crises virais e emergências químicas e biológicas que afetam a saúde das pessoas, o meio ambiente e o patrimônio. Com as duas frentes, a Ambipar atua diretamente em questões ambientais e, simultaneamente, minimiza ou impede impactos sociais que um eventual acidente pode causar.

Adicionalmente, os softwares de compliance legal e ambiental da Ambipar oferecem suporte às companhias nas questões de governança corporativa. Através deles, é possível fazer um mapeamento de requisitos legais e toda a gestão de prazos regulatórios de licença, controle da parte de saúde e segurança dos colaboradores e atuar diretamente na governança das empresas.

Sobre a Ambipar:

Com sede em Nova Odessa, SP, Ambipar é uma multinacional brasileira, com presença em 15 países: América Latina, Europa, África e América do Norte e Antártida. Formada pela Ambipar Environment e Ambipar Response, dois segmentos de referência no mercado de gestão ambiental, que oferecem soluções integradas baseadas na sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.

A Ambipar abriu capital em julho de 2020. Foi a primeira empresa de gestão ambiental a entrar na B3, a bolsa de valores do Brasil.

Possui certificações ISO (9001, 14001, 45001, 22320), Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade (SASSMAQ) e segue os indicadores GRI (Global Reporting Initiative). Além disso, participa do Together for Sustainability (TFS), CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), entre outras. A organização é signatária do Pacto Global.