Central de Emergência 0800 117 2020 0800 117 2020 | (11) 3526-3526 0800 117 2020 Vendas (11) 3526-3526 [email protected] Escolha seu país:

Alagoas Agora - 09/12/2023. Fonte: Agência Alagoas.

Equipe redação

Por Equipe de Redação
Publicado em 9 de dezembro de 2023

O Estado de Alagoas, representado pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Gino César, participou do primeiro evento da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), em Dubai, nos Emirados Árabes, nesta sexta-feira (8).

No painel Governança em rede para acelerar a ação climática, César expôs os avanços de Alagoas na área de adaptação climática. O estado tem amadurecido suas ações nesta área com a criação da Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais, a implementação da nova rede de monitoramento meteorológico, a institucionalização do Fórum de Mudanças Climáticas, a inauguração e modernização da Sala de Alerta e o aumento do número de profissionais.

Esses elementos fazem de Alagoas referência nacional no tema. O painel contou com as participações de Rafael Tello, Diretor de Sustentabilidade da Ambipar Group; de Deborah Cristina de Andrade Menezes Dias, Secretária de Estado de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas de Sergipe; e de Carlos Aragon, Secretário do GCF Brasil.

Além do painel, o evento também contou com um workshop climático, evento que possui o objetivo de discutir o preparo dos órgãos estaduais e municipais antes da quadra chuvosa, bem como a institucionalização do Fórum de Mudanças Climáticas.

A Abema, da qual o titular da Semarh também é vice-presidente regional do Nordeste, realizou o evento no exterior pela primeira vez. A iniciativa ocorre em complementação às discussões e decisões da COP28, Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que ocorre na mesma cidade.

Para Gino César, a ocasião propiciou a chance de levar a Alagoas as melhores práticas de sustentabilidade nacionais e internacionais: “O evento reuniu os Estados, entidades privadas, organizações e o Governo Federal para nivelar e trocar experiências sobre desafios, sinergias e ferramentas que dão suporte à política socioambiental”, afirmou.

O mundo está voltado para a COP28 e a expectativa é a definição de ações concretas, para o cumprimento do Acordo de Paris, que limita o aquecimento global em 1,5 graus Celsius. Para que essa limitação aconteça, será necessário que as nações reduzam em 42% as emissões de gases de efeito estufa, até 2030.

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe
CALCULAR CO₂

Solicite sua proposta

Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.








    250