Central de Emergência 0800 117 2020 0800 117 2020 | (11) 3526-3526 0800 117 2020 Vendas (11) 3526-3526 [email protected] Escolha seu país:

Forbes por BrandVoice - 19/01/2022

Equipe redação

Por Equipe de Redação
Publicado em 19 de janeiro de 2022

Ambify já está disponível para uso e conecta as pessoas a uma economia mais verde e de baixa emissão de carbono.

Já pensou calcular sua pegada pessoal de carbono e ter a possibilidade de fazer a compensação comprando créditos como pessoa física? Com o aplicativo Ambify da Ambipar, empresa líder em gestão ambiental, isso é possível.

Lançada em dezembro, a plataforma oferece como reduzir o impacto ao meio ambiente por meio de créditos de carbono acessíveis para pessoas físicas. Até então, essa solução só estava disponível para grandes empresas. O software inova com a tecnologia blockchain que garante segurança e transparência às operações dos usuários.

A plataforma conecta as pessoas a uma economia mais verde e de baixo carbono. Uma das funcionalidades da Ambify é calcular a pegada de carbono que mostra o quanto cada pessoa está contribuindo com o aquecimento globalr, de acordo com os seus hábitos diários. Ou seja, permite que um indivíduo parametrize quais hábitos são mais emissores e quais ele pode escolher como menos emissor. Encontrar o limite de mínima emissão que impacte o meio ambiente por escolha de hábitos é uma funcionalidade indireta da plataforma.

“O carbono na medida certa é vida, o excesso que é o problema. A gente emite dióxido de carbono o tempo todo: quando come, bebe, anda de carro, viaja de avião, usa energia, compra coisas. As florestas, o solo e os oceanos neutralizam uma parte, mas não conseguem dar conta de todo”, afirma João Valente, diretor de Ativos Digitais da Ambipar.

O aplicativo foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar com especialistas em blockchain, mercado de carbono, desenvolvedores, programadores e designers. A plataforma já vem em versões em português, inglês e espanhol e está disponível na Google Play e na App Store.

Ao final de cada compensação, a plataforma destina 5% do valor para projetos sociais, à escolha do usuário, podendo ser: Instituto Jô Clemente  (Antiga APAE de São Paulo), Médicos sem Fronteiras  ou Instituto Luz Alliance.

Aplicativo auditado

Para demonstrar a credibilidade do aplicativo, os projetos da Ambify são todos registrados nos padrões Verra, a mais reconhecida certificadora internacional de carbono. Cada crédito corresponde a uma tonelada a menos de carbono equivalente na atmosfera. Os créditos que estão disponíveis para compensação na Ambify são em parte da própria Ambipar, que é uma geradora genuína de crédito de carbono, mas, há um estoque comprado de fornecedores, também de projetos certificados pela Verra.

O sistema de blockchain traz transparência a todo o processo, porque as transações ficam gravadas, impedindo que um mesmo crédito de carbono seja vendido novamente depois que é compensado. A Ambipar optou pela Binance Smart Chain (BSC), um criptoativo mais sustentável, que gasta menos energia para ser minerada.

Sobre o carbono

1) O que é crédito de carbono?
Os créditos de carbono têm origem em projetos que evitam ou removem as emissões de gases do efeito estufa e que transforma uma região de forma sustentável. Basicamente, um crédito de carbono corresponde a uma tonelada de gás carbônico (CO2) que deixou de ser emitida. Esses créditos tem sido gerados globalmente e são auditados por entidades internacionais.

2) O que é pegada de carbono?
Pegada de carbono é uma estimativa das emissões de gases de efeito estufa (GEE), é o mesmo que carbono equivalente, provocadas por um indivíduo, evento, organização, serviço, processo ou produto, expressa em dióxido de carbono equivalente. Os gases do efeito estufa incluem os perfluorcarbonetos(HFCs, CFCs, PFCs), o hexafluoreto de enxofre (SF6), o óxido nitroso (N2O) e os que contêm carbono, como o metano (CH4) e o dióxido de carbono (CO2).

3) O que é a calculadora de CO2?
É a ferramenta com a qual você pode descobrir a sua pegada de carbono equivalente, de acordo com seu dia a dia. Depois de calcular, é só escolher o quanto você quer compensar.

4) De onde vêm os créditos de carbono da Ambify?
De projetos de conservação florestal, captura de metano e geração de energia limpa. Todos eles são certificados pelo VCS – padrão de certificação internacional da Verra – que valida mais de 70% dos créditos de carbono do mercado voluntário global. Cada crédito possui um Serial Number rastreável e é tirado de circulação assim que aposentado. O VCS garante que cada crédito de carbono equivale a uma tonelada de gases de efeito estufa.

5) Por que compensar minha pegada de carbono com a Ambify?
Cada token Ambify que você compra, representa um investimento em projetos que tiram CO2 do ar, como no Projeto Envira Amazônia, ajudando a preservar a mata e a biodiversidade, além de Instituto Jô Clemente (Antiga APAE de São Paulo), Médicos sem Fronteiras e o Instituto Luz Alliance.

App Ambify
App Ambify

Usando o App

1) Como compenso minha pegada de carbono?
Vá em Calcule CO2, na tela inicial do app, e preencha de acordo com o que você quer compensar. Depois, é só escolher o valor correspondente (usando o Ambify que você já tem ou comprando mais) e compensar sua pegada. Simples e fácil assim!

2) Posso compensar só uma parte do CO2 que emiti?
Sim. Em Compense CO2, você pode adicionar só os Ambifys correspondentes à quantidade de carbono que quer compensar. Cada Ambify corresponde a 1 kg de carbono. Ou seja, se quiser compensar 5 kg de carbono, você precisa de 5 Ambifys.

3) Como compro Ambify?
É só entrar no app e escolher a opção Comprar Token. Você pode fazer o pagamento com cartão de crédito ou boleto.

4) Quanto cada Ambify representa em créditos de carbono?
Cada Ambify equivale a 1 kg de CO2.

5) Posso transferir meus Ambifys outras pessoas?
Sim. Toda pessoa cadastrada em Ambify tem seu endereço de carteira – um código que fica no menu Ajustes. Para transferir Ambify para outra pessoa, basta saber o código dela.

Atenção: a carteira de destino deve ser um endereço BEP 20, caso contrário, seus Ambifys serão perdidos definitivamente

6) Como vou saber se o app é seguro mesmo?
Os token Ambify são certificados pela Verified Carbon Standard, que qualifica projetos para transformar suas reduções de emissões de gases de efeito estufa em créditos de carbono negociáveis.

Tire suas dúvidas sobre sua conta Ambify

1) Como altero minha senha?
Vá em Ajustes, na parte inferior direita da tela, e escolha a opção Alterar Senha. Você vai receber um código por SMS para validar essa ação. Pronto! Agora é só criar sua nova senha. Ela deve ter, no mínimo, 8 caracteres e, pelo menos, 1 letra e 1 número.

2) Como desbloqueio minha senha?
Caso sua senha seja digitada incorretamente algumas vezes, o bloqueio é automático. Mas não se preocupe. Entre em contato com o [email protected] que desbloqueamos para você.

3) Como altero meu PIN?
Vá em Ajustes, na parte inferior direita da tela, e escolha a opção Alterar Meu Código PIN. Você vai receber um código por SMS para validar essa ação. Depois, é só digitar seu novo PIN. Com ele, você pode configurar suas autorizações no app.

Posso alterar meu e-mail? Sim. Basta solicitar a troca ao [email protected]. Mas lembre-se de entrar em contato já usando o novo e-mail que você deseja cadastrar.

4) Como cancelo minha conta?
Basta entrar em contato com o [email protected], pelo seu e-mail cadastrado, para solicitar o cancelamento.

5) Existe idade mínima para usar Ambify?
Sim. Só maiores de 18 anos podem se cadastrar no app.

Compartilhe
CALCULAR CO₂

Solicite sua proposta

Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.







    250