Central de Emergência 0800 117 2020 0800 117 2020 | (11) 3526-3526 0800 117 2020 Vendas (11) 3526-3526 [email protected] Escolha seu país:

Evento Impacta+ reuniu grandes líderes empresariais, setor público e cooperativas de todo o Brasil para debater os caminhos para os profissionais da reciclagem

Equipe redação

Por Equipe de Redação
Publicado em 25 de setembro de 2023

São Paulo, 25 de setembro de 2023 – A Ambipar ViraSer, empresa integrante da Ambipar Group, multinacional brasileira líder em gestão ambiental, realizou, nos dias 21 e 22 de setembro, na sede da companhia em Nova Odessa, o Encontro Impacta +. O evento foi o primeiro organizado no Brasil para discutir o que o mercado e as mudanças da circularidade esperam dos novos profissionais da reciclagem.

O Impacta+ apresentou o perfil do novo profissional da reciclagem, posicionando-os como empreendedores e líderes, capazes de se articular e entender a importância de parcerias estratégicas para as cooperativas e associações. O evento teve como intuito a troca de conhecimento entre os profissionais para continuar promovendo a transformação socioambiental gerada nas cooperativas por meio da franquia social Ambipar ViraSer.

A empresa é responsável por definir modelos de cooperativas capazes de coletar maiores quantidades de resíduos, com processos organizados e bem definidos para melhorar a forma como os resíduos são tratados. Essa transformação impacta a vida dos profissionais de reciclagem, que passam a arrecadar mais dinheiro à medida que aprendem a negociar os resíduos no mercado e ter diversidade de captação de renda para a cooperativa, além de processos e regras mais claros.

Dezenas de profissionais da reciclagem de todas as regiões do país participaram do evento e tiveram a oportunidade de contar suas histórias, experiências e dificuldades.  Muitos deles saíram de suas cidades pela primeira vez para comparecer ao evento.

Roseane Gomes, cooperada da CoopCapa, cooperativa de reciclagem localizada em Paudalho, no estado de Pernambuco, relatou a transformação social que a Ambipar ViraSer gerou em sua vida, a partir da organização e definição de processos dentro da cooperativa. “Nós saímos do lixão e chegamos até o interior de São Paulo para representar a nossa cooperativa como um modelo que capacita e promove o conhecimento. A Ambipar ViraSer transformou nossas vidas. Hoje, em nossa cooperativa, cada profissional tem sua área de atuação específica. O conhecimento é um bem precioso capaz de mudar a nossa realidade”, conta.

O diretor e fundador da cooperativa Juntos Somos Mais Fortes, localizada em Santa Bárbara D’Oeste, no interior de São Paulo, Antonio Carlos Barros, também comentou sobre a transformação que a Ambipar ViraSer gerou na vida dos profissionais e na realidade da cooperativa. “É muito comum o catador reproduzir uma espécie de lixão dentro dos galpões por continuar coletando resíduos da mesma forma. Com a Ambipar ViraSer, todo o processo da cooperativa se torna mais rápido e organizado, evitando a perda de materiais que podem ser vendidos ao mercado”, afirma.

De acordo com Antonio, a partir do trabalho da Ambipar ViraSer, é possível aumentar os ganhos para a cooperativa e os profissionais. “Hoje, os resíduos já saem do caminhão dentro de sacos e vão para a central de triagem para seguir seu processo de reciclagem. Com isso, conseguimos aumentar a quantidade de material coletado e aprendemos a negociar preços melhores no mercado, captando mais receita e com diversidade de renda”, diz o diretor. 

O Encontro Impacta + tambémcontou na sua abertura com a fala e incentivo de Adalberto Maluf Filho, Secretário Nacional do Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, além da participação de representantes de grandes empresas como Renan Cremonesi, head de ESG da Heinz; Richard Lee, head de ESG da Mondelēz; Ricardo Young, sócio-diretor da CT&I; e Juliana Araújo, analista Ambiental da 3 Corações.

A conferência tratou dos desafios relacionados à profissionalização e ao desenvolvimento do setor de reciclagem e formas de gerar impactos sociais na vida de trabalhadores do segmento por meio de debates, discussões e palestras com a presença de influenciadores digitais como Renner Silva, Dani Amorim e Eduardo Feldberg, o Primo Pobre.

Segundo Juliana Navea, CEO e diretora de Operações da Ambipar ViraSer, o evento anual terá como objetivo agregar à tecnologia social da Ambipar a aceleração dos profissionais da reciclagem de forma disruptiva, de maneira que o Brasil passe a contar com lideranças mais firmes e propositivas e que possam dialogar de igual para igual neste mercado. “A Ambipar, neste aspecto, passa a liderar a promoção e aceleração de bons e bem-preparados profissionais de forma que os índices de reciclagem no Brasil possam aumentar e a circularidade passe a ser mais efetiva.”   

Também foram abordadas as mudanças da legislação e os impactos da reforma tributária nos negócios do setor de reciclagem com Fabrício Soler, advogado especializado em Direito Ambiental e Direito dos Resíduos. O especialista tirou dúvidas dos profissionais da reciclagem e deu dicas sobre como melhorar os negócios do ponto de vista jurídico, além da importância da conformidade com todos os requisitos e legislações ambientais.

De acordo com Maíra Pereira, CEO da Ambipar ViraSer, os desafios das cooperativas no Brasil são grandes, já que 63% dos municípios não possuem coleta seletiva de nenhuma modalidade, sendo que dentro deste percentual, 70% são municípios de pequeno porte. “Precisamos resolver essa questão, primeiro pensando em tudo isso enquanto território, trazendo as cidades maiores para puxar as cidades menores e a partir disso conseguimos levar todo um território para uma outra realidade de coleta seletiva”, explica.

Sobre a Ambipar

A Ambipar é uma multinacional brasileira, pioneira em soluções em gestão ambiental, presente em 40 países dos 6 continentes. Com suas subsidiárias, Ambipar Environment e Ambipar Response, visa contribuir para que as empresas e a sociedade sejam sustentáveis, preservando o mundo para as futuras gerações. Assim, ela oferece serviços e produtos como gerenciamento de crises e atendimento a emergências ambientais ocorridas em rodovias, ferrovias, aeroportos, portos, terminais portuários, indústrias, mineradoras e dutos. A Companhia apresenta em seu DNA o comprometimento com as questões sustentáveis, trabalhando os Pilares ESG dentro de seus negócios, além de prover soluções eficazes e estabelecer parcerias duradouras com colaboradores, clientes e fornecedores. Para saber mais, clique aqui.

Informações para imprensa – Ambipar Group

[email protected].br

Compartilhe
CALCULAR CO₂

Solicite sua proposta

Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.








    250