Entenda quais são os 5 principais motivos para terceirizar o atendimento emergencial com empresa especializada e toda a estrutura de resposta da Ambipar. Saiba Mais.

Por Equipe de Redação
Publicado em 24 de março de 2021

 Os atendimentos emergenciais, normalmente, são muito complexos e exigem certa expertise dos profissionais atuantes. Além dos protocolos de segurança que precisam ser seguidos à risca, é importante ter know-how e trabalhar com equipamentos de última geração, utilizando técnicas específicas. Muitas vezes, as empresas não investem em todo um aparato como esse para os atendimentos a emergências e, então, optam pela terceirização do serviço.  

Essa ação é estratégica para algumas companhias e pode gerar inúmeros benefícios, já que a segurança é muito maior. Separamos os cinco principais motivos para terceirizar o serviço de resposta a emergência com empresa especializada. 

1- Equipes especializadas e totalmente capacitadas 

Ao contratar uma empresa especializada em atendimento emergencial, a organização conta com a atuação de profissionais altamente capacitados, com técnicas aprendidas em cursos internacionais de manuseio de produtos químicos perigosos. Essas equipes, além de ter experiência para garantir respostas rápidas e eficientes em ocorrências, são capazes, também, de elaborar Planos de Atendimento Emergencial (PAE), que definem quais são os possíveis riscos da companhia e a melhor forma de prevenção e ação, caso ocorra algum problema. 

Além disso, os treinamentos podem ser oferecidos para os próprios colaboradores da empresa contratante, capacitando para que ajam da melhor maneira possível, seguindo protocolos de segurança nacionais e internacionais. O conhecimento é a melhor ferramenta na hora de evitar ou atender uma emergência.  

2- Equipamentos de alto custo agregado 

As empresas normalmente não investem em equipamentos tecnológicos de resposta a emergência, já que acaba sendo uma vantagem terceirizar uma companhia especializada que já possui esses equipamentos, afinal, são extremamente caros e exigem certo know-how para uso devido. Essas tecnologias são essenciais na hora de um atendimento emergencial efetivo e muitos podem ser utilizados em manutenções preventivas. 

3- Manutenção frequente dos equipamentos 

A manutenção preventiva dos equipamentos é essencial para evitar explosões, incêndios ou vazamentos de produtos químicos perigosos. As empresas terceirizadas realizam esse serviço com total expertise e seguindo os protocolos de segurança e documentos elaborados para prevenir acidentes ou fazer o gerenciamento de riscos da empresa. Isso é imprescindível para evitar emergências maiores, com alto risco de causar danos patrimoniais e ambientais irreversíveis, além de impactar na vida humana presente no local. 

4- Menor custo para manter equipes de emergência 24 horas por dia 

Terceirizar uma empresa especialista em atendimento emergencial gera menores custos para manter as equipes operacionais em ação 24 horas por dia, sete dias por semana. Principalmente as companhias que trabalham com produtos químicos, sejam eles perigosos ou não, precisam ter profissionais com know-how de prontidão caso aconteça um acidente e, até mesmo, para fazer todo o trabalho de prevenção. 

5- Minimização dos impactos ambientais 

Quando acontece uma emergência química, os impactos ambientais são certos, portanto, ter uma empresa especializada pode ajudar a mitigar esses prejuízos ao meio ambiente. Muitas vezes, isso evita as multas ambientais que, normalmente, são caríssimas. Além disso, é possível cuidar da natureza, preservar a fauna e flora do local e impedir as contaminações da água, do ar e do solo. 

A importância do atendimento emergencial 

Responder emergências de forma rápida e com equipe especializada é muito importante para mitigar os impactos ambientais, além de salvar vidas e evitar danos ao patrimônio da companhia. A partir dos trabalhos é possível proteger áreas de preservação do local, evitar contaminação do solo, da água ou do ar e, até mesmo, fazer a recuperação de toda a natureza de uma área que tenha sido atingida por um acidente. 

A Ambipar é especialista em gerenciamento de crises que envolvem a saúde, o patrimônio e o meio ambiente. Com profissionais totalmente capacitados, a companhia atua em emergências com total expertise, mitigando os impactos ambientais e preservando o mundo para as futuras gerações. Conta com 150 bases operacionais estrategicamente localizadas em todo o mundo para oferecer o melhor atendimento a emergência do mercado. Além disso, possui uma gama dos mais diversos treinamentos com instrutores certificados nacionalmente e a nível internacional.

Compartilhe