Central de Emergência 0800 117 2020 0800 117 2020 | (11) 3526-3526 0800 117 2020 Vendas (11) 3526-3526 [email protected] Escolha seu país:

Startup oferece soluções em logística reversa e engenharia circular para reciclar materiais descartáveis de difícil reaproveitamento.

Equipe redação

Por Equipe de Redação
Publicado em 23 de julho de 2021

Um dos paradoxos da nossa civilização é o fato de que boa parte dos produtos descartáveis é feita de materiais que, após um rápido consumo, ficam por décadas no meio ambiente. É por este motivo que muitas embalagens de comida, fraldas descartáveis usadas, cápsulas de café, entre outros objetos de uso cotidiano são um quesito desafiador para a sustentabilidade. 

Felizmente, por meio da logística reversa e da reintrodução desses resíduos na cadeia produtiva, é possível transformar esta realidade. A startup Boomera tem como missão justamente auxiliar grandes empresas a gerenciar o pós-consumo e seus materiais de forma mais sustentável. Apoiada em tecnologia, ciência e inovação, a empresa desenvolve soluções de embalagens e produtos feitos a partir de Resina Pós-Consumo (PCR).

A história da Boomera começa em 2012, quando foi criada por Guilherme Brammer, engenheiro de materiais com larga experiência na indústria de embalagens. Seu propósito é diminuir o desperdício de oportunidades representado pelas toneladas de materiais que poderiam voltar ao ciclo produtivo, mas que são enviadas para o lixo. “Há muito o que aproveitar para gerar novas matérias-primas, promover inovação e impactar negócios positivamente, com uma lógica sustentável que envolve também a sociedade”, afirma.

De resíduos complexos à fabricação de produtos reciclados

A empresa tornou-se especialista em resíduos complexos, desenvolvendo soluções em logística reversa e em engenharia circular. Para isso, o que começou com o que o próprio Brammer define como “trabalho de formiguinha”, envolve cooperativas de catadores, estudos laboratoriais, desenvolvimento e fabricação de novos produtos. Tudo isso conectado para oferecer processos completos, vão desde a fabricação, passando pelo consumo e descarte, até a reciclagem.

O engenheiro explica que a substituição de embalagens por soluções que possam mitigar o impacto ambiental é uma das principais metas de sustentabilidade das empresas. “O  mercado entendeu a necessidade de seguir uma economia mais circular, então a preocupação com a qualidade e a circularidade das embalagens faz parte disso. É aí que entra a importância do uso de PCR”.

São as consultorias técnicas da Boomera para grandes empresas que ajudam a transformar muitos dos resíduos plásticos pós-consumo, então considerados apenas lixo, em matéria-prima para as indústrias químicas. A empresa cria processos e formulações para tratar embalagens complexas e transformá-las. Então, partir para a ideação e prototipagem de novos produtos.

Quando já domina o processo de reciclagem, o time da Boomera também procura compreender o comportamento do consumidor para implementar sistemas de logística reversa para coletar o material necessário.

O salto da logística reversa 

O processo de logística reversa não ocorre sozinho. Para isso, a empresa conta com parcerias para instalar pontos de coleta e entrega voluntária em locais de consumo, como pontos do varejo. Por meio deles é possível contar com a ajuda do próprio consumidor, que pode separar e devolver o material reciclável.

Além disso, a Boomera atua conjuntamente com mais de 500 cooperativas de catadores, contando com 8 mil cooperados. É algo que faz toda diferença em seu projeto, não apenas por ganhar capilaridade qualitativa na coleta de resíduos, mas também pela dimensão social que este trabalho envolve.

Brammer conta que ajudar a organizar as cooperativas é um processo imprescindível para o sucesso da engenharia circular e desenvolvimento das pessoas envolvidas na cadeia. A Boomera oferece apoio e treinamento em gestão econômica, capacitação e segurança dos catadores. “Os trabalhadores cooperados usam EPIs e se tornaram agentes ambientais que põem a logística reversa para funcionar”. 

Crescimento sustentável

Como é parte da natureza inovadora do negócio, a Boomera está sempre em busca de novas tecnologias para tornar seus projetos mais ágeis e escaláveis. E assim, em junho de 2021, passou a fazer parte do Grupo Ambipar, que passa a contar com mais um braço importante para seus projetos de gestão ambiental e economia circular.

Buscando cada vez mais atuar junto a clientes nos setores de bens de consumo, como farmacêutica, alimentos, bebidas e cosméticos, a Ambipar vê a necessidade de abordar o descarte de materiais também fora das fábricas e fomentar a reciclagem pós consumo. Assim, a Boomera entra como um parceiro importante para atuar na gestão de resíduos gerados pelo consumidor final. 

Compartilhe
CALCULAR CO₂

Solicite sua proposta

Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.








    250