Central de Emergência 0800 117 2020 0800 117 2020 | (11) 3526-3526 0800 117 2020 Vendas (11) 3526-3526 [email protected] Escolha seu país:

Gabriel Estevam Domingos, diretor de P&D, Guilherme Brammer, CEO da Boomera e Felipe Cury, CEO da Triciclo falaram sobre a economia circular, valoração e gestão dos resíduos

O GS1 Talks Sustentabilidade, evento realizado pelo GS1 Brasil, uniu representantes do governo estadual de São Paulo e executivos renomados para discutir como tecnologias e economia circular estão impulsionando os negócios. O GS1 Brasil é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e mantém padrões globais de comunicação empresarial com o objetivo de colaborar com o processo de automação das cadeias de suprimentos, gerando rastreabilidade, qualidade e confiabilidade de dados.

No painel I, José Valverde, coordenador executivo do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo; Felipe Cury, Sócio Fundador e Diretor Executivo da Triciclo e José Roxo, Diretor Geral da Brasil Health Service , discutiram sobre a logística reversa.

Felipe Cury, representando a Triciclo,  empresa adquirida pela Ambipar, falou sobre a importância da educação ambiental para promover a coleta seletiva e logística reversa, fomentando os pontos de coleta que oferecem descontos em produtos e serviços em troca do resíduo destinado de forma ambientalmente correta. “Precisamos ter boa interlocução entre setor público e privado para criar ferramentas que, efetivamente, coloquem em prática, no cenário operacional e econômico, a participação de todos os agentes na cadeia de consumo, promovendo a responsabilidade compartilhada”, afirma Cury.

A discussão envolveu debates sobre o problema de conscientização e educação ambiental dos brasileiros e ações específicas que fomentem o setor.

No segundo painel sobre os Desafios para Tornar a Economia Circular Menos Analógica e Mais Digital, participaram Mario Fujii, do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias; Milton Froiman, executivo de negócios da Flex Institute of Technology; Guilherme Brammer, CEO da Boomera e Gabriel Estevam Domingos, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Ambipar.

Em relação ao impacto da tecnologia na economia circular, Guilherme Brammer falou sobre a importância do desenvolvimento de novas tecnologias a partir de diferentes perspectivas e know how. “Sem as pessoas que ‘inventaram’ o problema da linearidade, não conseguiremos criar a solução para circularidade. Precisamos inserir novos chips nas nossas universidades e escolas para olharmos de maneira mais circular o que colocamos no mercado,  chamo isso de inovação social. Na parte de tecnologia propriamente dita, sempre gostamos muito de utilizar as melhores frentes dentro dos projetos, para ter a visão de pessoas diferentes para o desenvolvimento e inovação, por isso, nosso laboratório de pesquisa está dentro de uma universidade”, diz

O diretor de PD&I da Ambipar falou sobre a importância da reinserção do resíduo na cadeia produtiva e o laboratório da companhia, que já possui 19 patentes  de produtos sustentáveis, atuando em indústrias de vários segmentos para encontrar soluções que promovem a economia circular. “Por um lado, existem empresas que possuem estrutura para ter um laboratório de pesquisa, por outro, muitas delas não têm isso, mas precisam inovar e se manter no mercado. Nós trazemos esse conceito através de nosso departamento de P&D dedicado a encontrar soluções em economia circular. O propósito é enxergar os desafios desses clientes e trazer novos produtos ou matéria-prima de forma que esses resíduos retornem à cadeia produtiva sem conflitar com pilares de compliance e reduzindo custos”, explica Gabriel Estavam Domingos.

O conceito de economia circular  está provocando transformações profundas no mundo e também no Brasil, além das boas práticas de ESG (Environmental, Social, Governance), que são tema de enorme repercussão nesse momento e representam uma mudança estrutural. Se você se interessa por este tema, assista à live completa disponível neste link e no canal do Youtube da GS1 Brasil.

Compartilhe
CALCULAR CO₂

Solicite sua proposta

Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.







    250