Central de Emergência 0800 117 2020 0800 117 2020 | (11) 3526-3526 0800 117 2020 Vendas (11) 3526-3526 [email protected] Escolha seu país:

Cursos de capacitação e treinamentos para atender a acidentes com materiais perigosos

Equipe redação

Por Equipe de Redação
Publicado em 9 de setembro de 2021

Quando ocorre um acidente com uma carga perigosa, os agentes de atendimento emergencial públicos e privados precisam estar devidamente capacitados para responder com agilidade e segurança para minimizar os danos. 

Por isso o treinamento de HAZMAT – abreviação do inglês hazardous materials, como são chamados os materiais perigosos – é essencial para os profissionais que atuam em emergências ambientais de empresas e entidades públicas.

Cursos de capacitação e treinamentos de HAZMAT para atender a acidentes com materiais perigosos são indicados para profissionais que atuam em indústrias diversas, como refinarias, óleo e gás, petroquímicas, mineradoras, metalurgia e siderurgia, entre outras que utilizam produtos químicos em sua cadeia. Além disso, são fundamentais para órgãos públicos de defesa e segurança, como bombeiros e agentes ambientais, entre outros.

O treinamento de HAZMAT cobre os procedimentos padrão, tipos de equipamentos que transportam produtos químicos, transferências, quais são os EPIs necessários para cada tipo de emergência, avaliação dos cenários de acidente, entre outros temas para atender aos chamados de maneira mais eficiente. A capacitação adequada certifica os profissionais para atuar com segurança e precisão em situações de emergência com produtos e resíduos perigosos.

Conhecimento estratégico

Para as equipes de atendimento de emergência, o treinamento de HAZMAT é estratégico, pois define um padrão de atendimento, que reflete diretamente no sucesso da operação, sobretudo na segurança, como explica Everaldo Savatin, diretor de operações da Ambipar Response. “Com estes treinamentos de HAZMAT promovemos a qualificação das pessoas, garantindo a qualidade e a segurança nos processos, com corpo técnico altamente capacitado”. 

A falta de domínio das técnicas, procedimentos e normas para atuar nas emergências com materiais perigosos oferece sérios riscos para os envolvidos na operação. Sem o devido treinamento com manuseio de HAZMAT, o diretor afirma que as empresas estão sujeitas a acidentes envolvendo pessoas, agravamento do cenário da emergência, entre outros riscos ambientais, legais e, consequentemente, de reputação.

A Ambipar é especializada em gerenciamento de crises e atendimento a emergências envolvendo acidentes com produtos químicos e poluentes que afetem a saúde, o meio ambiente e o patrimônio. Por isso, tem expertise e o conhecimento necessário para transmitir conhecimento teórico e prático de alto nível para profissionais que necessitam de capacitação em emergências com HAZMAT.

Diferenciais de um treinamento qualificado

A Ambipar é responsável pelo maior Centro de Treinamento Multimodal da América Latina, situado em seu complexo operacional, em Nova Odessa, interior de São Paulo. O espaço tem uma estrutura exclusiva, onde é possível simular cenários de emergência em diferentes modais: rodoviário, ferroviário, dutoviário, aeroportuário, marítimo e fluvial. 

De acordo com Savatin, dispor de um campo de treinamento de HAZMAT possibilita configurar cenários que de fato são funcionais, ou seja, são cenários encontrados nas situações reais.  Assim, os participantes têm a oportunidade de atuar em situações bastante similares ao que poderão encontrar na realidade.

“Realizamos simulações de acidentes com cenários reais de emergência. Estas capacitações são oferecidas por nossas equipes de especialistas com certificações nacionais e internacionais, com presença no Brasil, Peru, Chile e Reino Unido”.  

No treinamento de HAZMAT oferecido pela Ambipar, os instrutores têm experiência de atuação em emergências reais, ou seja, transmitem conhecimento de um assunto que conhecem na prática”. O curso possibilita que os profissionais aprendam como identificar qual o tipo de produto envolvido, controlar o vazamento, realizar o atendimento a eventuais vítimas, e ainda fazer descontaminação dos operadores e gerenciamento de resíduos da área como conclusão da operação.

A Ambipar dispõe de um variado portfólio de treinamentos especializados destinados à capacitação em atendimento emergencial, prevenção de riscos ocupacionais e segurança do trabalho.

O Curso Internacional de Resposta a Emergências com Produtos Perigosos – HAZMAT – é baseado nas normas NFPA 470 e ABNT NBR14.064, atendendo os requisitos das legislações nacionais e internacionais.

Os cursos HAZMAT são ministrados nos campos de treinamentos Ambipar por instrutores multidisciplinares com atuações práticas em ocorrências reais, e tem como objetivo fornecer aos participantes conhecimentos técnicos e práticos que lhes permitam desenvolver ações defensivas e preventivas em decorrência de emergências com produtos químicos e perigosos, incluindo técnicas de avaliação e monitoramento, bem como:

Compartilhe
CALCULAR CO₂

Solicite sua proposta

Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.








    250