Central de Emergência 0800 117 2020 0800 117 2020 [email protected] Escolha seu país:

Modais em Foco - 04/01/2024

Equipe redação

Por Equipe de Redação
Publicado em 4 de janeiro de 2024

Porto será o primeiro porto do Brasil a incluir créditos de carbono em suas operações Foto: Divulgação.

O Porto Itapoá reafirma seu compromisso com a transição energética ao apresentar o Projeto de Neutralização de Carbono, em colaboração com o Grupo Ambipar. Este projeto inovador busca integrar créditos de carbono em suas operações, proporcionando aos clientes a opção de compensar as emissões de suas atividades.

O projeto, programado para iniciar efetivamente em 2024, permitirá que os clientes do Terminal adquiram créditos de carbono certificados pela Ambipar, provenientes de conservação florestal ou reflorestamento. “Esta iniciativa representa um passo significativo na busca por práticas mais sustentáveis na cadeia logística”, destaca Sergni Pessoa Rosa Jr., diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente do Porto Itapoá.

Em 2023, o Porto Itapoá reforçou sua abordagem sustentável ao modificar sua política de aquisição de energia, optando por contratos que garantem o consumo exclusivo de energia de fontes renováveis. Certificado pelo I-REC(e), um sistema global de rastreamento de atributos de energia renovável, o porto busca uma abordagem mais sustentável para suas operações.

Além disso, o Porto Itapoá está em fase de desenvolvimento de um projeto de captação de energia solar, com placas já instaladas para análise específica da incidência de luz solar em Itapoá. Esses dados serão fundamentais para projetos futuros não apenas para o Porto Itapoá, mas para toda a comunidade local.

Investindo mais de R$ 25 milhões em novos RTGs autônomos, o Porto Itapoá está prestes a se tornar o primeiro terminal da América do Sul a operar esses equipamentos, que consomem até três vezes menos combustível em comparação com os convencionais.

Sergni Pessoa Rosa Jr., diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente, destaca a importância de desempenhar um papel significativo na redução de emissões de carbono: “O desenvolvimento econômico associado ao desenvolvimento socioambiental é a forma mais sustentável de uma empresa se estabelecer. Desse modo, todos os públicos envolvidos podem coexistir de forma harmônica em um ambiente saudável”.

Compartilhe
CALCULAR CO₂

Solicite sua proposta

Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.







    250