Central de Emergência 0800 117 2020 0800 117 2020 | (11) 3526-3526 0800 117 2020 Vendas (11) 3526-3526 [email protected] Escolha seu país:

Plataforma coloca em suas mãos o que antes só era possível para grandes empresas: neutralizar com créditos certificados as emissões de CO₂

Equipe redação

Por Equipe de Redação
Publicado em 31 de dezembro de 2021

O aplicativo da Ambify, plataforma desenvolvida pela Ambipar, que neutraliza as pegadas de carbono de pessoas físicas, chegou com tudo no mercado e já conquistou muitos interessados pela novidade.

A Ambify é uma plataforma que coloca em suas mãos o que antes era possível apenas para grandes empresas: compensar de forma fracionada créditos de carbono. Com Ambify, você contabiliza todas as emissões das suas atividades diárias e, em seguida, compensa! Ao permitir a compra por quilo, enquanto outros vendem por tonelada, a Ambify populariza e democratiza o mercado, incentivando mudanças de comportamento e engajando pessoas comuns no combate às mudanças climáticas.

Mas, você sabe como a plataforma funciona? Neste conteúdo, você irá descobrir tudo o que precisa, bem como, tirar todas as dúvidas.

Dividimos em categorias para ficar ainda mais fácil de compreender:

  • Sobre o carbono

O que é crédito de carbono?

Os créditos de carbono têm origem em projetos que reduzem as emissões de gases do efeito estufa. Basicamente, um crédito de carbono corresponde a uma tonelada de gás carbônico (CO2) que deixou de ser emitida. Esses créditos podem ser gerados globalmente e são auditados por entidades internacionais. Neste link, você encontra mais detalhes sobre o assunto.

O que é pegada de carbono?

Pegada de carbono é uma estimativa das emissões de gases de efeito estufa (GEE) provocadas por um indivíduo, evento, organização, serviço, processo ou produto, expressa em dióxido de carbono equivalente. Os gases do efeito estufa incluem os perfluorcarbonetos (HFCs, CFCs, PFCs), o hexafluoreto de enxofre (SF6), o óxido nitroso (N₂O) e os que contêm carbono, como o metano (CH4) e o dióxido de carbono (CO2).

O que é a calculadora de CO2?

É a ferramenta com a qual você pode descobrir a sua pegada de CO2, de acordo com seu dia a dia. Depois de calcular, é só escolher o quanto você quer compensar.

  • Sobre a Ambify

O que é Ambify?

Ambify é uma plataforma de compensação de carbono para pessoas físicas. Foi desenvolvida pela Ambipar para democratizar o crédito de carbono e permitir que qualquer pessoa possa neutralizar sua pegada de carbono de forma descomplicada, confiável e segura. Solução que, até agora, só estava disponível para grandes empresas.

De onde vêm os créditos de carbono da Ambify?

De projetos de conservação florestal, agricultura regenerativa e geração de energia limpa. Todos eles são certificados pelo VCS – padrão de certificação internacional da Verra – que valida mais de 70% dos créditos de carbono do mercado voluntário global. Cada crédito possui um Serial Number rastreável e é tirado de circulação assim que aposentado. O VCS garante que cada crédito de carbono equivale a uma tonelada de gases de efeito estufa.

Por que compensar minha pegada de carbono com a Ambify?

Cada token Ambify que você compra, representa um investimento em projetos que tiram CO₂ do ar, como no Projeto Envira Amazônia, ajudando a preservar a mata, Instituto Jô Clemente (Antiga APAE de São Paulo), Médicos sem Fronteiras e o Instituto Luz Alliance.

A Ambify apoia projetos sociais?

Sim. 5% do valor de cada compra de créditos de carbono realizada na plataforma é destinado ao Médico sem Fronteiras, ao Brazil Foundation ou à Instituição Jô Clemente.

A doação é feita pela Ambify, mas é você quem escolhe a organização beneficiada. Quando os créditos são compensados, mais 5% são destinados à organização escolhida.

● Médicos sem Fronteiras

Uma organização internacional que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por graves crises humanitárias e chama a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos pacientes atendidos em seus projetos.

Saiba mais em: https://www.msf.org.br/quem-somos

● Brazil Foundation

Uma instituição que mobiliza recursos para ideias e ações que transformam o Brasil. Trabalha com líderes, organizações e uma rede global de apoiadores para promover igualdade, justiça e oportunidade para todos os brasileiros.

Saiba mais em: https://www.brazilfoundation.org/pt-br/quem-somos/#menu-mission

● Instituição Jô Clemente

Uma organização sem fins lucrativos que promove a saúde das pessoas com deficiência intelectual, apoia sua inclusão social e trabalha na defesa de seus direitos, produzindo e disseminando conhecimento.

Saiba mais em: https://www.ijc.org.br/pt-br/sobre/Paginas/default.aspx

  • Usando o App

Consigo baixar o app em todos os celulares?

A plataforma foi desenvolvida para ser usada tanto em Android (pelo Google Play), tanto para IOS (App Store).

Como compenso minha pegada de carbono?

Vá em Calcule CO2, na tela inicial do app, e preencha de acordo com o que você quer compensar. Depois, é só escolher o valor correspondente (usando o Ambify que você já tem ou comprando mais) e compensar sua pegada. Simples e fácil assim!

Posso compensar só uma parte do CO2 que emiti?

Sim. Em Compense CO2, você pode adicionar só os Ambifys correspondentes à quantidade de carbono que quer compensar. Cada Ambify corresponde a 1 kg de carbono. Ou seja, se quiser compensar 5 kg de carbono, você precisa de 5 Ambifys.

Como compro Ambify?

É só entrar no app e escolher a opção Comprar Token. Você pode fazer o pagamento com cartão de crédito ou boleto.

Quanto cada Ambify representa em créditos de carbono?

Cada Ambify equivale a 1 kg de CO2.

Posso transferir meus Ambifys outras pessoas?

Sim. Toda pessoa cadastrada em Ambify tem seu endereço de carteira – um código que fica no menu Ajustes. Para transferir Ambify para outra pessoa, basta saber o código dela.

Atenção: a carteira de destino deve ser um endereço BEP 20, caso contrário, seus Ambifys serão perdidos definitivamente

Como vou saber se o app é seguro mesmo?

Os token Ambify são certificados pela Verified Carbon Standard, que qualifica projetos para transformar suas reduções de emissões de gases de efeito estufa em créditos de carbono negociáveis.

  • Sua conta

Como altero minha senha?

Vá em Ajustes, na parte inferior direita da tela, e escolha a opção Alterar Senha. Você vai receber um código por SMS para validar essa ação. Pronto! Agora é só criar sua nova senha. Ela deve ter, no mínimo, 8 caracteres e, pelo menos, 1 letra e 1 número.

Como desbloqueio minha senha?

Caso sua senha seja digitada incorretamente algumas vezes, o bloqueio é automático. Mas não se preocupe. Entre em contato com o [email protected] que desbloqueamos para você.

Como altero meu PIN?

Vá em Ajustes, na parte inferior direita da tela, e escolha a opção Alterar Meu Código PIN. Você vai receber um código por SMS para validar essa ação. Depois, é só digitar seu novo PIN. Com ele, você pode configurar suas autorizações no app.

Posso alterar meu e-mail? Sim. Basta solicitar a troca ao [email protected]. Mas lembre-se de entrar em contato já usando o novo e-mail que você deseja cadastrar.

Como cancelo minha conta?

Basta entrar em contato com o [email protected], pelo seu e-mail cadastrado, para solicitar o cancelamento.

Existe idade mínima para usar Ambify?

Sim. Só maiores de 18 anos podem se cadastrar no app.

Curiosidades:

  • O carbono está em todas as formas de vida: no corpo humano, nos animais e nas plantas; no ar, na água e no solo.
  • O mercado de carbono foi criado durante a ECO-92, realizada no Rio de Janeiro, no âmbito da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (UNFCCC, em inglês).
  • O Brasil foi o primeiro país a aderir a este tratado que estabeleceu os 150 países signatários que deveriam limitar ou reduzir suas emissões de gases poluentes.
Compartilhe
CALCULAR CO₂

Solicite sua proposta

Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.







    250