Central de Emergência 0800 117 2020 0800 117 2020 | (11) 3526-3526 0800 117 2020 Vendas (11) 3526-3526 [email protected] Escolha seu país:

As categorias premiadas serão Gestão Integrada, Meio Ambiente, Saúde e Segurança, Segurança de Alimentos, Energia e Empresa Destaque

Equipe redação

Por Equipe de Redação
Publicado em 4 de novembro de 2021

A Ambipar, com apoio da Verde Ghaia e Âmbito, promoverá em 04 de novembro de 2021, às 19h, o VI Prêmio Compliance Brasil – ESG, evento digital e gratuito, que terá a jornalista Rosana Jatobá como mestre de cerimônia. Com cobertura nacional, a premiação tem como objetivo valorizar quem realmente busca o cumprimento voluntário das leis, a sustentabilidade e a integridade através do compliance atrelado aos principais pilares do ESG, além de contar com critérios de autocontrole e gestão.

As edições anteriores foram promovidas pela Verde Ghaia, adquirida pela Ambipar em 2020.   Para 2021, a Ambipar incluiu no Prêmio Compliancea base de dados da Âmbito no prêmio, antes era só da VG. A Âmbito é uma empresa do grupo que também possui soluções para a gestão do compliance em sustentabilidade. Com essa união de dados, concorreram ao prêmio cerca de 3.500 grandes empresas do país.

Na categoria Gestão Integrada concorreram 3.188 empresas; 2069 em saúde e segurança ocupacional; 2500 em meio ambiente; 535 em Segurança de Alimentos e Qualidade e 100 em energia. O VI Prêmio Compliance Brasil – ESG é realizado apenas no Brasil, não sendo concorrentes companhias de outras nacionalidades que utilizam os sistemas para monitoramento da conformidade legal.

 Rodrigo Figueiredo, da Ambev; Roberto Klabin, Klabin, e Antonio Lacerda, da BASF, participarão do primeiro painel, que vai discutir conceito, prática e aplicação do ESG dentro das empresas.

Prêmio Compliance ESG Brasil Painel ESG
Prêmio Compliance ESG Brasil – Painel ESG

O segundo discutirá a Governança e será composto por Mariana Oiticica, head de Governança e Sócia do BTG Pactual, e Leila Loria, presidente do IBGC.

Prêmio Compliance ESG Brasil Painel Governança
Prêmio Compliance ESG Brasil – Painel Governança

A celebração da noite virá com a premiação dos três finalistas das categorias: Meio Ambiente, Energia, Saúde e Segurança, Segurança de Alimentos e Qualidade, Gestão Integrada, Governança (Destaque do ano).

“O Prêmio Compliance Brasil – ESG é uma iniciativa que certifica a excelência da gestão do compliance em sustentabilidade,  considerada um importante indicador ESG para muitas empresas. Portanto, associar sua marca a ele é uma grande oportunidade de chancelar seus compromissos com as diretrizes da integridade”, explica Daniela Pedroza, CEO da VG.

O VI Prêmio Compliance Brasil – ESG baseia-se na análise do Desempenho normativo dos usuários dos sistemas LEGAL e SOGI – Softwares de Gestão Integrada em sustentabilidade e podem participar todas as organizações que realizam o monitoramento de Desempenho Legal nas áreas de Meio Ambiente, Energia, Saúde e Segurança Ocupacional, Qualidade e Segurança de Alimentos e realizaram auditoria com o Grupo Ambipar no período de janeiro de 2020 a agosto de 2021. Além destas categorias, a grande homenageada da noite será a vencedora da categoria de Gestão Integrada, empresa que realiza gestão de três ou mais sistemas de gestão.

Premiações

O 1º lugar receberá um troféu. Já o 2º e 3º lugares ganharão uma placa de homenagem. Ambos terão ampla divulgação das atividades de sucesso do seu sistema de gestão nos meios de comunicação da Ambipar, Verde Ghaia, Âmbito e assessoria de imprensa nacional.

Prêmio Compliance ESG Brasil Troféus
Prêmio Compliance ESG Brasil Troféus

Regulamento

A responsabilização e até penalização de CEOs, Diretores e Técnicos por desvios de conduta das marcas que estes representam, mostra que faz bem manter-se em compliance. Nesse cenário, se faz necessário o reconhecimento e valorização de empresas que atuam em conformidade com as leis e boas práticas de mercado.

Desta forma, o Prêmio Compliance é baseado em amostra de aproximadamente 3,5 mil organizações inscritas, de grande e médio porte e de abrangência nacional, que buscam a excelência de sua gestão através das certificações internacionais, do cumprimento da legislação aplicável ao seu negócio e da implantação de ações que promovam a melhoria contínua de seus processos, produtos e serviços.

Para efetivar a inscrição e concorrer ao prêmio, a empresa, deve, obrigatoriamente, contratar e utilizar os sistemas LEGAL, softwares da Âmbito, e SOGI, da Verde Ghaia, em sua gestão normativa, uma vez que os sistemas indicados compõem a principal metodologia desta concorrência. As companhias que querem participar da edição em 2022, mas não são usuárias dos sistemas LEGAL e SOGI e querem melhorar sua gestão para estar entre as melhores na Edição de 2022, ainda há tempo. Basta entrar em contato com a área comercial da Ambipar.

Metodologia

A metodologia do VI Prêmio Compliance Brasil – ESG para as categorias (i) Gestão Integrada, (ii) Meio Ambiente, (iii) Saúde e Segurança, (iv) Segurança de Alimentos é baseada em um sistema de pontuação, a partir de critérios estabelecidos para cada categoria, no período base de janeiro de 2020 a agosto de 2021. Análise quantitativa e qualitativa do percentual de atendimento da empresa quanto aos requisitos legais aplicáveis ao seu negócio, no que se refere às áreas de meio ambiente, saúde e segurança no trabalho e segurança de alimentos e das auditorias de requisitos legais realizadas pelo grupo. Caso a empresa tenha se submetido a mais de uma auditoria no período, será considerada a última realizada.

O ranqueamento das empresas auditadas será feito com base em um critério quantitativo extraído dos sistemas (LIRA e LEGAL), sendo também um critério classificatório/eliminatório a realização de auditoria de conformidade legal pelo Grupo Ambipar: atendimento da LIRA e LEGAL: média mensal; atendimento requisitos legais: % dos Atendidos (Peso 3), atendimento obrigações: % Conforme (Peso 2) e auditorias de Conformidade Legal realizada no período de apuração do Prêmio pela Ambipar.  Cada categoria terá até 5 finalistas e 3 premiados (primeiro, segundo e terceiro lugar).

O Destaque do Ano é um reconhecimento para organizações, clientes da Ambipar, que possuem a trajetória pautada em princípios transparentes e éticos e primam pela excelência de seus negócios através dos pilares do ESG. A avaliação dos cases é realizada pelo comitê avaliador das empresas VG e Âmbito, com um olhar único e criterioso para as ações ESG das empresas, realizadas no período de 12 meses, anterior a premiação. Exclusivamente, essa edição teve avaliação em 18 meses.

Equipe Avaliadora e Comitê Decisório

O processo é conduzido por um corpo técnico formado por Auditores Líderes em Meio Ambiente, Saúde e Segurança no Trabalho, Qualidade e Segurança de Alimentos, Engenheiros Ambientais, Engenheiros de Segurança, Engenheiros de Alimentos, Consultores Jurídicos, Gestores de Tecnologia da Informação e de Projetos, que farão as avaliações pertinentes.

O comitê é composto por, no mínimo, três pessoas de cada empresa, representantes da organização e da equipe avaliadora, sendo esses membros, os responsáveis pela decisão final.

Sobre a Ambipar

Ambipar é uma multinacional brasileira, fundada há mais de 25 anos, com presença em 18 países e em quatro continentes, formada pela Ambipar Environment e Ambipar Response, dois segmentos de referência no mercado de gestão ambiental

Uma companhia de soluções ambientais, que oferece plataforma completa para a valorização de resíduos industriais, pós-consumo, reciclagem, coprocessamento, manufatura reversa e outros serviços relacionados à gestão de resíduos, todos focados na economia circular e nos princípios ambiental, social e governança ESG, oferecendo um escopo completo de soluções aos clientes dos mais variados setores.

Compartilhe
CALCULAR CO₂

Solicite sua proposta

Nossos analistas comerciais estão prontos para ajudar sua empresa com as melhores soluções ambientais.








    250