A economia circular
é um modelo econômico.
Seguindo os princípios da economia circular, a Ambipar incorpora os resíduos recicláveis aos processos produtivos, substituindo o uso de recursos naturais na indústria e reduzindo os custos financeiros. Apresenta uma nova forma de pensar, planejar, produzir e consumir, aliando desenvolvimento econômico a novas tecnologias de produção e gestão.
Para maximizar a eficiência dos processos e minimizar o uso de recursos naturais não-renováveis, gerando menos desperdícios e impactos ambientais. Para tanto, é necessário incorporar processos e práticas que permitam:
- Reutilização;
- Recuperação;
- Reciclagem de materiais e produtos.
É uma abordagem que envolve toda a cadeia produtiva, desde o ecodesign até as operações de reciclagem, tornando-a mais integrada e colaborativa, promovendo que os resíduos de uma atividade possam ser utilizados como insumos para outra.
WASTE MANAGEMENT Circular Economy
Dessa forma, realizamos a transição de um modelo linear de produção e consumo baseado na:
- Extração de recursos naturais;
- Produção;
- Consumo;
- Descarte de resíduos.
Para um modelo circular e regenerativo.
Por meio de parcerias com cooperativas e contratos de gestão total de resíduos industriais, a Ambipar capta papel, papelão, plásticos, vidro e metais em todo o território nacional, beneficiando o resíduo e transformando-o em produto final através de suas indústrias de transformação.
- Plásticos > Filmes e Sacarias;
- Papel e Papelão > Papel reciclado;
- Vidro > Utilidades;
- Metais > Bobinas.
Ecossistema:
- Captação pós-consumo e pós-indústria;
- Cooperativas de catadores;
- Pontos de entrega voluntária;
- PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação) e Laboratórios;
- Produção de resina PCR;
- Produção de filmes.
Desta forma, promovemos: