O líquido gerador de espuma (LGE) é um concentrado de espuma sintética que atua como uma espécie de detergente no combate a incêndios de classe A e B, especialmente em hidrocarbonetos e solventes polares. Não tóxico, biodegradável, resistente a altas temperaturas e com longa vida útil, ele possui baixa densidade e expansão.

Uma das vantagens do LGE e que o torna indispensável no combate a determinados tipos de incêndio é que ele age de maneira efetiva na superfície do líquido inflamado, criando uma barreira protetora e evitando que gases aquecidos se dissipem. Misturado com água doce ou salobra, o LGE pode ser utilizado em equipamentos com ou sem aspiração de ar.

Tipos de líquido gerador de espuma

Todos os tipos de LGE devem ser aprovados pela ABNT, que certifica seu correto funcionamento e a preservação da saúde das pessoas que lidam com essa substância.

É possível encontrar LGEs nas dosagens de 1, 3 ou 6%, que são indicadas de acordo com a aplicação. Alguns são específicos para combater incêndios de classe B, já outros para solventes polares, hidrocarbonetos ou incêndios de classe A.

Veja também: