X

EM BREVE TODOS OS PRODUTOS DISPONÍVEIS EM NOSSO E-COMMERCE

Atendimento Emergencial
Prevenção de Acidentes
Licenciamento e Documentos Técnicos
Terceirizações Especializadas
Treinamentos
ambipar > análise de risco ambiental (ara)

Análise de Risco Ambiental (ARA)

A Análise de Riscos Ambientais deve necessariamente levar em consideração os possíveis efeitos ambientais de um eventual acidente a partir da identificação dos riscos ambientais e com a implantação de medidas preventivas associadas. Dessa forma, a possibilidade de ocorrência é reduzida. Essa técnica deve fazer parte de programas de gerenciamento ambiental, principalmente para empresas que trabalham com substâncias contaminantes ou se encontram em áreas em que o meio físico pode acarretar em acidentes.

Os resultados da ARA são utilizados para a tomada de decisão, por meio de critérios comparativos de riscos, para definição da estratégia de gerenciamento dos riscos e aprovação do licenciamento ambiental de um empreendimento.

A necessidade do desenvolvimento de um projeto de Avaliação de Risco para uma área contaminada ou com potencial risco de contaminação relaciona-se fundamentalmente aos seguintes aspectos:
- Proteção à saúde humana
- Determinação do nível de remediação ambiental necessário
- Estabelecimento de metas de remediação
- Determinação da viabilidade técnica da remediação
- Determinação dos benefícios associados ao processo de remediação
- Priorização de áreas contaminadas
- Priorização de alocação de recursos
- Gerenciamento ambiental integrado

A avaliação das informações obtidas nas etapas da ARA permite elaborar os cenários de exposição onde são identificadas as várias possibilidades para que o contaminante, a partir da origem da contaminação, atinja as populações potencialmente receptoras. Os resultados da avaliação permitem determinar a resposta adequada.